Vol. 3, Nº 091 / Agosto de 2015 – sexta-feira, 07.

EDITORIAL

ENEM: os números e suas interpretações

Foram divulgadas nesta quarta feira, dia 05 de agosto, as notas das escolas cujos alunos participaram da última edição do ENEM. São mais de 15.500 escolas de todo o país. Chamou a atenção, na apresentação dos resultados, a exposição mais detalhada e fundamentada dos dados pelo Ministro da Educação e pelo Presidente do INEP. Ultrapassando a mera apresentação das notas, eles contribuíram para o maior e melhor entendimento do significado dos resultados alcançados pelas escolas. Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de volta! Começamos o segundo semestre conversando com a historiadora Gabriela Galvão sobre sua dissertação de mestrado “A Ditadura Militar Brasileira e a Telenovela: abordagem política, influências e censura nas obras Irmãos Coragem e Fogo sobre Terra”. Segunda também tem Reportagem Especial, Educação em Pauta com o Professor Marcus Taborda, Agenda da Educação e Cinema Falado com o Professor Eugênio Magno. 

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTAS

“Luz, Ciência e Ação”– Participantes da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

No dia 13 de julho o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou um programa especial sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC. Uma série de entrevistas discutiu o evento realizado na Universidade Federal de São Carlos. 

Tarcísio Mauro Vago – programa de rádio do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil

O professor Tarcísio Mauro Vago (UFMG) conta em entrevista ao portal ANPEd um pouco da história do programa de rádio do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, desde 2007 no ar pela UFMG Educativa, em programas semanais ao vivo.

“O Inep que a sociedade precisa”: entrevista a Carlos Roberto Jamil Cury

Nessa entrevista, o professor Cury sublinha a importância do Inep na produção e disponibilização de dados essenciais na realização de pesquisas e na formulação e na implementação de políticas educacionais. 

CONVITE À LEITURA

“Acervo Marta Tavares”: Um acervo insólito? – Vera Lúcia Gaspar, Ana Paula de Souza Kinchescki e Gustavo Rugoni de Sousa  EXCLUSIVO

O “Acervo Marta Tavares”, como convencionamos chamar, está instalado na Escola de Educação Básica Professora Marta Tavares, localizada no Município de Rio Negrinho, situado na região norte do estado de Santa Catarina.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar: implicações da sobrecarga de trabalho e dos desvios de função  – Renata Simões  EXCLUSIVO

O coordenador é agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela mediação de um trabalho planejado e colaborativo, onde os membros de um grupo, ao trabalharem juntos, se apoiando, têm como meta principal atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo.

O contexto histórico da Educação no Brasil e a alienação atual – Tiago Tristão Artero  EXCLUSIVO

Há que se buscar meios para que os(as) professores(as) tenham acesso a reflexões pertinentes ao caráter de sua função que, por estar subjugado a ideologias que afastam a reflexão do próprio ato educativo, dificultam sua melhor atuação.

Universidades e espaço público no Brasil: tensões e conexões – III  – Marcus V.Carvalho  EXCLUSIVO

O lugar do saber sendo considerado vazio e, por isso passível da aspiração de todos, não pertence a ninguém, estando franqueado ao encontro que permite que o diálogo com o saber não seja o ponto de partida, mas o ponto de chegada.

As universidades e o orgulho paulista – Bruno Bontempi – EXCLUSIVO

A suposta má reputação das estaduais “na boca do povo” parece dar apoio às insistentes investidas do governador do estado no sucateamento do ensino superior público paulista.

Educadores do Brasil: Bem-vindos ao Oiapoque – AP – Nilton Ferreira Bittencourt Jr. – EXCLUSIVO

O desafio atual é consolidar estes cursos e ampliar a infraestrutura possibilitando o pleno desenvolvimento dentro das características cultural, regional e amazônico, garantindo o acesso ao ensino superior de qualidade, mas sem perder a identidade.

Os impactos do adiamento da Avaliação Nacional de Alfabetização – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Ministério da Educação cancelou a realização da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) para este ano, alegação é que precisa refletir sobre critérios utilizados pela prova.

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ENTREMEMÓRIAS

EntreMemórias –  Carlos Henrique de Carvalho e Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

EntreMemórias busca estender olhares e apresentar outras dimensões para investigações, direcionadas a outros cenários, épocas e temáticas até então pouco privilegiadas.

PESQUISA EDUCACIONAL

XAVIER, Flavia Pereira  e  ALVES, Maria Teresa GonzagaA composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental?. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.61, pp. 216-243. ISSN 0103-6831.

O artigo analisa o efeito das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental para o aprendizado de seus alunos, considerando o contexto socioeconômico e a composição do alunado por gênero e raça.

Pesquisa em andamento – Programa de Pesquisa Moderno, Modernidade, Modernização – a educação nos projetos de Brasil – séc. XIX e XX – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

Pretendemos, por intermédio da pesquisa, fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização, presentes nesses projetos.

LIVRE EXPRESSÃO

Sobre violência e educação – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO

Cabe perguntar – sendo nossa proposição pensar o Brasil pelo viés da educação – o que os diversos acontecimentos relacionados às também variadas formas de violência pelas quais passam cotidianamente brasileiros e brasileiras tem a ver com a educação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Portal divulga ciência, tecnologia e inovação da América Latina – Portal MCTI

Notícias da América Latina e Caribe, na área de tecnologia, agora estão acessíveis no portal Nodaltec.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Bloqueios de recursos poderão atrasar Plano Nacional de Educação, diz CNE – Agência Brasil

Os bloqueios de recursos no Orçamento para a educação poderão atrasar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), disse hoje (3) o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Garcia.

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AMÉRICA LATINA

Agenda Mercosur: el debate sobre políticas educativas (Página 12, Argentina)

El Mercosur tendrá una gran oportunidad para reimpulsarse como bloque pujante, con desarrollo, crecimiento e inclusión para nuestros pueblos en los próximos años. 

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PENSAR INDICA

Observatório da Educação tem como objetivos produzir e disseminar informações, promover a pluralidade de opiniões no debate público sobre educação e subsidiar os meios de comunicação, agentes educacionais e movimentos sociais na promoção da educação como direito humano.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Marcelo Krokoscz – Conferência sobre plágio acadêmico e lançamento de livro

Cleida A. Oliveira – Convite Workshop “Research & development in educational research and practice in schools. Where is the broken ring? (Núcleo de Apoio à Pós-Graduação – NAPG/ICB, em parceria com o GIZ/PROGRAD e FAE)

Maria Cristina Soares – Aula inaugural  Programas de Pós- graduação em Educação de Belo Horizonte 

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OPINIÃO DO LEITOR

Aline de Morais Limeira em 13/07/2015 (CONVITE À LEITURA – Edição 090 – 10/07/2015 – Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu/Alessandra Schueler)
Fantástica a resenha e fantástico o livro! Parabéns para as professoras Amália e Alessandra.

Bruno Henrique em 20/07/2015 (CONVITE À LEITURA – Edição 090 – 10/07/2015 – O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, penitenciário e na previdência social/Nancy Mara Fonseca)
Ótima resenha. Esclarece bem o assunto!

Daniel Cavalcanti em 14/07/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 090 – 10/07/2015 – Se as pessoas não cumprem as leis é porque não foram bem educadas para isso?/Ana Luiza Jesus da Costa)
Belíssima reflexão, vou passar seu texto para os meus alunos!

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TIRINHA

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