Ano 2 – nº 068 / sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EDITORIAL

A Educação entre o público, o privado e o estatal

Na Conferência Nacional de Educação realizada na última semana, em Brasília, uma das tensões foi a da relação entre a educação pública e a educação privada no Brasil. O que está em jogo não é apenas a presença marcante da iniciativa privada na oferta de vagas na educação brasileira, notadamente no ensino superior, e o importante financiamento por meio da concessão de bilhões de reais concedidos pelo poder público às instituições particulares de ensino, mas também os  próprios limites da regulação estatal do sistema. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 01 de dezembro de 2014.
No programa da próxima segunda-feira, teremos a Tese do mês com a participação de Henrique de Oliveira Fonseca, que irá conversar com a gente sobre sua dissertação “Em defesa da ruralização do ensino: Sud Mennucci e o debate político educacional entre 1920 e 1930” . Ainda teremos a coluna Educação em Pauta, com o professor Marcus Taborda, Reportagem Especial, Agenda da Educação, Destaques do Boletim Pensar a Educação em Pauta e a Sessão Especial, Educação e Literatura, com o professor Marcus Taborda. 

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA DA SEMANA

Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014 – Luciano Mendes de Faria Filho e alunas da turma P (FaE/UFMG) – EXCLUSIVO

O professor Luciano Mendes, conferencista da CONAE – 2014, conversou com a produção do nosso programa de rádio e com as alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, Karla Ferreira, Priscila Queirós e Ligia Cabral, sobre as definições da segunda edição da Conferência.  

                        

CONVITE À LEITURA

Clara dos Anjos – Alessandra Frota Martinez de Schueler – EXCLUSIVO

A obra de Lima Barreto é privilegiada para o diálogo entre história, literatura e educação. A sua leitura nos permite, por meio da operação historiográfica, realizar o cruzamento das experiências de personagens ficcionais e de sujeitos históricos concretos, que vivenciaram as transformações sociais, culturais e políticas, especialmente na capital do país, como foi o caso da trajetória biográfica do próprio escritor.      

                 

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Professor e aluno: os dois lados da mesma moeda – Evelyn da Almeida Orlando – EXCLUSIVO

Tomando como pressuposto que um dos objetivos que perpassa boa parte dos discursos educacionais aponta para a necessidade de se formar indivíduos que sejam autônomos e responsáveis, a colaboração se torna uma ferramenta pedagógica, no mínimo, interessante e potencialmente eficaz.

O professor: até que ponto contribui para a decadência do ensino no Brasil – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Os profissionais da educação encontram dificuldade até mesmo em dizer sob qual olhar pedagógico atuam, não pelas possibilidades de manifestação da educação, mas porque, em muitos casos, nem mesmo sabem sob quais olhares a educação se desenvolveu.

No encerramento da CONAE, balanço aponta como principais resultados a articulação do Sistema Nacional da Educação e as diretrizes para estados e municípios aplicarem o Plano Nacional de Educação – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Colunista analisa como as propostas podem contribuir no avanço do ensino público no Brasil.

Confira depoimento de António Nóvoa sobre autonomia universitária – PROIFES

Em depoimento exclusivo ao PROIFES-Federação, no primeiro semestre, António Nóvoa falou sobre a importância da autonomia universitária e analisou questões essenciais da educação no mundo atual, considerando as realidades de Portugal e do Brasil. 

Esperança via educação – Por Delano Franco – Boletim UFMG

Muito se tem discutido a queda do potencial de crescimento da economia brasileira nos últimos anos. Piora na qualidade regulatória, incerteza jurídica, subsídios sem critérios claros, proteção comercial, controle de preços – todos são fatores que contribuem para a má alocação de insumos de produção. Com isso, o país, que poupa e investe pouco, tem fraca evolução da produtividade e é impedido de sustentar taxas de crescimento, ainda que modestas.

O peso fundamental da educação na alavancagem do IDH das grandes cidades brasileiras – Diário do Centro do Mundo

Principal responsável por alavancar o crescimento do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) nas grandes cidades, o fator educação é medido pelas instituições com base em dois aspectos: a escolaridade dos adultos já fora do sistema educacional, e a frequência escolar de crianças e jovens às séries corretas com suas idades.

Resposta ABED ao Editorial Educação Acelerada da Folha de São Paulo – Jornal da Ciência

O fato de o governo brasileiro não liberar a possibilidade do FIES para alunos de cursos EAD é também mais uma demonstração de um preconceito, ainda arraigado segundo uma visão elitista do papel que a Educação deve ter na sociedade.

ESPECIAL: A CONAE EM PAUTA

CONAE: impactos e perspectivas – Carlos Roberto Jamil Cury – EXCLUSIVO

Eis, pois, que a CONAE e seus impactos sobre o Congresso e sobre os sistemas, representam uma oportunidade rara e histórica de o Brasil superar a pesada herança do passado excludente e lançar políticas que nos ponham no caminho de uma verdadeira educação de qualidade.  

A CONAE de cada um! – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

Há um lado de festa nos eventos como a CONAE! Reunir milhares de pessoas, vindas de todos os cantos do país, num mesmo espaço, por vários dias, para discutir um único tema, a educação, é sem dúvida um feito de carrega em si certa grandiosidade e um certo ar de comemoração.

Programa de Pesquisa para o Sistema Nacional de Educação: Ações Compartilhadas (PPSNE) – Bernadete Gatti , Carlos Henrique Carvalho , Carlos Roberto Jamil Cury , Diana Vidal , Eduardo Mortimer , Flávia Nogueira , Luciano Mendes , Maria Stephanou , Robert Verhine  – EXCLUSIVO
A proposta de criação do Programa de Pesquisa para o Sistema Nacional de Educação: Ações Compartilhadas (PPSNE) se constitui em um novo paradigma de financiamento à pesquisa e de relação da produção do conhecimento sobre a educação brasileira.

A CONAE e o Plano Nacional de Educação – Luciano Mendes

A ideia, por exemplo, de construção de um Sistema Nacional de Educação, como sabemos, não é nova e, muito menos, fácil de sair do papel. Numa federação com tamanha desigualdade intra e inter regionais e com grande desequilíbrio de forças entre os entes federados, a ideia de um Sistema Nacional de Educação sempre encontrou resistências, sobretudo entre aqueles que temem uma excessiva centralização dos recursos e das políticas na União.

A gestão democrática da educação pública em pauta – Márcia Cristina Machado Pasuch  EXCLUSIVO

A realização da IIConferência Nacional da Educação (CONAE) veio reforçar a importância da organização e luta da sociedade civil para a participação política na defesa dos interesses públicos.

CONAE 2014 debate a democratização da educação – Por Paula Laboissière – Agência Brasil

O documento aprovado na plenária final da Conae deve ser discutido novamente em uma reunião agendada para o próximo dia 9, quando as entidades fazem uma avaliação da conferência e elegem um novo coordenador

Ministro abre segunda edição da CONAE e afirma que a educação vai emancipar o Brasil – Portal  MEC

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse aos 3,5 mil delegados que o Brasil vive um momento muito importante de conquistas na educação e também de novos desafios. “É a educação que vai emancipar o país e dar esperança a crianças e jovens”, afirmou.

Conae 2014: Sistema Nacional de Educação pode reduzir as desigualdades educacionais do país – Por Raiana Ribeiro – Centro de Referência em educação integral

Tema central desta edição da Conae, o Sistema Nacional de Educação é uma promessa não apenas de organizar as diferentes atribuições e competências da união, municípios, estados e do Distrito Federal, mas também de reduzir as desigualdades regionais, criando critérios para uma educação de qualidade, que serão válidos para todo território nacional.

Diretora de Formação de Professores da Educação Básica faz palestra na CONAE – Portal CAPES

a diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Carmen Moreira de Castro Neves, falou, na sexta-feira, 21, sobre o papel da Capes na melhoria da formação dos docentes da educação básica e citou os programas voltados a este objetivo, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Ciência versus jornalismo: os contornos da crise – Por Juliana Botelho – Boletim UFMG

Existe no Brasil público com nível de escolaridade crescente e que demanda informações mais qualificadas e cientificamente embasadas. Se os jornais não atentarem para essa ênfase exagerada na produção científica do Hemisfério Norte, eles perderão um grande filão, assim como o trem da história da pesquisa científica no Brasil.

UFMG sedia encontro de reitores de universidades públicas baseadas em Minas– Notícia UFMG

Um dos principais pontos da pauta de discussões foi a criação de mestrado profissional em Gestão Pública, projeto da UFMG cujo objetivo é atender, primordialmente, servidores técnico-administrativos de universidades mineiras. De acordo com Jaime Ramírez, a proposta será apresentada às outras instituições do Foripes.

Gasto brasileiro com ciência é muito pouco eficiente, diz “Nature” – Por Gabriel Alves – Folha de São Paulo

José Eduardo Krieger, pró-reitor de pesquisa da USP, avalia o desempenho como “inadequado perante a grandeza do país”, já que o  Brasil se tivesse um desempenho de acordo com sua economia, deveria figurar entre os sete melhores do mundo.

Fórum de Editores de Saúde Coletiva contesta proposta de novos critérios do Portal SciELO – ABRASCO

‘A divulgação científica é uma parte essencial do processo de produção da ciência, e é fundamental que os atores-chave na área de ciência, tecnologia e inovação em nosso país tenham uma política clara, efetiva e não restritiva’

Especialistas debatem ética e integridade na pesquisa – Jornal da Ciência

As discussões na Unifesp centraram em  questões emergentes sobre a integridade científica. Em especial, na relação entre qualidade e financiamento de projetos, na comunicação responsável de resultados de pesquisa, além de questões culturais associadas a problemas de má-conduta científica, incluindo o plágio.

‘Lamentaria muito se os livros em papel desaparecessem’, diz Peter Burke, historiador do conhecimento – Notícias UFMG

Autor de duas obras seminais da historiografia social do conhecimento, que cobrem da invenção da imprensa, no século 15, até o advento da Wikipédia, o inglês Peter Burke pretende voltar suas atenções para um tema menos abrangente, mas certamente original: o papel dos intelectuais refugiados.

Estudo mostra perfil de estudantes de programas de iniciação científica – Por Mariana Tokarnia – Agência Brasil 

Pouco mais de um terço – 37,4% – dos estudantes de ensino superior participam de programas de iniciação científica no Brasil e, desses, 74,2% consideram que eles oferecem grande contribuição à formação do aluno. 

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Proposta sobre autonomia universitária plena é apresentada pelo PROIFES– PROIFES

“Uma universidade deve ser escola de tudo, mas, sobretudo, de liberdade”. Esse é o lema do ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. 

Escola associa Matemática à Arte e melhora interesse dos alunos – Portal CAPES

A ideia de integrar as disciplinas aconteceu durante visitas aos museus de São Paulo que a professora fez por meio do programa Novos Talentos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), iniciativa fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que promove atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica.

Empréstimos e bolsas de estudo catapultam ensino superior – Folha de São Paulo

Desde 2005, o governo tem concedido mais bolsas (parciais ou integrais) a alunos de baixa renda por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os valores triplicaram (descontada a inflação) entre 2005 e 2013, alcançando R$ 824 milhões.

‘Objetivo das universidades deve ser criar líderes’ – Jornal O Globo

Num mundo onde as pessoas podem adquirir conhecimento on-line, as universidades não devem mais preparar seus alunos para o mercado de trabalho, mas ensiná-los a pensar. Essa é a aposta de Ben Nelson, fundador e diretor executivo do Projeto Minerva.

Educação alavanca IDH nas grandes cidades, mas qualidade é questionada –Por Jefferson Puff – BBC Brasil

A desigualdade entre as grandes cidades brasileiras diminuiu nos últimos dez anos, de acordo com um estudo divulgado pelo IPEA, PNUD e Fundação João Pinheiro; sendo que do tripé de quesitos considerados ─ longevidade, renda e educação ─ o último foi o que apresentou maior crescimento em todas as 16 regiões metropolitanas sob análise.

AMÉRICA LATINA

La inversión en la juventud – Página 12, Argentina

La Asignación Universal por Hijo, los planes Progresar y Pro.Cre.Ar y los programas Conectar Igualdad y Más y Mejor Trabajo son algunas de las iniciativas destacadas en el estudio, al que tuvo acceso Página/12, y que ubican al país, junto con Cuba, Venezuela y Panamá, entre los mejor evaluados.

Adecuan cinco tráilers como escuelas técnicas móviles – La Razón, Bolivia

Ademaf y el Ministerio de Educación adecuaron cinco tractocamiones como escuelas móviles de formación técnica para jóvenes y adultos. Los vehículos, que tienen cocina, proyectoras, “aulas inflables” y otros, recorrerán desde diciembre 55 poblaciones fronterizas. 

Sostenedores evalúan ir a corte internacional por proyecto de fin al lucro – La Tercera, Chile

El peor escenario que imaginan los sostenedores de colegios particulares subvencionados es que se mantengan las condiciones que ellos consideran negativas y que afectan sus derechos del proyecto que pone fin al lucro, copago y selección. 

Mineducación podría sancionar a directivos de las universidades – El Tiempo, Colombia

El Ministerio de Educación presentó este lunes ante el Congreso el proyecto de ley que le da dientes para sancionar drásticamente a directivos y universidades que incurran en irregularidades. 

Solís expondrá sobre educación en Cumbre Iberoamericana y buscará inversiones – El País, Costa Rica

El presidente de Costa Rica, Luis Guillermo Solís, expondrá sobre educación en la Cumbre Iberoamericana de diciembre próximo y además llevará una agenda de reuniones con empresarios en México con el fin de buscar inversiones. 

Mantener vivo el espíritu de la enseñanza – Granma, Cuba

Los años no pasan por Rosa Isabel Gaillard Domínguez. Con 73 primaveras sigue construyendo historias junto a la complicidad de sus estudiantes y hace del ejercicio de la profesión una razón más para amanecer con nuevos bríos. 

Los saberes ancestrales llegan al aula – El Comercio, Ecuador

El fuego, el agua, el aire y la tierra. Esos elementos son vitales para mantener la armonía de todos los seres vivos de la naturaleza. 

Mined y maestros sin acuerdo por nivelación salarial – El Salvador, El Salvador

La reunión entre los sindicatos de docentes y personeros del Ministerio de Educación sostenida el miércoles no dio ningún resultado. 

El 22.5% de niños repite primero primaria – Prensa Libre, Guatemala

Según el plan de trabajo para el período 2012-2016 de la cartera, el año pasado el 22.5% de los niños que estudiaron primero primaria no fue promovido al siguiente grado, esta cifra duplica el promedio nacional de repitencia en primaria, que es de 10.2%. 

Honduras: Educación rechaza método escolástico – El Heraldo, Honduras

Las metodologías arcaicas de evaluación han ido desapareciendo de Honduras y la nueva apuesta de Secretaría de Educación son las pruebas censales y trabajos acumulativos, manifestó este lunes el ministro Marlon Escoto.

Ayotzinapa y la voz de los padres – La Jornada, México

Pasan los días y sus hijos no aparecen. Un día las autoridades les dicen una cosa y al siguiente otra. Y las versiones que les dan no concuerdan con las evidencias disponibles. 

Apuesta es por la educación – La Prensa, Nicaragua

Al escritor y novelista nicaragüense Sergio Ramírez le duelen los “grandes abismos sociales” que existen en América Latina y considera un deber corregirlos, para que la niñez pueda acceder a los beneficios de la civilización. 

Verdad, ignorancia, error y educación humana – La Estrella de Panamá, Panamá

La educación permite pasar de un estado a otro. Normalmente el primer estado se caracteriza por cierta ausencia de conocimientos o habilidades. 

Mejores aulas elevarían en casi 18% la comprensión lectora – El Comercio, Perú

Un ambiente ventilado y con buena iluminación, una pizarra en óptimas condiciones, carpetas en vez de sillas y baños con agua potable y desagüe habrían influido favorablemente en la comprensión de lectura y el razonamiento lógico-matemático de los alumnos de 106 colegios emblemáticos en cinco regiones del país. 

Ante fracaso de educación pública, florece la educación privada en Ciudad del Este – Diario La Jornada, Paraguay

En Ciudad del Este existen más colegios privados que estatales, debido al fracaso en la educación pública. En la capital departamental están habilitados 47 colegios, de los cuales 16 son del Estado, una institución subvencionada y el resto es del sector empresarial. 

Rompiendo las barreras de los niños con problemas de aprendizaje – El Nuevo Día, Puerto Rico

Todos los días, en el sistema de educación de nuestro país, cientos de profesionales que imparten la educación en las escuelas, interactúan con estudiantes diagnosticados con problemas de aprendizaje. Muchas veces, estos estudiantes pueden enfrentar problemas emocionales, se sienten impotentes ante la situación y no desear asistir a la escuela. 

Diputado denuncia persiste debilidad entrega libros – Hoy, República Dominicana

El diputado Wellington Arnaud Bisonó denunció ayer que a cuatro meses de iniciado el año escolar 2014-2015 miles de estudiantes de las escuelas públicas del Distrito Nacional y diferentes provincias del país no tienen la totalidad de sus libros. 

Docentes empiezan elección de horas – El País, Uruguay

La última vez las dificultades terminaron con la salida del exdirector de Secundaria, Juan Pedro Tinetto. Esta vez, un acuerdo entre los sindicalistas y la conducción llevaría a que no se generen problemas. “Todo se viene desarrollando dentro del marco previsto acordado oportunamente a nivel del Consejo Directivo Central (Codicen) y el CES. 

La educación: un viejo fracaso que continúa – El Nacional, Venezuela

Retomo el tema educativo, más familiar a mis oficios que la política. Solo que las cosas que a todos nos afligen, y que amenazan con llevar a nuestro país a una crisis general, resultan “atractores” muy poderosos. 

PESQUISA EDUCACIONAL

A formação do professor da Educação Básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais –Ademilson de Sousa Soares – Ensaio: aval. pol.públ.Educ. vol.22 no.83 Rio de Janeiro Apr./June 2014

O texto destaca a importância de que os projetos de pós-graduação em educação sejam desenvolvidos a partir do diálogo com os cursos de formação de professores e com a realidade das escolas brasileiras de Educação Básica. 

PENSAR INDICA

II Colóquio internacional tendências contemporâneas da comunicação científica convida a comunidade a refletir sobre os desafios e perspectivas de uma área transdisciplinar, multifacetada e dinâmica: a comunicação científica. Qual o seu futuro e das relações entre ciência e sociedade no Brasil? Qual o seu papel na educação científica e tecnológica? Venha debater, apresentar suas reflexões e demonstrar suas práticas!

INDICAÇÃO DO LEITOR

Descobrindo Escritores Mineiros estreia com literatura de cordel – Ricardo Jose Miranda

Núcleo Temático: Universidade na Ditadura – Ildeu Moreira

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CONVITE AO LEITOR

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação.  Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina. Leia mais…

OPINIÃO DO LEITOR

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: – Telefone: (31) 3409-5313

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