Ano 1 – nº 032 / sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nota: O boletim “Pensar a Educação em pauta” entrará em recesso de fim de ano e terá suas publicações regularizadas a partir do dia 07 de fevereiro de 2013. Boas Festas!

 

‘Investir na 1ª infância tem efeito multiplicador sobre a educação’ – Jornal O Globo

“Para cada real investido na primeira infância, nós receberemos muito mais em troca. Melhorando a educação desde a base, cria-se um efeito multiplicador para todos os outros níveis de ensino, tanto o fundamental, quanto o médio e o superior” – explicou Néri.

Cresce no País número de domésticas que estão cursando o ensino superior – Tribuna da Bahia

Aquele velho perfil da doméstica, com baixa escolaridade e renda inferior a um salário mínimo por mês, está perdendo espaço para um novo perfil de profissional com  mulheres mais estudadas e conscientes do seu valor profissional. Uma pesquisa divulgada este mês pelo IBGE nacional mostra que o número de trabalhadoras domésticas que estão na faculdade cresceu 10% nos últimos três anos.

Na educação, Brasil tem motivos para celebrar e para se preocupar, diz jornalista – Jornal Folha de São Paulo

Ao topar com um gráfico comparativo da evolução educacional em 15 países ricos, a jornalista dos EUA Amanda Ripley, 39, viu sem surpresa, que, em meio século, quase nada mudou no desempenho medíocre dos alunos da nação mais rica do mundo. Mas lhe serviu como revelação a melhora apresentada em lugares como Finlândia e Coreia do Sul em apenas uma década.

Educação debate normas sobre admissão de títulos acadêmicos no Mercosul – Jornal da Ciência

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (10), às 10 horas, para debater o Projeto de Lei 1981/11, que estabelece critérios para a admissão de títulos de outros países do Mercosul para o exercício de atividades de docência e pesquisa em instituições de ensino superior do Brasil.

Professor e aluno usam site para criar mapas mentais – Portal Porvir

Os brasileiros costumam aparecer em posição de destaque nos rankings que elencam as populações que mais tempo passam navegando na web. Tamanha disposição para estar on-line faz com que tanto empresas já consolidadas quanto startups invistam constantemente em novas ferramentas e em espaços virtuais para esse público. Um dos mais recentes endereços web nesse cenário é a plataforma Examtime, que chega ao idioma português depois de ter sido lançada em inglês e em espanhol. Trata-se de um espaço para estudar on-line e que aposta na figura do estudante ou professor autor, aquele que já não se limita a somente consumir o que está na rede, mas também está disposto e interessado a criar e a produzir.

Governo amplia ensino formal sobre comunidades quilombolas – Portal Terra

A história e cultura das comunidades dos descendentes dos escravos africanos, os quilombolas, começarão a ganhar maior espaço na política educativa do Brasil após vários séculos de tratamento superficial nas escolas. Embora a presença dos quilombos tenha sido fundamental para escrever o passado e o presente do país, sua história muitas vezes não é conhecida em profundidade nem por suas próprias comunidades, distribuídas no interior do Brasil, sobretudo nas regiões nordeste e sudeste.

Capes: 60 programas de pós-graduação podem ser cancelados no País – Jornal O Povo

Formação dos professores, produção intelectual e infraestrutura estão entre os quesitos avaliados. A maioria dos programas concentra-se nas áreas de ciências da saúde e humanas.

Elite educacional do Brasil também fica entre as piores no Pisa 2012 – Jornal O Globo

Os maus resultados do Brasil na Educação não se devem apenas à má qualidade da escola pública ou ao baixo desempenho dos alunos mais pobres. A elite brasileira, quando comparada com a de outros países, também se sai muito mal no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), exame divulgado na semana passada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que compara o aprendizado de jovens de 15 anos de idade em 65 países em testes de Matemática, leitura e Ciências. Este ano, o foco da avaliação foi o conhecimento dos alunos na área de Matemática.

O Pacto Nacional do Ensino Médio – Jornal Zero Hora

Com o lançamento do Pacto pelo Ensino Médio, o país dá um passo importante rumo à garantia de um ensino mais identificado com as necessidades da juventude brasileira. Há um grande consenso sobre o estado de crise do Ensino Médio brasileiro, expresso principalmente nos altos índices de evasão e repetência. Surge desta constatação uma questão fundamental: o que leva praticamente um terço dos estudantes a ter seu sonho de vida abortado pela reprovação e abandono?

ONU: “Necessitamos que a educação nas escolas ensine direitos humanos” – Portal do Aprendiz

“Necessitamos que a educação nas escolas ensine direitos humanos e respeito mútuo e inspire as e os jovens a serem líderes a favor da igualdade.” É o que defende Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, sobre o papel do ensino na erradicação da violência contra mulheres e meninas. Na data em que se encerra a campanha “16 Dias de Ativismo”, que envolveu mais de 130 países em ações simultâneas em prol de maior comprometimento social para prevenir, punir e erradicar a violência de gênero, Nadine falou ao Portal Aprendiz sobre os desafios que o Brasil enfrenta para reverter a questão.

Brasil tem quatro universidades no top 100 de países emergentes – Jornal Estado de Minas

Somente quatro instituições brasileiras estão na lista das cem melhores universidades de países emergentes em levantamento inédito feito pela revista Times Higher Education (THE), uma das principais referências em medição da qualidade do ensino superior. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição do Brasil mais bem posicionada na lista, em 11º lugar.

Capes: 12% dos programas de pós-graduação brasileiros têm padrão internacional – Agência Brasil

Dos 3.337 programas de pós-graduação existentes no país, 406 (12%) têm padrão de qualidade internacional, conforme dados divulgados hoje (10) pelo Ministério da Educação a partir de avaliações feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 2010 e 2012. A avaliação usa escala de 1 (pior nota) a 7 (melhor nota). Os programas com nível internacional obtiveram pontuações 6 e 7.

Brasileiros buscam redes sociais para aprender idiomas online – Portal UOL

Que os brasileiros são figuras carimbadas em redes sociais não é novidade. Mas nós também estamos em grande número quando o assunto são as redes sociais de ensino de idiomas. São mais de 3,5 milhões de nativos brasileiros cadastrados na rede social Busuu, o maior grupo, e 2 milhões no Livemocha (segundo dados de 2012), também a maioria. Em outra grande rede social de ensino de línguas, a Italki, o Brasil não é maioria, mas soma 75 mil usuários, de um total de 1,5 milhão.

Francisco Soares – A amostra brasileira do PISA – Blog do Simon Schwartzman

Nos últimos dias tenho trocado algumas mensagens sobre a amostra do PISA.  Ontem baixei os micro-dados do PISA e, depois de uma proveitosa troca de emails com o Ruben Klein, gostaria de colocar as seguintes informações à disposição de todos como contribuição ao debate.

Na sala de aula, não! – Revista Carta Capital

Mais de 80% dos alunos admitem utilizar as engenhocas durante as aulas, o que interfere negativamente no seu aprendizado a ponto de piorar as suas notas, relata o estudo, publicado na edição digital do Journal of Media Education. Pelos questionários respondidos pelos alunos ficou confirmado: apenas 8% deles não usavam os aparelhos durante as aulas, 35% utilizavam de uma a três vezes ao dia, 27% utilizavam de quatro a dez vezes, 16% utilizavam de 11 a 30 vezes e 15% utilizavam os aparelhos durante as aulas do dia mais de 30 vezes.

Escola Digital estimula uso da tecnologia no aprendizado – Portal do Aprendiz

online Escola Digital disponibiliza Criada para facilitar o acesso de professores e estudantes a materiais educativos – que enriquecem as práticas pedagógicas e potencializam o uso qualificado de tecnologia na educação –, a plataforma o que chama de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) em diversas mídias: aplicativo móvel, animações, aulas digitais, infográficos, jogos, simuladores, vídeos e áudios, entre outros.

Preocupações com a educação da cidade – Jornal O Estado do Ceará

Passa ano, mudam governos e a educação da cidade continua ao deus- dará, sem perspectivas, sem alento, sem motivação. Pois não é que agora a prefeitura de Fortaleza resolveu fechar creches de tempo integral? E os pais, como ficarão? Que alternativa ficará para nosso povo? Além deste absurdo, agora também haverá fechamento de turmas onde escolas que oferecem todo o ensino fundamental ficarão em apenas uma modalidade, com uma visão meramente economicista da educação e com um sentido de segregação do ar atrapalhando a vida de todos, pois, em muitos casos meninos são levados às escolas por seus irmãos adolescentes que  funcionam como apoio às crianças até mesmo nos recados de professores aos pais ou possíveis problemas de aprendizado e indisciplina.

– NOSSOS ARTICULISTAS –

Noberto Dallabrida: “Anna Harger, a mulher que enfrentou Nereu Ramos”

A grande maioria dos textos desta coletânea focaliza a primeira expansão do ensino secundário no território catarinense, ocorrida na década de 1930, quando foram criados sete novos ginásios, um número significativo, pois, nas primeiras décadas de século XX, havia somente um colégio de ensino secundário oficial e regular. Durante o Estado Novo (1937-1945), quando foram suprimidas as chamadas escolas étnicas (alemãs e italianas), como parte integrante do projeto de nacionalização autoritária, nenhum ginásio fechou as suas portas.  Deve-se levar em conta que entre o ensino primário e o ensino secundário havia um fosso muito grande, sendo que o último nível de ensino era dirigido para as elites.

– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –

Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000 – Flávia Maria Teixeira dos Santos; Ileana María Greca

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre as metodologias e instrumentos de pesquisa usados nos artigos publicados nas principais revistas da área de ensino de ciências da América Latina no período 2000-2009. A partir destes dados, discutimos diferentes aspectos que podem ser úteis para melhorar a qualidade da pesquisa na área.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

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EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Editoração: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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