Vol. 3, Nº 090 / Julho de 2015 – sexta-feira, 10.

Comunicado: A equipe do Pensar a Educação em Pauta está de férias. Voltaremos com edições inéditas no dia 07 de agosto. Boas Férias e até logo.

EDITORIAL

E a educação continua… 

Ao longo do semestre que passou foram vários os episódios que demonstraram que a agenda da educação brasileira está carregada de perspectivas negativas.  O Editorial da semana passada pretendeu explicitar alguns desses episódios e perguntava se podemos considerar o primeiro semestre de 2015 um semestre perdido. Continue Lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias! Voltamos com programas inéditos em agosto. Enquanto isso, você pode ouvir os programas deste ano aqui.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTAS

“As verdade das coisa do norte” – Mestre em Comunicação Social e coordenadora do núcleo de produção da Radio UFMG Educativa, Luiza Glória – EXCLUSIVO

6 de julho foi dia de Tese do mês no Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Recebemos a radialista Luiza Glória. Ela falou de sua dissertação de mestrado intitulada “CANTANDO AS VERDADE DAS COISA DO NORTE – A Comunicabilidade da Poesia Sertaneja de Patativa do Assaré”.

A Educação Brasileira no primeiro semestre de 2015 – Circuito UFMG 

O professor da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, Luciano Mendes de Faria Filho, faz um balanço da educação brasileira neste primeiro semestre de 2015. Confira!

“O Inep que a sociedade precisa”: entrevista a Maria Helena Guimarães de Castro

Nesta entrevista, Maria Helena aponta o crescimento da importância estratégica do Inep nesses últimos 20 anos na produção de estatísticas educacionais, avaliações nacionais e evidências robustas para o bom funcionamento do financiamento da educação, subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas, além de prestar contas à sociedade sobre a situação da educação brasileira.

CONVITE À LEITURA

Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu  – Alessandra Schueler – EXCLUSIVO

Com ênfase sobre a região geopolítica demarcada pelo distrito-sede de Nova Iguaçu, entre os anos de 1916 e 1950, a pesquisa contribui significativamente para a compreensão da história da educação em regiões ainda pouco estudadas, como é o caso do interior do Estado do Rio de Janeiro.

O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no judiciário, penitenciário e na previdência social – Nancy Mara Fonseca – EXCLUSIVO

O livro “O estudo Social em Perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, penitenciário e na previdência social”, foi organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social em parceria com grandes autores, ressaltando a importância dos debates e reflexões acerca dos instrumentos de intervenção profissional do Assistente Social.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Atendimento à demanda por creche: o exemplo do Rio Grande do Sul – Francisco Carbonari – EXCLUSIVO

O governo instituiu um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar um Índice de Necessidade de Creche para todos os seus municípios, respeitando as características e a situação de cada um. Os municípios gaúchos devem atingir a meta estabelecida a partir desse índice e o Estado, como resultado final, atender a meta de 50%.

Se as pessoas não cumprem as leis é porque não foram bem educadas para isso – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

O debate em torno da redução da maioridade penal tem sido bastante acirrado, muito tem sido produzido sobre o tema, desde análises até slogans. A gravidade do momento justifica o máximo de alarde. Esse pequeno texto procura se somar ao barulho que os opositores da redução vêm fazendo

O que está por trás da polêmica sobre a “ideologia de gênero” nos Planos de Educação? – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO

A retirada de termos relacionados a gênero e sexualidade sinaliza para o apagamento ou para a invisibilidade em que tais grupos colocam um conjunto de pessoas que sofrem os mais variados tipos de violência por não se enquadrarem nos padrões de normalidade instituídos socialmente.

“E o sistema que ruiu” – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

Com a incorporação de um número maior de alunos ou “uma nova clientela”, não é apenas a escola que muda, conforme anunciou Anísio Teixeira, mas o discurso sobre a qualidade da escola pública secundária também muda.

Desconhecimento das concepções pedagógicas –Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

É preciso lidar com a possibilidade do desconhecimento das abordagens existentes, tanto pela direção das instituições (respectivas coordenações e projetos políticos) quanto pelos professores.

Tempo livre é coisa séria  – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

E os nossos adultos? Como experimentam o tempo livre, o tempo em que estão fora do trabalho? Seria lícito contar as duas horas gastas para ir ao destino do labor e as outras duas para a volta?

