Menu

Ano 2 – nº 048 / sexta-feira, 30 de maio de 2014

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 2 de junho de 2014

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, que vai ao ar no dia 02 de junho, o Diretor Executivo da Rádio UFMG Educativa, Elias Pereira dos Santos, vai falar sobre sua tese, intitulada “Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!”. Como sessão especial teremos educação e mídia, além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 26 de maio de 2014.

Tema: Centro de Apoio ao Deficiente Visual da UFMG 

Entrevistada: Vera Lúcia Moreira Nunes

Pensar a escola pública é reabilitar vínculo crítico fundamental entre teoria e prática – Portal Carta Maior

Repensar o problema da escola pública no Brasil apresenta-se como uma das tarefas maiores da esquerda. Em primeiro lugar, cabe notar que não há propriamente um projeto de escola, apenas um vazio.

Por que tanta gente no Enem? Porque as pessoas querem viver melhor – Blog Tijolaço

Daqui a pouco serão divulgados os números finais dos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. E devem ficar em torno de 9,5 milhões.Um milhão e setecentos mil acima das inscrições do ano passado. Mais de seis vezes o número de pessoas que se inscreveram há exatos 10 anos.

O futuro da USP – Jornal O Estado de São Paulo

O colapso financeiro da Universidade de São Paulo (USP) é o desdobramento de duas outras crises que a maior e mais importante instituição de ensino superior do País vem enfrentando há anos. 

Docentes de universidades federais aprovam indicativo de greve para junho – Portal UOL Educação

Os professores de universidades federais ligados ao Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) aprovaram um indicativo de greve nacional para o mês de junho. 

Procuradorias comprovam necessidade de rendimento satisfatório para renovação do Fies – Portal da Advocacia Geral da União

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não pode ser obrigado a prorrogar contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a estudantes com baixo rendimento acadêmico. Essa foi a defesa da Advocacia-Geral da União (AGU) acatada pela Justiça para impedir o aditamento indevido aos financiados, sem observar as regras do Ministério da Educação (MEC).

Brasil avançou em quantidade de alunos, mas deve em qualidade de ensino – Portal UOL

Em anos eleitorais como este 2014, os brasileiros já sabem que “educação”, “segurança” e “saúde” serão temas presentes em todas as campanhas, comícios, propaganda gratuita no rádio e na TV, redes sociais e nos midiáticos debates entre os candidatos. Porém, é preciso avançar muito nessa discussão.

Censo: 65% das escolas brasileiras não têm biblioteca – Jornal O Globo

Em três anos, parcela de unidades de ensino equipadas com espaços adequados para leitura passou de 33,5% para apenas 35%.

Dizer que o ensino depende só de dinheiro é uma desculpa – Jornal Folha de São Paulo

Discursos focados na importância de mais investimentos para melhorar sistemas educacionais são perigosos, porque podem oferecer uma escapatória aos profissionais menos eficientes.

Jorge Guimarães anuncia Capes África – Jornal da Ciência

O continente africano terá uma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: a Capes África. A novidade foi anunciada por Jorge Guimarães, presidente da Capes, durante a cerimônia de entrega da Medalha Henrique Morize, no dia 23, no Rio de Janeiro.

Educação um problema cultural e social? – Revista Gestão Universitária

A educação ajuda a pensar tipos de homens, estas são as palavras de Brandão (1993) quando se refere a uma educação que oferece uma qualificação e uma especialidade, uma formação de crença e idéias. 

Atenção à temática educacional – Revista Educação

É notório o crescimento da pesquisa em educação no Brasil nas últimas décadas, como atestam a ampliação de associações de pesquisa – em especial a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Ambientes de aprendizado precisam ser como um lar, afirmam especialistas – Portal Aprendiz

Há quem acredite que uma das soluções para os problemas da educação no Brasil esteja no reforço da disciplina e na rigidez das regras aplicadas no interior das escolas. Por outro lado, há também aqueles que defendem a ideia de uma escola mais democrática, onde as crianças possam circular livremente, andar descalças, subir em árvores e pintar as paredes.

Comissão de Educação fará debate sobre greve em universidades públicas – Portal de Notícias do Senado Federal

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (27) dois requerimentos para a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir as reivindicações de movimentos grevistas de trabalhadores de universidades públicas, iniciados em março deste ano.

ANUP informa: Durante seminário sobre os 10 anos do SINAES, debatedores cobram melhorias no sistema de avaliação do ensino superior – Portal da ANUP

A Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP esteve presente nesta terça-feira, 28, no seminário promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que discutiu os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Educação Científica precisa ser incentivada no Brasil, afirmam especialistas – Portal Agência Gestão CT&I

Incentivar a criação de uma educação científica no ensino básico do Brasil, com o objetivo de consolidar o conhecimento em ciências na juventude. A proposta foi debatida nesta terça-feira (27) por especialistas do setor, durante a reunião de comemoração do “1° Centenário de Confirmação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, no Brasil”, na Câmara dos Deputados.

Apostar na formação de professores é prioridade do MEC – Portal da Undime

Com um orçamento de R$ 112 bilhões para este ano, o ministério da Educação (MEC) tem entre seus focos a valorização dos professores. 

FNE quer a conclusão da tramitação do PNE até 31 de maio – Portal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Na última sexta-feira (23/05), o FNE (Fórum Nacional de Educação) divulgou Carta Aberta exigindo que a tramitação do PNE (Plano Nacional de Educação) seja finalizada até 31 de maio. 

Texto geral do PNE é aprovado, mas luta não acabou – Portal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Nesta quarta-feira (28/05), após intensa mobilização da sociedade civil, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei 8.035/10 que trata do PNE (Plano Nacional de Educação). 

 – PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –

Pedagogia como transferência cultural no espaço franco-suíço: mediadores e reinterpretações de conhecimento (1850-1900) – Alexandre Fontaine

Neste artigo pretende-se reavaliar a circulação dos conhecimentos pedagógicos no espaço franco-suíço. Metodologicamente propomos dar ênfase nas modalidades de passagem desses conhecimentos de um contexto cultural a outro, estudando os atores, os intermediários, bem como as inevitáveis transformações semânticas que, necessariamente, acompanham estes intercâmbios transnacionais. Salienta-se como os conhecimentos pedagógicos europeus, elaborados de maneira coletiva, são declinados diversamente segundo as especificidades locais. Neste sentido, trata-se de demonstrar que, ao se concretizarem as identidades, as especificidades nacionais são cada vez mais exaltadas por ocasião de exposições universais e os exotismos logo desvalorizados, até mesmo dissimulados em proveito de certo talento nacional. Neste texto procura-se contextualizar esta aparência enganosa de Sonderfälle, para pôr em evidência, de maneira vantajosa, a construção coletiva de uma pedagogia europeia mesclada.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo: Isabella Brandão

Produção: Luísa Marques

Site: Sandra Ribas

Divulgação: Priscilla Bahiense e Marcella Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *