Menu

Ano 2 – nº 071 / sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

EDITORIAL

Os mistérios do Ministério

A poucos dias de tomar posse no cargo de Presidente da República para seu segundo mandato, a Presidente Dilma Rousseff ainda não anunciou publicamente quem estará à frente no Ministério da Educação, assim como não o fez para várias outras pastas. Aliás, para sermos honestos e justos, ela anunciou os titulares apenas para aquelas pastas que o “mercado” exigiu! Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Escute novamente o programa com a participação de Luiz Araújo, professor, doutor em políticas públicas em educação pela USP, em entrevista sobre o poder Executivo Federal.  Na segunda hora temos a seção Sons e Literatura no Ar, com Josiley Francisco e Marco Scarassatti. Teremos ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

A partir de março de 2015, o Programa de Rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil, volta a ser transmitido, todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA DA SEMANA

António de Sampaio da Nóvoa na UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia                  

António de Sampaio da Nóvoa em uma conversa com Naomar Almeida sobre educação e o projeto pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia.

CONVITE À LEITURA 

Leitura: modo de usar, na tela – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

E, sobretudo, o que há de simbólico no fato de que o segredo esteja em um livro ou: o segredo está nos livros. Segredo de que? Ora… qualquer segredo já está em um livro, não adianta escondê-lo, um dia o leitor vai achá-lo, um dia saberemos todos os segredos. Ou não. Não acredito que Helvécio fez isso por acaso…

Registros do ensinar e do aprender: disciplina e conhecimento – Carlota Boto –EXCLUSIVO

A escola gera, nesse sentido, um novo tipo de sujeito, anteriormente desconhecido: sujeito adepto de normas para a distribuição de seus tempos e de seus espaços. O controle do tempo e o esquadrinhamento do espaço tornam-se matéria escolar e o corpo virá modelado, o que gera, pelo constrangimento, o efeito de sua docilidade. 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Brasil, país do futuro: incoerências de um país que busca desenvolvimento social por meio da educação. Busca? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Um sistema de ensino não pode ser importado de um outro país e implantado, em sua totalidade, em uma cultura diferente. Mas isso justifica não aprendermos com aqueles que, absurdamente, estão à nossa frente no que se refere ao sistema de ensino?

A Esperança e a Docência – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO

O conhecimento que emerge dessa relação dialógica estabelecida com os professores é um conhecimento crítico, porque vem sendo obtido a partir da reflexão e implica em um ato constante de conhecer a realidade e de se posicionar frente a ela, permitindo que se descubram como seres históricos atuantes e transformadores das conjunturas sociais.

Criacionismo e ensino religioso (de novo) em discussão – Bruno Bontempi Jr. –EXCLUSIVO

Vale repetir que o Estado brasileiro é laico, assim como o é seu sistema de educação. Ainda assim, a lei concede ao ensino religioso presença facultativa nos horários normais das escolas públicas, desde que não haja constrangimento, proselitismo e desrespeito à diversidade. 

A doença da “normalidade” na universidade – Pragmatismo Político

Somos todos normóticos em um sistema acadêmico de formação de pesquisadores e de produção de conhecimentos que está doente, e nossa Normose acadêmica tem feito naufragar o pensamento criativo e a iniciativa para o novo em nossas universidades

Educação: Discursos e realidades – Por Isaac Roitman – Jornal da Ciência

Avaliações nacionais e internacionais denunciam a crise de qualidade na educação brasileira. A educação deve preparar os jovens para o mundo do trabalho e principalmente para uma convivência social com ética e solidariedade.

Editorial Reprova Brasil – Jornal Zero Hora

É inadmissível que, por deficiências nas políticas de ensino no país, crianças e jovens estejam condenados à exclusão no mundo do conhecimento.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Área de Educação na CAPES já tem novos Coordenadores Adjuntos – Equipe do Pensar a Educação em Pauta – EXCLUSIVO

o Presidente da CAPES, prof. Jorge Guimarães, nomeou os novos Coordenadores Adjuntos da Área de Educação. Foram nomeados, respectivamente, a profa. Samira Zaidan, da UFMG (Coordenadora Adjunto de Mestrado Profissional) e o prof. Nelson Cardoso do Amaral, da UFG, (Coordenador Adjunto da Área de Educação). 