A omissão com a educação e o desejo de punir a juventude – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na ultima semana, a câmara dos deputados aprovou um projeto de emenda constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes hediondos. A votação ocorreu depois de uma manobra do presidente da casa que perdeu a primeira votação, na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o Professor Marcus Taborda sobre o assunto.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prof. Carlos Eduardo Vieira (UFPR) toma posse na Presidência da SBHE  – EXCLUSIVO

“O 29 de abril em Curitiba não representou um ato isolado, movido pela incompetência e prepotência de um governo. Trata-se de um acontecimento frequente na história do Brasil e da Humanidade que expressa o desejo e as práticas autoritárias que estão presentes na nossa sociedade”, afirmou o novo Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação  em seu discurso de posse.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Grandes nomes discutem a formação de professores no Brasil – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO

O seminário anual do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022  continua no segundo semestre. O tema de 2015 é Das escolas normais à pós graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil. Assim como no primeiro semestre, a  programação  conta com conferencias de grandes nomes da educação brasileira, sempre na ultima quinta feira do mês, de agosto à novembro.

O descalabro da educação – Jornal Estado de São Paulo

Seis meses depois de a presidente Dilma Rousseff ter anunciado que o lema de seu segundo mandato seria “Brasil, pátria educadora”, o setor se encontra em estado crítico.

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AMÉRICA LATINA

Que vivan los estudiantes (La Nación, Argentina)

El mundo es injusto. América latina es la región más injusta. Y México es uno de los países más injustos. Leo en una nota de la BBC que el 9% del PBI de México está en manos de cuatro hombres, cuatro empresarios, todos ellos vinculados al Estado a través de sus negocios. Leo esa nota en la notebook y no puedo dejar de mirar hacia un costado de mi mesa de trabajo donde, entre varios libros, destaca uno.

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PESQUISA EDUCACIONAL

CANDAU, Vera Maria Ferrão; KOFF, Adélia Maria Nehme Simão eA didática hoje: reinventando caminhos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.40, n.2, p.329-348, abr.-jun. 2015.

Trata-se de refletir acerca de caminhos possíveis para reinventar a escola e a Didática, tendo presente estudo de caso realizado em uma escola particular do município do Rio de Janeiro e que, optando por desenvolver seu trabalho centrado em projetos e orientado por uma perspectiva intercultural crítica, promoveu uma ampla reorganização de: tempos e espaços, ofício de aluno/a e de professor/a, conhecimentos, currículos, práticas para aprendizagem e avaliação, ritos, estratégias de gestão, entre outras dimensões que entendemos configuram o formato escolar. 

PENSAR INDICA

Observatório da Equidade é uma estrutura do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, que tem por finalidade aportar capacidade e instrumentos ao Conselho e à sociedade brasileira para acompanhar o enfrentamento do problema das desigualdades no país, e para apoiar a formulação de políticas públicas e ações sociais que promovam maior equidade no acesso aos direitos de cidadania. Confira o site para conhecer o Observatório!

INDICAÇÃO DO LEITOR

Carlos Bauer – Chamada de artigos Dossiê: Papel formativo da Filosofia para Revista Científica ECCOS

Moysés Kuhlmann Jr. – 7a. edição do livro “Infância e educação infantil: uma abordagem histórica”.

Inês Barbosa de Oliveira – Último número da Revista Teias

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OPINIÃO DO LEITOR

Carlos Henrique Tretel  em 07/07/2015 (EDITORIAL- Edição 089 – 03/07/2015 – Educação: um semestre perdido?)

Acabo de postar (caro leitor do De Olho nos Conselhos, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, 1822-2022, da Rede Social Conae e do Observatório do PNE) sugestão ao pessoal do Jornal da Cultura da TV Cultura através do espaço idealizado pela emissora para esse fim… Continue lendo.

Alessandra Belo em 07/07/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 089 – 03/07/2015 – A ideologia de gênero e a intervenção política no currículo escolar: “eu quero uma pra viver?”/Joaquim Ramos e Sandro Santos)

Belo texto. Não se pode confundir gênero com heteronormatividade ou combate à homofobia. Mas, vale dizer: precisamos combater a heteronormatividade e a homofobia.

Carlos Henrique Tretel em 05/07/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 089 – 03/07/2015 – Pela via da emancipação: educação integral e cidade educadora/Marcelo Silva de Souza Ribeiro)

Para que a cidade reconheça, exercite e desenvolva sua função educadora, há as que consideram importante aderir aos compromissos da Carta das Cidades Educadoras, disponível para consulta no www.edcities.org. Continue lendo.

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TIRINHA

Filosofia Hoje

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

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