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Ano 1 – nº 029 / sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 25 de novembro de 2013

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 25 de novembro, vamos tratar do tema “Consciência negra na UFMG: Não é por uma semana. É por direitos.” Convidamos para a entrevista Franz Piragibe e Gilmara Souza, ambos do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Estão todos convidados a participar conosco! Teremos também a agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

A política interfere na educação – Jornal Estado de Minas

Quatro meses depois de a Prefeitura de São Paulo ter alterado o regime de aprovação da rede municipal de educação, acabando com o regime de aprovação continuada, dividindo o ensino fundamental em três ciclos e autorizando reprovações nas séries finais dos dois primeiros ciclos e em todas as séries do último ciclo, o governo do Estado de São Paulo anunciou uma política semelhante.

Mesmo com avanço pelas cotas, negros enfrentam racismo na universidade – Portal Terra

A luta pela valorização do povo afro-brasileiro, relembrada nesta quarta-feira, no Dia da Consciência Negra, ainda encontra obstáculos dentro da universidade.

Universidade Federal do Tocantins aprova sistema de cotas para quilombolas –  Portal Conexão Tocantins

O Conselho Superior da Universidade Federal do Tocantins (Consuni/UFT) aprovou nesta terça-feira, 19, resolução que determina o sistema de cotas para quilombolas no processo seletivo para os cursos de graduação da Instituição.

História negra, escola branca – Carta Capital

Os programas escolares brasileiros são racistas e o mito da “democracia racial” embaça os olhos da sociedade diante de conflitos étnicorraciais, afirma Amilcar Araujo Pereira.

MEC lança programa de bolsas no exterior para negros e índios – Jornal Estado de São Paulo

O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa de intercâmbio internacional para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

MEC começa a avaliar ensino de ciências em exames nacionais – Jornal O Globo

Até então fora das avaliações do MEC, o ensino de ciências na educação básica começa este ano a ser avaliado oficialmente.

Rigor nos vestibulares – Jornal Zero Hora

O aumento no número de vagas no Ensino Superior brasileiro provocou uma distorção que o governo se dispõe finalmente a corrigir, depois de um longo período de conivência com cursos de qualidade duvidosa.

 MEC dará bolsas para professores de ensino médio – Jornal O Popular

O Ministério da Educação (MEC) lança nesta quarta-feira, 20, um programa de bolsas de formação para professores do ensino médio com o objetivo de melhorar essa fase do ensino.

 Orçamento da educação cresceu 205,7% em uma década, afirma ministro – Correio Braziliense

“Na última década, o orçamento do Ministério da Educação cresceu 205,7%, ao passar de R$ 33,3 bilhões em 2003 para R$ 101,86 bilhões este ano.

 Enade muda para evitar distorções entre cursos – Jornal Estado de São Paulo

O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí é superior ao da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em Administração, a Federal de Viçosa e a unidade de São José dos Campos da Universidade Paulista (Unip) deixam para trás a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Presidente Dilma sanciona lei que cria as Universidades Comunitárias – Jornal Diário Catarinense

Semana histórica para o ensino superior catarinense: a Presidente da República Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/2013, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs).

Com Enem, dobra disputa por vagas nas universidades federais – Jornal Folha de São Paulo

A disputa por vagas nas universidades e institutos federais mais do que dobrou nos últimos quatro anos.

“Na escola, a homofobia é escondida pela tolerância mascarada”, diz pesquisadora – Portal IG

A violência nas escolas não é um fenômeno atual. As agressões verbais, físicas, a discriminação e o ciberbullying são situações comuns no ambiente educacional e refletem o que a sociedade machista ainda estabelece como norma: o aluno branco, heterossexual, de classe média e de religião católica que é aceito.

13 filmes que discutem racismo na educação – Revista Educação Integral

Consciência Negra. Dia em que se relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder de um quilombo,  que lutou incessantemente pela libertação de escravos e por uma sociedade digna.

Quem não concluiu o Ensino Fundamental tem uma nova chance – Jornal Correio da Amazônia

Quem espera uma segunda chance para concluir os estudos do Ensino Fundamental, terá a oportunidade de se inscrever no maior programa de inclusão social de jovens do Brasil, até a próxima sexta-feira (25), o Projovem Urbano, que acontece numa parceira entre o Ministério da Educação, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Democracia Racial – Portal Brasil Escola

No Brasil, a história de seus conflitos e problemas envolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material.

Educação e fascínio da fama – Revista Carta Capital

 Há pais que nutrem nos filhos falsos ideais: destacar-se como modelo numa passarela, tornar-se desportista de projeção, alcançar a fama como atriz ou ator.

Educação e fascínio da fama – Revista Escola Publica

Há pais que nutrem nos filhos falsos ideais: destacar-se como modelo numa passarela, tornar-se desportista de projeção, alcançar a fama como atriz ou ator.

Manifesto de professores pede escolas autônomas e questiona aprendizado no país – Jornal Estado de Minas

Escolas autônomas, ativas, igualitárias, de ensino integral, onde os alunos trilhem caminhos individuais de aprendizado

Violência na sala de aula: culpa dos pais ou da escola? – Jornal do Dia (Amapá)

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo.

No dia mundial da criança, ‘lei da palmada’ enfrenta impasse no Congresso – Portal BBC Brasil

 No dia em que se celebra do Dia Mundial dos Direitos da Criança, o projeto de lei 7.672, mais conhecido como a “lei da palmada”, que proíbe pais de aplicar castigos físicos nos filhos, enfrenta falta de interesse dos legisladores e segue à espera de aprovação no Congresso.

 – NOSSOS ARTICULISTAS –

Norberto Dallabrida:  Professoras Republicanas

No mundo ocidental, desde o final do século XIX, o ensino primário passou por um processo de feminização. Na Espanha, a presença expressiva de mulheres em escolas de ensino primário, como professoras e diretoras, deu-se mais tarde, na Segunda República (1931-1939) – momento histórico em que o gênero feminino foi socialmente valorizado, ganhando o direito ao voto.

 – PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA –

Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos – Patrícia Guimarães Vargas, Maria de Fátima Cardoso Gomes
O texto discute a influência do processo de escolarização no desenvolvimento mental e cultural de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) a partir de questões construídas no decorrer da pesquisa de mestrado intitulada Educação de jovens e adultos: novas práticas de leituras construindo novas identidades. O material empírico do estudo está situado nos relatos das histórias de vida e práticas de leitura dos estudantes de uma turma inicial de alfabetização de jovens e adultos da rede pública municipal de Belo Horizonte.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Editoração: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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