Comunicado CAPES – Período de Avaliação do SNPG – Portal CAPES

A decisão do colegiado foi tomada considerando a proposta apresentada pela Diretoria de Avaliação (DAV), acordada com a Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e com Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

Informes da 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 2015 – ANPEd

A 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação irá realizar-se entre os dias 04 e 08 de outubro de 2015, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis e terá como tema “Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira”.

Governador de Minas Gerais nomeia novo presidente da Fapemig – Jornal da Ciência

Em seu pronunciamento, o governador Alberto Pinto Coelho destacou os avanços da Fapemig nos últimos doze anos e a importância do trabalho para qualificar o cidadão mineiro, como forma de atrair novos investimentos para o Estado.

Revistas científicas aceitam artigo criado em gerador de lero-lero e “escrito” por Maggie Simpson – Gizmodo Brasil

A cultura de “publish or perish” (publique ou morra) – que mede o sucesso de cientistas pelo número de pesquisas que publicam – é uma grande responsável por essa proliferação de revistas sem credibilidade.

PEC 12/ 2014 – Uma vitória da Ciência e da sociedade brasileira – Jornal da Ciência

a aprovação da PEC no encerramento dos trabalhos legislativos de 2014, pode ser considerada como uma grande vitória a ser celebrada pela comunidade científica e por toda a sociedade brasileira.

SBPC garante apoio prioritário à pesquisa científica básica em emenda constitucional – Por Diego Freire – Agência FAPESP

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (17/12) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 12/2014, que modifica a redação de dispositivos da Constituição para priorizar políticas de incentivo à pesquisa científica básica e tecnológica e estabelecê-las como competências constitucionais comuns da União, dos estados e dos municípios.

Pesquisadores brasileiros lançam a Rede Nacional de Ciência para a Educação –Jornal da Ciência

Integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho poderia ser aplicado à Educação. Com esse desafio nas mãos, um grupo de 29 pesquisadores de diferentes universidades brasileiras se reuniu para formar a Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE).

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

MPF muda idade mínima de ingresso escolar – WSCOM On Line

De acordo com sentença de 26 de novembro, crianças que façam aniversário em data posterior poderão se matricular na primeira série de Ensino básico, com base em atestado psicológico.

Parcerias ajudam a desenvolver talentos de estudantes no Acre – Portal MEC

Mais de 300 alunos foram atendidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades–Superdotação (Naah-s) do Acre desde o início efetivo das atividades, em 2007.

Comissão aprova jornada integral para o Ensino Médio – Câmara Notícias

A Comissão Especial que analisa proposta (PL6840/13) que estabelece jornada integral para o Ensino Médio aprovou o relatório final nesta terça-feira (16). 

Currículo nacional australiano busca reduzir desigualdades e prioriza aprendizagem – Centro de Referência em Educação Integral

A estratégia nacional de construção de currículo não partiu da análise das oito experiências já existentes no território australiano, mas de um olhar para as melhores práticas em todo o mundo, contando com melhores talentos em cada área de conhecimento dessas localidades.

Conselho Federal quer mais rigor na criação de cursos de pós-graduação – Fábio Takahashi – Folha de São Paulo

Para as instituições de ensino, o aumento da exigência é tanto que descaracterizará a modalidade e forçará o fechamento de diversos cursos.

UFMG está entre as universidades com nota máxima no Enade – Notícia UFMG

Entre mais de duas mil instituições de educação superior brasileiras avaliadas, apenas 25 obtiveram o conceito máximo no IGC. Nesse grupo, estão, além da UFMG, as também federais de São Paulo (Unifesp), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Carlos (Ufscar), do ABC (UFABC), de Santa Catarina (UFSC), de Lavras (Ufla) e de Viçosa (UFV). Também se enquadra nessa categoria a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

AMÉRICA LATINA

Masacre en una escuela paquistaní – Página 12, Argentina

El ministro principal de la región de Jiber Pakhtunkhwa, Pervez Jattak, confirmó que el ataque y precisó que hay también “decenas de personas heridas de diversa consideración”, según informó el diario local Dawn. 

Tragedia escolar. ¿Por qué el transporte de menores sigue siendo fuente de tragedias en el país? – La Razón, Bolivia

El martes, al final de la tarde, una colisión de dos buses en la carretera Oruro-La Paz causó dos fallecidos y al menos 60 heridos. 

Las ‘escuelas libres’ existen, aumentan y revolucionan el mundo – El Mostrador, Chile

En medio de la discusión por la Reforma Educacional, nacen un sin fin de posturas y visiones sobre la educación, un tanto marginadas, más allá de educación tradicional y las posturas de la Iglesia existen modelos educativos diferentes, como por ejemplo la educación comunitaria, o las “escuelas libres”. 

Grupos armados reclutan 10 menores de edad al mes en Colombia – El Tiempo, Colombia

En lo que va del 2014, 119 niños, niñas y adolescentes han sido reclutados por grupos armados ilegales, según señaló la Defensoría del Pueblo, que este lunes presentó dos informes sobre esta problemática. 

Más estudiantes reprueban bachillerato – La República, Costa Rica

Un total de 12.299 jóvenes reprobaron este año una o más pruebas de bachillerato. La cifra es mayor en términos proporcionales a la del año anterior. 

Exhibe Universidad de Camagüey resultados de alta calidad – Juventud Rebelde, Cuba

La Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte y Loynaz (UCIAL) se ubica en el camino hacia la excelencia al obtener una alta calificación tras una intensa y rigurosa labor evaluativa externa —primera que se realiza a una casa de altos estudios integrada—, que desarrolló la Junta de Acreditación Nacional (JAN) del Ministerio de Educación Superior (MES). 

Los vacíos en el pregrado alargan la duración de las maestrías – El Comercio, Ecuador

¿Qué relación existe entre el número de horas de estudio y la calidad de la enseñanza? Es un debate que se plantea tanto a escala nacional como global. Alrededor del mundo, la tendencia que va ganando terreno lentamente es la de acortar las horas de estudio en posgrados, sobre todo en maestrías. 

Malala “desolada” por ataque en Pakistán – El Salvador, El Salvador

La premio Nobel de la paz Malala Yousafzai dijo el martes que se sentía “desolada” por el ataque a una escuela secundaria militar en Pakistán que dejó como saldo más de 125 muertos, entre ellos muchos estudiantes. 

Educación sigue con deficiencias – Prensa Libre, Guatemala

Con datos de la Gran Campaña Nacional por la Educación y el Observatorio Nacional de la Calidad Educativa se expuso con preocupación que el año pasado el promedio de días efectivos de clase fue de 136, cuando deben cumplirse 180. El promedio de días trabajados en países de la región es de 200. 

Estudiantes latinoamericanos – La Prensa, Honduras

Los programas de varios países latinoamericanos para enviar más estudiantes a las universidades de Estados Unidos están empezando a dar frutos, aún cuando el número de estudiantes de América Latina en las escuelas de educación superior estadounidenses sigue estando muy por debajo del de China, India, Corea del Sur e incluso Vietnam. 

Ayotzinapa: ¿está en curso la vuelta a la página? – La Jornada, México

Contra todas las evidencias que muestran la fragilidad de la tesis de la incineración en el basurero de Cocula, Guerrero, de los 43 normalistas desaparecidos, el ocupante de Los Pinos no parece dispuesto a honrar su retórica de que investigarán “tope en lo que tope”. 

Educación vial en línea – La Prensa, Nicaragua

Imagine un sitio web con personajes animados, juegos, videos y canciones, donde los niños puedan aprender sobre algo tan importante como la seguridad vial, pues ahora existe y la dirección es educacionvial.casapellas.com 

Educación popular contra la segregación – La Estrella de Panamá, Panamá

Expresiones tan presentes en la jerga popular como ‘pelo malo’, ‘odio africano’, ‘oveja negra’ o ‘para que mejores la raza’ son prueba irrefutable de que vivimos en una sociedad racista. 

Aseguran que la educación financiera beneficia en todas las etapas de la vida –Diario ABC Color, Paraguay

La educación financiera beneficia a los individuos en todas las etapas de su vida, convirtiéndose en una herramienta que les ayude a planificar decisiones económicas cruciales y contribuyendo a que las familias comprendan la importancia del ahorro, el crédito, la inversión, y hagan un uso adecuado de todas las herramientas y productos financieros, dijo el doctor Carlos Knapps. 

¿Debe ser la educación física prioridad en los colegios? – El Comercio, Perú

Hace un poco más de 25 años el Perú tomo la decisión de dejar de ver el tema del desarrollo corporal como una prioridad de estado. 

Sin planes de enmienda con la educación especial – El Nuevo Día, Puerto Rico

Durante décadas, en Educación ha prevalecido la indiferencia y el vicio burocrático de recurrir a las artimañas legales para zafarse de sus responsabilidades en materia de educación especial. 

Choques manifestantes y policías de México dejan unos 20 heridos – Hoy, República Dominicana

Enfrentamientos ocurridos ayer entre la policía federal y estudiantes y maestros que preparaban un concierto en solidaridad con los estudiantes desaparecidos hace más de dos meses, dejaron como resultado al menos 20 heridos y varios vehículos en llamas en Chilpancingo, capital del estado de Guerrero.

Vital docencia de tiempo completo – El Observador, Uruguay

A las muchas exigencias de financiación adicional que enfrentará el nuevo gobierno se agrega el costo de aumentar drásticamente el número de profesores de tiempo completo en Secundaria, para procurar solución a una de las causas del actual fracaso educativo en esa área del sector público.

Investigación independiente involucra a la Policía Federal y al Ejército en el caso Ayotzinapa – Correo del Orinoco, Venezuela

La versión oficial del caso Ayotzinapa no tiene mucho que ver con la verdad, asegura la revista mexicana ‘Proceso’, haciendo referencia a testimonios y documentos a los que tuvo acceso.

PESQUISA EDUCACIONAL

No cinema e na vida : a difícil arte de aprender a morrer –  Maria Emília Bottini

Os objetivos desta pesquisa foram: compreender a narrativa do cinema nas suas diversas manifestações; refletir a temática da morte nos tempos atuais e analisar a narrativa fílmica veiculada pelo filme A partida (2008) de Yôjirô Takita. O cinema é visto como uma linguagem multifacetada, como um elemento constitutivo da indústria cultural, mercado, arte, espetáculo, lucro, entretenimento, diversão e da formação ideológica e possibilidade de desenvolvimento da sensibilidade.

PENSAR INDICA

Hoje indicamos a página UNB.Futuro, que pretende ser um novo espaço para a reflexão, propondo idéias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e as demandas do século XXI, tendo como eixo principal o aprimoramento da qualidade de seus cursos através do ensino, pesquisa e extensão. 

INDICAÇÃO DO LEITOR

O Futuro da USP IO Futuro da USP II e O Futuro  da USP III – Indicado por Isaac Roitman

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

CONVITE AO LEITOR

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação.  Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina. Leia mais…

OPINIÃO DO LEITOR

Maria Tereza Perez Soares – “Excelente lembrança. A leitura de Hannah Arendt – condição humana- é para nós educadores um referencial da dimensão de nossa atuação”. (Edição 70 – Hannah Arendt e a Condição Humana – Isabel de Oliveira e Silva)

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *