Ano 2 – nº 044 / sexta-feira, 05 de maio de 2014

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 11 de maio de 2014

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. O próximo programa, será dedicado a Tese do mês. Convidados o Prof. Ailton Victor que vai falar de sua tese de doutorado intitulada”EDUCAÇÃO, LAZER E TRABALHO: Relações estabelecidas no interior de escolas de educação profissional e tecnológica”. Como sessão especial teremos o Cinema falado com Eugenio Magno, além da agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 28 de abril de 2014.

Tema: “Projeto Educação de Jovens e Adultos no Colégio Imaculada Conceição

“Entrevistados: Dorothy do Abaeté Andrade Neiva e Equipe da EJA.

Campolina passa por sabatina na SBPC – Portal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Na tentativa de dinamizar a área científica, uma dúzia de dirigentes de instituições científicas cobrou várias medidas ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, que se reuniu com a comunidade científica na quinta-feira, 17 de abril, pela primeira vez, desde que assumiu a pasta, há um mês.

Especialistas defendem ensino de cultura negra e indígena nas universidades – Portal Brasil

Na segunda-feira (28), o programa Brasilianas.org transmitido pela TV Brasil discutiu a aplicação da Lei nº 11.645, de 2008, que inclui no currículo oficial da rede escolar o ensino da cultura afro-brasileira e indígena. Os convidados ainda debateram a importância de se reformular a formação dos professores.

Pesquisa mostra que a ciência brasileira é dominada por homens – Jornal O Globo

O resultado de pesquisa do Programa Mulher e Ciência revela: no Brasil, apenas 22 pesquisadoras com menos de 40 anos estão no mais alto nível de bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contra 136 homens.

Comissão aprova direito de universitários aproveitarem disciplinas no caso de transferência – Portal da Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação aprovou, na última quarta-feira (23), o Projeto de Lei 4762/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que garante aos estudantes de nível superior o direito ao aproveitamento dos estudos, quando for feita a transferência para outro curso ou instituição.

Brasil tem 30% de suas escolas sem abastecimento de água – Jornal O Globo

O intenso processo de reestruturação da rede escolar, em muitos casos com redução no número de unidades em funcionamento, como O GLOBO mostrou ontem, ocorre em meio a um drama vivido por pais, professores e alunos: a falta de infraestrutura das escolas.

Projeto incentiva educação para além dos muros das escolas – Jornal O Globo

Um movimento aberto para ativar o potencial educativo das cidades. É com este mote que o movimento Mundial da Educação, criado no início do ano, está se mobilizando e expandindo suas atividades às vésperas da Copa do Mundo em várias cidades brasileiras.

Senado analisa projeto que cria programa de combate ao bullying – Portal Região Noroeste

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) examia nesta terça-feira (29) projeto que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying).

O golpe militar de 1964 e a interrupção do I Plano Nacional de Educação – a UnB e a contribuição de Anísio Teixeira – Portal da Universidade de Brasília

O professor Anisio Teixeira não pôde comemorar o segundo ano de instalação da Universidade de Brasília – UnB, naquele fatídico mês de abril de 1964. Foi apeado da Reitoria, oito dias depois do golpe em primeiro de abril. Os detalhes da invasão ao Campus por dois mil soldados e a ocupação da Reitoria foram muito bem descritos por Márcia Bodanzky, num vídeo publicado no Portal da UnB há alguns dias atrás.

Universidade de Coimbra vai usar Enem para selecionar alunos – Revista Veja

A Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais de Portugal, anunciou que aceitará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar brasileiros para os cursos de graduação.

Para garantir segurança do Enem, MEC cria comitê gestor de tecnologias da informação – Portal Bahia Notícias

O Ministério da Educação (MEC) criou nesta segunda-feira (28), o Comitê Gestor de Tecnologia, para aumentar a segurança em torno da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

YouTube Edu está em busca de professores talentosos – Portal Porvir

Professor, quer aumentar o alcance das suas aulas? O “YouTube Edu” pode ajudar. Durante o “Transformar 2014”, a empresa divulgou uma nova campanha para incentivar educadores que tenham talento e estejam dispostos a se tornarem conhecidos na web.

Censo escolar – Além do senso comum – Jornal Estadão

Em recente editorial, O Estado de S. Paulo tocou em duas questões vitais na educação: o ensino médio e o ensino de tempo integral. A avaliação do mérito merece debate.

Estudo mostra que pais brasileiros são os que mais valorizam a educação – Jornal GGN

Os pais brasileiros são os que mais apostam no gasto em ensino para garantir o sucesso dos filhos. Um estudo global elaborado pelo banco HSBC mostra que 79% dos entrevistados no Brasil acreditam que pagar pela educação é o melhor investimento que podem fazer para a próxima geração.

-ESPECIAL-

El Debate Educacional en el Chile actual: ¿Embates a la educación de Pinochet? – Por Felipe Zurita

Durante los últimos 40 años el sistema educacional de Chile ha sufrido una serie de transformaciones profundas que lo han llevado a convertirse en uno de los más radicalmente mercantilizados del planeta en el presente.

– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –

A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar – Dermeval Saviani

Após introduzir a abordagem da relação entre educação e luta de classes na sociedade atual, este artigo trata do significado do conceito de violência evidenciando a condição atual de um mundo regido pela violência que encontra justificativa no fascismo, definido como metafísica da violência. Em seguida aborda o problema da erradicação da violência na práxis social nas perspectivas do personalismo cristão (metafísica da não-violência), do existencialismo (concepção subjetiva da violência) e do marxismo (concepção objetiva da violência e da não-violência). Com base nessas análises explicita, na conclusão, a relação entre luta de classes e educação escolar na perspectiva histórico-crítica.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo: Isabella Brandão

Produção: Luísa Marques

Site: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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