Ano 2 – nº 057 / sexta-feira, 12 de setembro de 2014

EDITORIAL

O IDEB e as políticas da educação

Na última semana quase tudo que se falou sobre educação básica no Brasil referiu-se aos dados do IDEB, recém divulgados pelo INEP. De um modo geral, pode-se dizer que permanecem as críticas sobre o fato do índice não ser suficientemente abrangente  para medir a qualidade da educação. Observa-se, também, a mesma utilização dos dados pelos meios de comunicação para produzir e enfatizar rankings e comparações entre estados, redes, escolas etc. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 08 de setembro de 2014
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Para o próximo programa convidamos Luiz Araújo, professor, doutor em políticas públicas em educação pela USP, na entrevista falaremos sobre o poder Executivo Federal.  Na segunda hora apresentaremos sons e literatura no ar, com Josiley Francisco e Marco Scarassatti. Teremos ainda agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

ENTREVISTA DA SEMANA
Eleições 2014 – O Executivo Estadual e suas atribuições para a Educação
Entrevistada: Marisa RibeiroTeixeira Duarte (FaE/UFMG) – EXCLUSIVO

PENSAR INDICA
O pensar indica dessa semana traz o XX Seminário da Infância na Ciranda da Educação.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Resultados do Ideb – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Desafios para garantir a formação inicial e continuada dos professores de educação infantil – Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO

Professor da Universidade de Pernambuco cria o Grupo de Intervenções e de Performances Poéticas (GIPP): a (in) utilidade da poesia em tempos difíceis – Vlader Nobre Leite – EXCLUSIVO

Carta de Minas pela Educação Infantil – Fórum Mineiro de Educação Infantil

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil investe mais no ensino superior do que no básico – Por Mariana Tokarnia – Portal EBC
No Brasil, as instituições públicas de ensino superior gastam quatro vezes mais por aluno do que gasta no ensino fundamental por estudante.

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AMÉRICA LATINA
El futuro y la ética del deseo – Página 12, Argentina
En ese marco, una mesa se dedicó a pensar las necesidades de la universidad en los próximos años y, también, las transformaciones en la agenda de la educación en las últimas décadas.

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PESQUISA EDUCACIONAL
A situação do ensino médio em Minas Gerais: uma análise do desempenho no município de Uberlândia – Roberto Valdés Puente, Andréa Maturano Longarezi, Orlando Fernández Aquino

O artigo discute a situação do Ensino Médio em Minas Gerais com o intuito de analisar os impactos das políticas públicas nacionais e estaduais no desempenho escolar desse segmento, em particular, no contexto do município de Uberlândia, a partir da análise de um conjunto de indicadores de qualidade da Educação Básica (abandono, aprovação, distorção idade-série, proficiência, formação de professores e condições de trabalho, etc.). 

OPINIÃO DO LEITOR

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
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E-mail: 
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Coordenação – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago 

EXPEDIENTE
Equipe Pensar a Educação em Pauta

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