Menu

Ano 3 – nº 080 / quinta-feira, 30 de abril de 2015

EDITORIAL

Magda Soares, justo reconhecimento

O CNPq anunciou nesta semana, que, por decisão do seu Conselho Deliberativo, a ganhadora do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2015 é a profa. Magda Becker Soares, professora Emérita da UFMG e professora titular da Faculdade de Educação. Segundo informações do site do CNPq, “o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, instituído em 1981, de caráter individual e indivisível, é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: a) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; b) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e c) Ciências da Vida.” Continue lendo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 04 de maio de 2015

O programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” transmite a segunda parte da entrevista com a professora Magda Becker Soares no dia 04 de maio. A professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG é referência no ensino de línguas e alfabetização. Na segunda parte da entrevista ela conta mais sobre sua trajetória, o prazer de ensinar, as peculiaridades da escola publica e muito mais. 

Segunda também tem Reportagem Especial, a agenda da educação com os principais eventos da semana e o professor Marcus Taborda na coluna Educação em Pauta e na sessão especial Educação e Literatura, discutindo o romance “O Drible” de Sergio Rodrigues.  

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA

“Profissão, Professora” – Professora Magda Becker Soares

No dia 20 de abril a equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil foi recebida na casa da professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG Magda Soares. A professora, que aos 83 ainda atua como pedagoga na rede municipal de educação de Lagoa Santa, conversou com membros da equipe sobre diversos assuntos, desde sua escolha pela carreira de professora até sua aposentadoria da Universidade passando pela criação da Faculdade de educação da UFMG, o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da UFMG, a reforma universitária de 1968, entre outros.

CONVITE À LEITURA 

Leitura: modo de usar V – Eliane Marta Teixeira Lopes

Às vezes uma pessoa que pouco conhece meus hábitos e minha vida entra na minha casa e faz duas observações, já esperadas: – Puxa… deve ser difícil limpar tudo. E: – Você já leu isso tudo? À primeira pergunta respondo que sempre tive auxiliares formidáveis, zelosas, que acabam gostando dos meus livros tanto quanto eu, e eventualmente levam algum para sua leitura ou de seus meninos.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira? – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira   EXCLUSIVO

O que se viu nas ruas de Curitiba nos últimos dias, com destaque à última quarta feira, causa asco. O inexpressivo governador do Paraná, não bastasse o mar de lama no qual seu nome se vê envolvido, assumiu claramente a sua vocação autoritária ao lançar um absurdo contingente de quase dois mil policiais contra manifestantes, na sua maioria professores da rede pública de ensino.

A fábula fala de ti – Bruno Bontempi Jr. – EXCLUSIVO

As políticas de governo para a educação no regime militar brasileiro resultaram, trocando em miúdos, na perda de oportunidades educacionais para a maioria da população, expressa na redução de frequência à escola elementar e no aumento da evasão.

Está no ar uma nova revista de educação – Alexandra Lima da Silva /Evelyn Orlando – EXCLUSIVO

Nesta edição, abrimos nosso primeiro número com a temática Intelectuais e Educação, elaborada pelo prof. Carlos Eduardo Vieira, da Universidade do Paraná e, atualmente, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação.

A Pátria Educadora da SAE é uma Madrasta Deseducada!! – Luciano Mendes de Faria Filho  EXCLUSIVO

Intitulado Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional, o documento é mais uma das pérolas de insignificâncias e de ideias escabrosas saídas da Explanada (ou dos Palácios?) brasilienses nos últimos meses. 

Aprendizagem! para quem, mesmo? – Tiago Tristão Artero  EXCLUSIVO

Não privemos nossos alunos do conhecimento estruturado, desenvolvido no decorrer do desenvolvimento da humanidade, pois o objetivo do professor é justamente o contrário.

Universidade Administrada (III) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

A considerar o tempo médio que muitos periódicos levam para avaliar e, se aceito, publicar um artigo, não é possível dizer que a velocidade é maior do que aquela do aparecimento de um livro. Por outro lado, se é fato que um livro é um produto de mercado, os periódicos frequentemente desenvolvem estratégias de sobrevivência (na maior parte dos casos) ou de avanço (na menor parte) que originalmente são do mundo do business.

“Precisamos criticar a visão ufanista da educação” – Boletim UFMG

Para o professor Luciano Mendes de Faria Filho, “não é lícita” a distância salarial e de condições de trabalho que separa professores universitários de seus pares da educação básica. 

VII Conferencia Municipal de Educação de Belo Horizonte – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Do dia 24 a 26 de abril, Belo Horizonte realizou a Sétima Conferencia Municipal de Educação. Representantes da Educação da Capital Mineira se reuniram para estruturar o Plano Municipal de Educação e a criação do Fórum Permanente de Educação de Belo Horizonte. Na coluna educação em Pauta do dia 27, o Jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o fim de semana de discussões.

Nota Pública do FNE sobre o documento da SAE – Fórum Nacional de Educação

O Fórum Nacional de Educação (FNE) apresenta, nesta quarta-feira (29), a  26ª Nota Pública como manifestação a respeito do debate em curso  sobre o  documento Pátria Educadora: A qualificação do ensino básico como obra de construção nacional – Versão Preliminar, elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, veiculado em 22 de abril de 2015.  A nota também é assinada pelos Fóruns Estaduais e Distrital de Educação que participam de reunião com o FNE, em Brasília.

Leia mais notícias…

SEÇÃO ESPECIAL – MAGDA BECKER SOARES

Desigualdades e a educação – Magda Soares – Entrevista – Canal Futura

A educadora da UFMG Magda Soares fala sobre as diferenças entre as crianças quando começam na escola com conhecimentos já adquiridos ou não, e as diferenças de salário entre os professores.

Jornal Letra A  Ceale (FaE/UFMG)

Este número especial do Jornal Letra A presta uma justa homenagem à Profa. Magda Soares que, ao completar 80 anos, evidencia uma grande vitalidade que inspira o trabalho e as ações do Ceale.

Um Texto – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

Pela terceira vez a uma mulher, no dia cinco de maio de 2015, o CNPq entrega à Professora Doutora Magda Becker Soares o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, instituído em 1981, que vem sendo atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área.

Magda Soares: linhas, cores e tramas de uma grande obra educacional – Maria Aparecida Paiva – EXCLUSIVO

Magda Soares, mineira de Belo Horizonte, reúne em sua trajetória uma pluralidade de saberes e fazeres difíceis de serem abordados isoladamente. Ela é uma das nossas maiores reservas intelectuais e éticas; uma professora ímpar, uma pesquisadora incansável, uma referência nacional reconhecida internacionalmente; uma artífice incansável, ao longo de quase seis décadas de dedicação à Educação.

Professora, por escolha, por opção – Juliana Melo  – EXCLUSIVO

E foi assim, por estas ironias do destino, caminhando entre as prateleiras de livros – dessa vez, não mais aquelas do escritório de minha Madrinha –, que a descobri Magda Soares, em 2002. Eu procurava livros que me ajudassem a pensar a alfabetização e o letramento, buscava também livros didáticos. Foi então que encontrei vários de uma mesma autora, organizados em prateleiras específicas da Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto acontece dia 5 de maio no Rio de Janeiro – Portal CNPq

A escolha de Magda Becker Soares para receber a premiação – que teve como tema deste ano “Ciência Sociais, Humanas, Letras e Artes” – é um reconhecimento pelas décadas de trabalho da pesquisadora para o desenvolvimento da educação no Brasil, com destaque para a criação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE da Faculdade de Educação da UFMG e a autoria de diversas publicações como livros didáticos de Língua Portuguesa.

Leia mais notícias…

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Pátria Educadora é plano da presidente, diz Mangabeira – Jornal O Globo

A ausência do ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) nos debates em torno do plano da “Pátria Educadora” foi criticada por entidades e especialistas durante a reunião convocada pelo governo para debater a proposta.

Leia mais notícias…

AMÉRICA LATINA

Una tendencia global de la educación superior. Debates: Universidad, ¿giro a la privada? (Clarín, Argentina)

Asumir que la educación superior será siempre provista por el Estado ya no es válido en muchos países. Hace décadas que se expande a nivel global la educación terciaria y universitaria a través de instituciones de gestión privada. 

Leia mais notícias…

PESQUISA EDUCACIONAL

SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. Escola Itinerante: espaço de disputa e contradição. Educar em Revista, Curitiba, n.55, pp. 129-143, jan.-mar. 2015. 

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de escola feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, no Paraná, nos acampamentos, a partir de 2003, culminando com a construção da proposta dos Complexos de Estudo, implementada a partir de 2013.

Leia a seguir uma  resenha desse artigo escrita por Natália Gil, editora desta Coluna 

Devido à nossa imensa familiaridade com a escola atual temos dificuldade de pensar que o modelo escolar que tentamos manter e melhorar na atualidade não é o único existente nem, necessariamente, a melhor opção para todos os segmentos sociais. Leia mais…

LIVRE EXPRESSÃO

Mulheres Protagonistas de suas vidas – Grupo Ágora

Tendo em vista os ainda elevados casos de violências contra a mulher, seja física ou psicológica e, valendo-se de informações de que tais agressões não estão concentradas apenas nas classes ‘menos favorecidas’ ou com menor poder aquisitivo, o Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Sexo na Educação – GSS/FaE, iniciou em março, mês da mulher, um trabalho que visa discutir a violência contra as mulheres e proporcionar novas visões no que tange à conquista ou redescoberta de uma consciência que promova a equidade de gênero: o projeto ÁGORA. 

PENSAR INDICA

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – Blog do Freitas destina-se à divulgação de informação sobre os temas acadêmicos ligados ao campo da avaliação educacional. Nele estão reunidos relatórios e links úteis para a pesquisa e para tomadas de decisão relativas a políticas de responsabilização na educação.  Com destaque para as críticas ao documento Pátria Educadora: A qualificação do ensino básico como obra de construção nacional, elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Luís Carlos de Freitas tem proporcionado aos leitores do blog um rico material para a reflexão sobre a educação brasileira.  

INDICAÇÃO DO LEITOR

Isabella Brandão – Lançamento do filme Ouço Passos no Passadiço

Será lançado no dia 02 de maio de 2015, em Belo Horizonte, o documentário “Ouço Passos no Passadiço”, de Isabella Brandão e Leandro Wenceslau. O filme aborda o imaginário social em torno do principal patrimônio histórico da cidade de Diamantina –  O Passadiço da Casa da Glória – e ainda conta a história da educação ofertada pelo colégio católico Nossa Senhor das Dores, que funcionou no mesmo prédio. Mais informações, acesse a página do facebook: www.facebook.com/oucopassosnopassadico

R. Fábio – “Curta com a Arte”

Ricardo Giannetti – Convite Lançamento livro  Ensaios para uma história da arte de Minas Gerais no século XIX

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

OPINIÃO DO LEITOR

Ildeu Moreira em 24/04/2015 (EDITORIAL – Edição 079 – 24/04/2015 –Pesquisa em educação: as sínteses necessárias)
Parabéns pela ótima iniciativa!

Juliana Cesário Hamdan em 24/04/2015 (EDITORIAL – Edição 079 – 24/04/2015 – Pesquisa em educação: as sínteses necessárias)
Excelente iniciativa!

Ilka Miglio em 28/04/2015 (EDITORIAL – Edição 079 – 24/04/2015 – Pesquisa em educação: as sínteses necessárias)
Precisamos “Pensar” nossas pesquisas!

Claudiana Silva em 24/04/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 079 – 24/04/2015 – Concepções de gestão escolar e as consequências no processo de ensino-aprendizagem/Tiago Tristão Artero)
ótima indicação para leitura…

Adriana Duarte em 24/04/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 079 – 24/04/2015 – Eduardo Galeano y América Latina/Felipe Zurita Garrido)
Parabéns Felipe pelo texto!

TIRINHAS

Dia Mundial da Educação. Hoje, amanha… – Facebook Tiras Armandinho

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *