Menu

Ano 2 – nº 064 / sexta-feira, 31 de outubro de 2014

EDITORIAL

Conflitos: a face educativa da democracia

Passadas as eleições, iniciou-se uma intensa onda de análises, e não poucas especulações, sobre as prioridades a serem assumidas pelos novos governos estaduais e pela presidente reeleita.  É notável o quanto a campanha, como já dissemos aqui, foi bastante improdutiva no sentido de aprofundar os diagnósticos e as saídas para os nossos grandes problemas sociais e políticos. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 03 de novembro de 2014

O programa desta segunda será dedicado à tese do mês! Como convidado, teremos Juliana Ferreira de Melo, que irá conversar conosco sobre a tese: “Um impresso para mulheres e seus modos de apropriação: a revista Grande Hotel e seus (supostos) leitores (Minas Gerais, 1947-1961)”. Tem ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando  AQUI

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5FM.

ENTREVISTA DA SEMANA

Tema: Balanço final das eleições 2014

Entrevistado: Prof. Pablo Luiz de Oliveira Lima e Prof. Tulio Lopes

No programa do dia 27 de outubro os professores Pablo Luiz de Oliveira Lima e Tulio Lopes fizeram um balanço do processo eleitoral no brasil, falaram de suas experiências como candidatos e fizeram previsões para este próximo mandato no campo da Educação.

PENSAR INDICA

A indicação dessa semana é o site: Ação Educativa 

Sua missão é promover direitos educativo, culturais e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável.

Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos, no nível local, nacional e internacional. Desenvolve pesquisas, divulga informações e análises enfocando as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Educação nas Eleições 2014 – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Durante a campanha, a presidente re-eleita Dilma Roussef fez promessas em relação à educação como o reforço da educação técnica com o Pronatec e a reforma dos currículos. Na coluna Educação em Pauta, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor do Marcus Taborda sobre esse assunto. 

Uma questão de perspectiva – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO

Uma nova percepção que implica em ir além do óbvio, do que está posto. Implica em olhar os fatos, os sujeitos, os objetos em suas particularidades e de diferentes modos, por outros ângulos, formando novas tessituras do vivido.

Tendências pedagógicas, conceitos acerca da aprendizagem, métodos pedagógicos: nós, professores, conhecemos? – Tiago Tristão Artero  EXCLUSIVO

O fato de entendermos que cada tendência pedagógica possui uma história, objetivos diferentes umas das outras e, também, práticas distintas, nos auxiliará a entendermos a nossa prática pedagógica atual, analisar o PPP da instituição educativa na qual trabalhamos e intervirmos positivamente nesse processo.

No Escuro – Por Simon Schwartzman – Simon’s Site

As eleições deveriam ser uma oportunidade para que a sociedade se revigore, com uma liderança enriquecida pelo confronto de ideias e fortalecida pelo apoio da sociedade. Infelizmente, o que se viu neste final de campanha foi um país fraturado, em um momento em que a economia estagnou e as políticas sociais tradicionais parecem ter se esgotado, com a desigualdade persistindo, o desastre da educação que não melhora e o agravamento da violência urbana.

Reforma da educação e promoção da cidadania para uma democracia melhor Mike Stucin – Bule Voador

Nesses quase 30 anos de redemocratização, o país tem vivido seu apogeu econômico e social. No período, principalmente a partir do da implantação do plano real e dos governos FHC, Lula e Dilma, apesar dos erros cometidos, todos os índices sócio-econômicos têm melhorado consideravelmente.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

CAPES indica o novo Coordenador da Área de Educação – Portal CAPES

A CAPES finalmente indicou o novo Coordenador de Área da Educação. É o professor Romualdo Luiz Portela de Oliveira, da Faculdade de Educação da USP. 

Dilma projeta investimentos em CT&I e aumento da produtividade para melhorar economia no segundo mandato – Jornal da Ciência

Programas como Ciência sem Fronteiras e Plataformas do Conhecimento receberão um volume de investimentos ainda maior até 2018.

SBPC divulga tema e datas da próxima Reunião Anual – Portal SBPC

“Luz, Ciência e Ação”. É este o tema central definido para a 67ª. Reunião Anual que acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP. 

EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Legislação restringe o ensino a distância no país – Por Gisele Barão – Gazeta do Povo

Modelo consolidado na Europa, curso on-line gratuito precisa de mais investimento e reconhecimento no Brasil.

Indígenas reivindicam que Educação respeite suas identidades culturais –Por Marcos Chagas – Agência Brasil

Mais de 100 professores indígenas, representando 49 etnias de todas as regiões do país, se reuniram, hoje (29), na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, para o lançamento do Manifesto sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil – Por uma Educação Descolonial e Libertadora. 

Conae – Conferência coloca em discussão o Plano Nacional de Educação – Portal MEC

Para organizar a discussão, o Fórum Nacional de Educação (FNE), instância que planeja e organiza a conferência, dividiu o tema central em sete eixos. Todos os temas convergem para o compromisso nacional de execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

Brasil é único país dos Brics a diminuir diferenças sociais, diz Oxfam – Tribuna do Norte

Enquanto a desigualdade entre ricos e pobres tem sido ampliada na maior parte do planeta, no Brasil tem ocorrido o oposto, apesar de o país continuar entre os mais desiguais do mundo.

Governo discute criar metas intermediárias para o Ideb – Profissão Mestre

O objetivo é criar mais passos para estimular escolas e governos municipais e estaduais, tornando as metas mais factíveis. Atualmente, o índice é divulgado de dois em dois anos.

Manifestantes atacam residência do governador de Guerrero, no México – Portal G1

Grupo de professores quer renúncia de governador interino do Estado. Antecessor deixou o cargo após crise gerada por sumiço de estudantes.

Série de vídeos auxilia grande público a compreender o mundo digital – Portal CNPq

A falta de letramento digital afeta vários componentes da vida humana. Pensando nisso, um grupo de pesquisa vinculado à Escola de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) produziu uma série de vídeos sobre letramento digital.

Alunos criam grupos no WhatsApp para trocar informações e resolver dúvidas do Enem – Estado de Minas

Mais do que conectados nos estudos. Alunos de colégios de Belo Horizonte que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão interligados em rede para estudar. Em apenas um toque no celular, são capazes de tirar dúvidas, discutir temas de redação, alertar sobre prazos para inscrições no vestibular e resolver exercícios juntos.

Estilos de aprendizagem: como utilizá-los para melhorar a qualidade da educação – Gazeta do Povo

Para alguns alunos, assistir a um vídeo torna a aprendizagem mais fácil. Para outros, é preciso que o conteúdo esteja detalhado no quadro ou no livro. Há ainda aqueles que, a partir de um mapa mental, conseguem captar o conteúdo da matéria. 

AMÉRICA LATINA

Mitos y verdades sobre los estudios de posgrado – Diario Perfil, Argentina

Los posgrados en la Argentina estallan en la década del 90, más allá de las opciones académicas en campos disciplinares específicos en las universidades públicas con tradición en doctorados. 

Prohíben alza de matrículas en colegios – El Deber, Bolivia

El ministro de Educación, Roberto Aguilar, afirmó que está absolutamente prohibido el alza de mensualidades en las unidades educativas particulares del país, así como hacer reservas para la gestión 2015.

La ideología Confepa bajo el análisis de Educación 2020 y Libertad y Desarrollo –El Dinamo, Chile

Este martes, El Dínamo publicó una entrevista a la presidenta de la Confederación de padres y apoderados de colegios particulares subvencionados de Chile (Confepa), Erika Muñoz, donde explicó su visión y los reparos que como organización tienen frente a la reforma educacional, que en su primera etapa busca terminar con el lucro, el copago y la selección. 

El Papa dedicó unas palabras a los estudiantes desaparecidos en México – El Tiempo, Colombia

El papa Francisco aludió este miércoles en la audiencia general al “pueblo mexicano, que sufre la desaparición de sus estudiantes”, en referencia a los 43 jóvenes de entre 18 y 23 años que permanecen desaparecidos desde la noche del 26 de septiembre. 

Juntas de educación temen por recortes – Diario Extra, Costa Rica

El principal objetivo del encuentro nacional sobre juntas de educación y administrativas, que convoca a personal de las direcciones regionales (27 en el país), es analizar algunos cambios recientes en la normativa en relación con la organización de las oficinas centrales del Ministerio de Educación (MEP) y la forma en que se relacionan las diferentes unidades de esa cartera. 

Educación ¿formal? – Juventud Rebelde, Cuba

Nunca me ha convencido del todo la idea de una educación formal. Sugiere un comportamiento externo, convencional, sujeto a normas establecidas en cada época según las jerarquías sociales del momento. 

516 docentes fiscales fortalecen conocimientos – El Comercio, Ecuador

El Himno Nacional del Ecuador se cantó diferente el fin de semana. Unas estrofas con la marcha tradicional y otras al son de la marimba típica de los pueblos del norte. 

Diez profesores en Cuscatlán llevan seis meses sin salario – El Salvador, El Salvador

Decepcionados y endeudados. Así están diez docentes hora clase en el Complejo Educativo del cantón El Paraíso Arriba de San Pedro Perulapán (Cuscatlán). 

Más detenidos por la desaparición de los estudiantes mexicanos y hallazgo de una nueva fosa – Prensa Libre, Guatemala

Las autoridades mexicanas detuvieron el lunes a otros cuatro presuntos miembros del cártel Guerreros Unidos, dos de los cuales presuntamente participaron directamente en la desaparición de 43 estudiantes en la ciudad de Iguala (sur), en cuyos alrededores se ha encontrado una nueva fosa clandestina. 

Honduras: Maestros protestarán este miércoles – El Heraldo, Honduras

La suspensión de varios directores de centros educativos de será el motivo que moverá a los docentes a protestar nuevamente en las calles de esa ciudad. 

Marchan sindicatos y estudiantes al Zócalo en solidaridad con Ayotzinapa – La Jornada, México

Sindicatos de la Unión Nacional de Trabajadores (UNT), se unieron con organizaciones estudiantiles para construir una gran movilización, en defensa de la presentación con vida de los 43 normalistas de Ayotzinapa que llevan más de un mes haber sido secuestrados. 

Nuevas detenciones por desaparición de estudiantes mexicanos –  La Voz del Sandinismo, Nicaragua 

La detención de otros cuatro sicarios del grupo criminal Guerreros Unidos,  entre los que se encontrarían dos presuntos responsables de haber recibido a un amplio número de los 43 estudiantes desaparecidos en Iguala, en el estado de Guerrero, fue informada por  el procurador General de la República (PGR), Jesús Murillo Karam. 

Educación, la mejor herramienta – La Estrella de Panamá, Panamá

El cocinero peruano Gastón Acurio afirma que la educación es la herramienta más importante para resolver las injusticias que ‘la suerte y la vida’ te ponen en el camino. 

El 40% de gays de América Latina sufre homofobia en la escuela –  El Comercio, Perú

Al menos el 40% de los homosexuales y el 65% de los transexuales de América Latina han sufrido violencia homofóbica en el ámbito escolar, según reveló hoy Mary Guinn Delaney, asesora regional en Educación para la Salud de la Unesco. 

Educación pública debe ser una causa nacional impostergable –  Diario La Jornada, Paraguay

El dato que aumentó la matriculación de estudiantes del nivel medio es de poca relevancia en un país como el nuestro, que requiere con urgencia con una educación pública de mayor calidad. 

La verdadera reforma educativa – El Nuevo Día, Puerto Rico

Pienso mucho en ellos. Pienso en los cientos de miles de niños sentados cada día, hora tras hora, en sus pupitres. 

Diez muertos y 31 heridos al accidentarse bus con estudiantes en Brasil –  Hoy, República Dominicana

Diez muertos y tres decenas de heridos dejó un accidente de tránsito la noche del lunes entre un camión y un autobús que transportaba a estudiantes liceales de excursión en Sao Paulo, informó el martes la policía militar. 

La otra brecha: entre oportunidades, silencio y esperanza –  El País, Uruguay

Existe una brecha en materia educativa cuyos datos son contundentes. Los logros escolares se presentan mayormente en sectores medios y altos, y en sectores vulnerables socioeconómicamente los resultados de desvinculación educativa son enormes y tímidos los esfuerzos para contribuir a eliminar tal situación. 

Educación + industrialización=país potencia – El Correo del Orinoco, Venezuela

“Enseñen, y tendrán quien sepa; eduquen, y tendrán quien haga…”, decía el maestro revolucionario Simón Rodríguez, quien en vida fue uno de los hombres más ilustres de nuestro continente americano. 

PESQUISA EDUCACIONAL

Uma análise da progressão dos aluos cotistas sob a primeira ação afirmativa brasileira no ensino superior: o caso da Unversidade do Rio de Janeiro – Alvaro Alberto Ferreira Mendes Junior (UCAM/UFF)

Indo ao encontro da literatura internacional, mostramos que há um hiato de desempenho em termos de coeficientes de rendimento médio acumulado entre cotistas e não cotistas.Também foi possível perceber que a diferença entre os grupos aumenta em cursos com maior nível de dificuldade relativa. 

INDICAÇÃO DO LEITOR

“Ciclo de debates sobre ensino médio: base nacional comum do currículo: que jogo é esse?” – Adriana Duarte – UFMG 

Convite e Programação do IX Seminário Visões do Vale – 04 e 05/11/2014– Dulcinea Teixeira Magalhaes – UFMG

Entrevista con la Dra. Alicia Civera quien es historiadora del DIE especialista en el tema de las normales rurales – René Medina

Participe do nosso boletim enviando sua indicação para o e-mail 

CONVITE AO LEITOR

Carta-convite aos Professores e Alunos da Pós Graduação em Educação

Gostaríamos de convidá-l@ a ler e a colaborar com o boletim Pensar a Educação em Pauta. Uma forma de colaborar com o boletim é indicando notícias, textos de opinião e pesquisas sobre educação que merecem ser divulgados. Outro tipo de colaboração é a produção de textos de divulgação de pesquisa ou de opinião sobre educação.  Nessa última modalidade, as colaborações podem ser ocasionais ou, o que muito nos alegraria, de forma sistemática. Neste caso você passaria a participar do nossa equipe de articulistas, ao lado de outros colegas do Brasil e de outros países da América Latina. Leia mais…

OPINIÃO DO LEITOR

Participe do nosso boletim enviando sua opinião ou comentário para o e-mail 

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: 
– Telefone: (31) 3409-5313

.
Coordenação – 
Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *