Menu

Ano 2 – nº 069 / sexta-feira, 05 de dezembro de 2014

EDITORIAL

Educação e cidadania: os limites do consenso

Se há uma ideia que nas últimas décadas  se encontra quase que onipresente nos discursos e nas políticas educacionais é a de que a formação para a cidadania é o objetivo fundamental da escola brasileira.  Indivíduos e grupos os mais diversos, defensores de causas declaradamente antagônicas no que diz respeito aos projetos societários e de formação que defendem, não poucas vezes se encontram irmanados na defesa do ideário de uma  escola cidadã e da formação para a cidadania. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

No Pensar a Educação, Pensar o Brasil desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, faremos uma edição muito especial de fim de ano relembrando alguns programas deste ano de 2014. Vamos lembrar as séries que fizemos sobre os 50 anos do Golpe de 1964, e também sobre as eleições. Em 2014 o PEPEB também saiu dos estúdios e visitamos os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Imaculada Conceição e também fomos à São João Del Rey para transmitir da Amped Regional. Além de lembrar algumas das seções especiais e relembrar questões relacionadas à CONAE.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTAS DA SEMANA

História da Educação Rural no Brasil – Henrique de Oliveira Fonseca – EXCLUSIVO

A entrevista realizada no programa de rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 01/12 foi sobre a dissertação “Em defesa da ruralização do ensino: Sud Mennucci e o debate político e educacional nas décadas 1920 e 1930”, cujo objetivo foi o de investigar a relação de Sud Menucci e a ruralização do ensino.

“A Música das Esferas” – Considerações sobre o sopro musical – Paulo Mariano por Ernane Oliveira  EXCLUSIVO

A educação transforma as pessoas, assim como a música, então se você juntar música e educação, é possível transformar as pessoas, abrir novos olhares, trabalhar a sensibilidade, todas essas questões, ensiná-las a circular pelo mundo de uma forma diferente, ‘vendo’ o mundo através dos ouvidos.

CONVITE À LEITURA

Leitura: modo de usar II – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

Nenhuma resenha ou comentário substitui a leitura de um livro e particularmente desse, que vai de argumento em argumento, de ideia em ideia, de lance em lance. Permitam-me então que mostre o que alguns trechos do livro, quase que como uma intrusa, ou uma voyeuse, me levaram a pensar.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Formação profissional além das salas de aula e os casos de machismo, racismo, violência sexual no meio universitário – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

Nas últimas semanas, vieram à tona pela imprensa, nas redes sociais, como pauta de audiência pública e de comissão de inquérito, casos de abuso sexual ocorridos na Faculdade de Medicina da USP.

Quem é o “galo” da escola? – Aleluia Heringer Lisboa Teixeira  EXCLUSIVO

O que leva as escolas a ensinarem aquilo que ensinam? De onde parte a orientação para que as disciplinas tenham determinada carga horária e não outra?  Qual o motivo de termos currículos que se diferenciam de uma escola para outra? 

Universidade Administrada (II)  – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

O direito do autor sobre sua obra é, como demonstra Michel Schneider, um problema da modernidade, do nascimento do indivíduo, quando a propriedade privada se expande também para o campo das ideias e da obra. Se um certo individualismo está ausente antes da experiência moderna, é também porque pouco interesse havia na cópia como falsificação de autoria.

De que carece a educação brasileira? – Luiz Roberto Alves – EXCLUSIVO

O ser educado até supera provas e exames, mas faz muito mais como ser político, pois a sinergia entre o aprendizado eficiente e a dinâmica dos valores e das atitudes rompe apatias, conformismos e até estruturas.

A diferença Brasileira: notas sobre la construcción/aprendizaje de la Memoria Histórica en torno a la Dictadura Militar en Brasil – Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO

Ciertamente que las diferentes Dictaduras Latinoamericanas tuvieron sus particularidades, lo que pone un freno a cualquier intento de generalización. Aceptar esto no excluye, por supuesto, la posibilidad de que efectivamente existieran similitudes entre estas.

Enad como nota final da Graduação? – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Muitas instituições privadas utilizaram o resultado do ENAD de 2014 como nota final na conclusão de graduação. A decisão desagradou muitos estudantes e o Professor Marcus Taborda comentou o assunto na Coluna educação em Pauta com o Jornalista Vinicius Luiz.

Legalização de escolas com pedagogia de alternância é debatida no MEC – Jornal da Ciência

Os centros são uma rede de escolas comunitárias rurais que têm como metodologia a pedagogia da alternância. Esse modelo permite aos estudantes alternar determinado período na escola rural, geralmente de 15 dias, com períodos nos quais ele permanece integralmente com a família, participando das atividades de produção agrícola.

“A sexualidade deve ser entendida como direito e trabalhada na autonomia dos indivíduos” – Por Ana Luiza Basílio – Centro de Referência em Educação Integral

Para a educadora, é fundamental um trabalho pedagógico, sobretudo nas escolas, que lide com a sexualidade como direito, por ser inerente ao ser humano, buscando sempre a autonomia dos indivíduos nesse processo.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Divulgação científica em educação e saúde: desafios contemporâneos – Priscilla Bahiense, Bernardo Jefferson de Oliveira, Luciano Mendes  – EXCLUSIVO

Ainda que as ciências naturais tenham uma grande predominância quando se pensa em divulgação científica, há, hoje em dia, um claro esforço em promover outras áreas do conhecimento e  tecnologias sociais como expressões da cultura cientifica.

CNPq aprova a criação de Diretoria para as áreas de Ciências Humanas e Sociais– Equipe do Pensar a Educação em Pauta – EXCLUSIVO

Segundo o prof. Luciano Mendes de Faria Filho, representante da comunidade acadêmica no Conselho, essa Grande Área reúne mais de um terço de toda a comunidade acadêmica nacional e a criação da diretoria virá fortalecer e dar maior especificidade ao trabalho que hoje é realizado pela DEHS. 

Bolsistas do Programa de Comunicação Científica apresentam pesquisas em Colóquio Internacional – Jornal da Ciência

“Durante o Colóquio, os bolsistas falarão sobre os desafios de se produzir uma revista para a plataforma digital, tanto na linguagem jornalística quanto na visual. Não se trata apenas de mudar de plataforma, mas de inovar em uma linguagem e formas de interagir com o público por meio de ícones, galerias de imagens, vídeos e recursos gráficos, ação pioneira da FAPEAM”, disse Carlos Fábio Guimarães.

Desafios da USP aos 80 anos – Por Karina Toledo – Agência Fapesp

Conciliar a necessidade de expansão com o fortalecimento dos núcleos de excelência já existentes; incentivar a internacionalização e a interdisciplinaridade de forma a aumentar o impacto de sua produção acadêmica. Esses são alguns dos desafios que a Universidade de São Paulo (USP), que completa 80 anos de fundação, terá de enfrentar nos próximos anos.

SBPC critica projeto de lei sobre ensino do criacionismo – Jornal da Ciência

Segundo a bioquímica Helena Nader, crenças devem ser ministradas em disciplinas de religião, a critério dos sistemas de ensino, conforme a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Maurício Tuffani).

Boas Notícias para a ciência brasileira – Por Ronaldo Mota – Jornal Gazeta de Alagoas

Estudo recente da respeitável consultoria internacional Thomson Reuters mostra que o Brasil avançou de forma significativa nas duas últimas décadas, saindo da 23a posição e atingindo a 13a no ranking de publicações científicas.

Ministro Paim destaca importância de debate sobre futuro da extensão – Jornal da Ciência

“O encontro nacional permitirá reconhecer o trabalho que já foi feito desse importante programa e discutir os aspectos fundamentais para a contínua construção da extensão universitária no Brasil”, ressaltou.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Pré-vestibular gratuito da UFMG abre processo seletivo para 2015 – Notícias UFMG

Com questões dissertativas e de múltipla escolha, a prova abrangerá conteúdos de química, física, geografia, história, biologia, matemática e português. Os candidatos com melhor pontuação serão convocados para matrícula.

Quando o ensino público é exemplo de qualidade – Por Marina Lopes – Portal Porvir

Dividida em cinco episódios, a série percorre oito escolas brasileiras para mostrar histórias de quem está fazendo a diferença no ensino público, apresentando experiências realizadas nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sobe número de alunos que mudam para escola pública – Folha de São Paulo

Além de razões econômicas, há quem mude para a rede estadual para entrar em programas como o ProUni, que oferece bolsas em universidades privadas para alunos de baixa renda. Para ser selecionado, é preciso ou ter estudado em escola pública ou em privada com bolsa integral.

Escolas precisam adaptar-se a novos tempos, adverte Cristovam – Agência Senado

Na opinião do senador, os professores precisam aprender a lidar com a tecnologia da informação e com os alunos, que chegam á escola com uma mentalidade diferente da dos alunos do passado.

Paim: 40% dos estudantes de ensino superior usam ProUni ou Fies – Agência Brasil

“São estudantes que têm perfil de baixa renda. Temos um bom desempenho desses estudantes. No ProUni, muitas vezes o desempenho supera o de quem não é cotista do programa. No Fies, temos o desafio de melhorar esse desempenho e fazer com que as pessoas tenham um desempenho também nessa direção”, disse o ministro.

Sistema norteará escolas ao controle dos livros didáticos – Diário do Amapá

O Siscort foi criado para compartilhar documentos e informações sobre o Programa Nacional do Livro Didático e, também, facilitar, registrar e controlar o remanejamento dos livros adquiridos e distribuídos em todas as escolas públicas de ensino fundamental.

Estudantes começam a ‘tomar gosto’ pela política em visita à Câmara – Diário de Cuiabá

Estudantes entre 10 e 15 anos das escolas públicas de Mato Grosso começaram a ‘tomar gosto’ pela política bem cedo. Eles participam do Programa Jovem Cidadão – Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa e formaram suas convicções após visita à Câmara dos Deputados e o Senado Federal. 

Estudantes protestam em frente à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo – Jornal O Popular

Cerca de dez estudantes estão acorrentados, na manhã desta quinta-feira (4), em uma grade em frente à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), no Setor Leste Universitário em Goiânia. Os jovens levaram uma proposta de passe livre estudantil e dizem que não sairão do local enquanto não forem recebidos pela diretoria do órgão.

Universidade do Estado do Amazonas lança novo programa de ensino e revista institucional – Portal Amazonas Notícias
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inova ao implantar o Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab Amazonas), que cria Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para que alunos e professores possam ter acesso aos conteúdos e materiais didáticos por meio de tablets, computadores e smartphones.

Ensino a distância dispara e amplia o leque de cursos – Por Flávia Foreque –Folha de São Paulo

“É uma tendência mundial e irreversível. As empresas também estão investindo em treinamento a distância, em cursos corporativos”, diz Ivete Palange, consultora da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).

AMÉRICA LATINA

Sólo la mitad de los estudiantes elige por vocación su carrera universitaria – Clarín, Argentina

Sólo la mitad de los estudiantes considera a la vocación como el principal motivo a la hora de elegir una carrera. Es que la proyección económica empieza a pesar a la hora de decidir a qué dedicarse. 

Educación pondrá en marcha módulos, núcleos y talleres tecnológicos en 55 municipios del país  La Razón, Bolivia

El viceministro de Educación Regular, Juan José Quiroz, informó el domingo que esa cartera de Estado pondrá en marcha el próximo año módulos, núcleos y talleres tecnológicos en 55 municipios del país para la formación técnica de estudiantes de 5to y 6to de secundaria, con una inversión de 280 millones de bolivianos. “

Para una nueva educación: ¡A dignificar la carrera docente!  El Mostrador, Chile

La movilización docente ha visibilizado una discusión de fondo que no sólo tiene que ver con las condiciones de trabajo docente –tan discutidas, expuestas y evaluadas en los últimos días– sino con el rol social y político de los profesores y la manera en que estos construyen, conceptualizan y viven hoy la Escuela en Chile. 

‘Que colombianos apliquen conocimientos, no que memoricen’ – Portafolio, Colombia

La directora de Icfes dijo que Colombia está encaminada a ‘medirse’ con el ‘termómetro’ internacional de calidad en la educación. 

MEP pide a docentes evaluación de Plan 200 días del curso lectivo – Costa Rica Hoy, Costa Rica

En las escuelas y colegios públicos, el curso lectivo finaliza oficialmente el próximo 15 de diciembre, por lo que los estudiantes deben asistir a las aulas aunque no reciban las lecciones de forma habitual. 

Visitan centros educativos cubanos alumnos de Semestre en el Mar – Tribuna de La Habana, Cuba

Del sistema de enseñanza cubano conoció hoy una representación de los alumnos y profesores del programa académico estadounidense Semestre en el Mar, quienes visitaron centros educativos ubicados en la Ciudad Escolar Libertad, de esta capital. 

Es urgente la educación vial – El Comercio, Ecuador

El presidente Rafael Correa y la ministra de Transporte y Obras Públicas, Paola Carvajal, tienen bien clara la película sobre el grave problema de los accidentes de tránsito, que en las últimas semanas dejaron decenas de víctimas mortales. 

Educándonos para el subdesarrollo – El Salvador, El Salvador

La nota global de la Prueba de Aprendizaje y Aptitudes para Egresados de Educación Media (PAES), examen que mide los conocimientos adquiridos por la población estudiantil de los centros escolares tanto nacionales como privados, alcanzó el exiguo resultado de 5.2 a nivel nacional para el año de 2014, lo que significa un decremento de 0.1 en relación a 2013. Se sometieron a la evaluación un total de 82,191 estudiantes, es decir, 1585 menos que en 2013.

Déficit educativo podría afectar a 3.2 millones de guatemaltecos – Prensa Libre, Guatemala

El Instituto Centroamericano de Estudios Fiscales (Icefi)  hace el cálculo con base en las estadísticas del porcentaje de exclusión en el ciclo escolar del 2013, en el que 53.5% de niños de 5 años no tuvo acceso a la escuela y para los de 7 el porcentaje fue de  20.3%.

Implementan la educación bilingüe en escuelas públicas – La Tribuna, Honduras

Desde el 2010 y con una inversión de seis millones de lempiras, la Alcaldía Municipal de Villanueva en Cortés, zona norte de Honduras, ha venido implementando la educación bilingüe en las escuelas públicas de la localidad, a través de maestros capacitados con ayuda que la comuna misma ha brindado. 

Ayotzinapa y la voz de la calle – La Jornada, México

Roberto Zavala Trujillo es padre de Santiago Jesús, uno de los 49 niños que murieron en el incendio de la guardería ABC, en Hermosillo, Sonora. Apenas este 20 de noviembre, en el pleno de sesiones del Congreso de ese estado, junto a miles de manifestantes que ocuparon el edificio en solidaridad con Ayotzinapa, declaró: “Desde Sonora, a más de 104 años, damos reinicio a la Revolución que no ha caminado”. 

Autonomía universitaria – La Prensa, Nicaragua

Querida Nicaragua: Me dio vergüenza ajena escuchar a estudiantes universitarios en la TV. Se hablaba de la autonomía universitaria que tantas luchas costó y se preguntó a varios estudiantes sobre lo que entendían por autonomía. Ninguno supo contestar, no tenían una definición sobre la autonomía universitaria.

Celebran Día del Maestro con homenaje a padre de la educación en Panamá – La Estrella de Panamá, Panamá

El Gobierno de Panamá celebra hoy el Día del Maestro Panameño rindiendo homenaje a quien se considera “el padre de la educación” en el país centroamericano, Manuel José Hurtado.  

PUCP: “Abriremos una universidad de gastronomía en el 2016” – El Comercio, Perú

Desde hace varios años, el chef y empresario Gastón Acurio comentaba la posibilidad de abrir una universidad de gastronomía con categoría internacional en el país. 

Al grito de “Fuera Peña” marchan en Ciudad de México padres de desaparecidos – Última Hora, Paraguay

“Amnistía Internacional está aquí por varias razones. La primera, porque compartimos la indignación de muchos mexicanos respecto a la impunidad que ha habido en (el caso) Ayotzinapa, pero también porque hay muchas violaciones de derechos humanos en México”, dijo a Efe Perseo Quiroz, director ejecutivo de la organización en el país. 

Educación tendrá que responder por falta de servicios a estudiante – El Nuevo Día, Puerto Rico

El juez Francisco Besosa emitió hoy, martes, una orden de interdicto permanente de 11 páginas contra el Departamento de Educación (DE) en el caso de un menor a quien no se le proveían los servicios de educación especial. 

Reforma, pacto y presupuesto de educación – Hoy, República Dominicana

Desde hace algunas décadas, los economistas vienen mostrándose muy interesados en asuntos de educación. A decir verdad, éstos nunca la ignoraron del todo. Lo nuevo de este asunto reside en que la educación se haya convertido en objeto de estudios sistemáticos donde estudiosos de otras áreas del saber aplican sus instrumentos de análisis y sus criterios de apreciación. 

Desafío educativo – El País, Uruguay

El qué y cómo se haga va marcar la sociedad que aspiramos ser en los próximos 20 años. Este desafío, que compromete al sistema político en su conjunto, puede desglosarse en cuatro aspectos. 

Ciudad de México sede de nuevas acciones por caso Iguala – Correo del Orinoco, Venezuela

Miembros de la Coordinadora Nacional de Trabajadores de la Educación (CNTE) convocaron a una toma simbólica masiva de la Ciudad de México este sábado 6 de diciembre en repudio a los hechos violentos de Iguala, que costaron la vida a seis personas y la desaparición forzada de 43 estudiantes. 

PESQUISA EDUCACIONAL

Financiamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – Sergio Henrique Conceição e Nadia Hage Fialho –  Revista de Educação Pública

O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.

PENSAR INDICA

Nessa edição indicamos o site Baú de Ciências, projeto criado por alunos do curso de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem o objetivo promover a divulgação científica para o ensino formal.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Ayotzinapa 2 – Indicado por María de la Luz Arriaga Lemus

Chamada de artigos revista História & Perspectivas. Número 53 – 2/2015 -Indicado por Eduardo Galak

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

CONVITE AO LEITOR

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação.  Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina. Leia mais…

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail 

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-5313

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *