Ano 1 – nº 028 / sexta-feira, 14 de novembro de 2013

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 18 de novembro de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 18 de novembro, iremos transmitir o programa de rádio de dentro da FUNEC Ressaca, em Contagem, MG. Vamos conversar com os alunos, professores e demais servidores sobre a reabertura da FUNEC neste ano e também sobre os projetos desenvolvidos nessa unidade de ensino. Estão todos convidados a participar conosco! Teremos também a agenda educativa, sorteio de livros e muito mais! Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

RESULTADO DA CONSULTA ELEITORAL PARA ESCOLHA DO REITOR DA UFMG
Concluída às 3h40 desta quinta-feira, já incluídos os votos em separado, a apuração do segundo turno da consulta à comunidade que subsidiará a escolha do reitor e vice que vão dirigir a UFMG no quadriênio 2014-2017 apresentou o seguinte resultado: a chapa 2, formada por Jaime Arturo Ramírez e Sandra Regina Goulart Almeida, obteve 53,42% dos votos válidos, enquanto a chapa 3, composta por José Nagib Cotrim Árabe e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ficou com 46,58% dos votos.

Resultado do concurso “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil” será divulgado no próximo dia 18 de novembro
Os resultados serão divulgados na edição do Programa de Rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil (na Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM) no dia 18 de novembro de 2013 e serão publicados nos sites do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil e da Mazza Edições.

A educação em escombros – Jornal O Estado de São Paulo

Se ainda faltasse alguma prova da crise educacional brasileira, o novo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a escassez de pessoal para a construção seria mais que suficiente. Durante muito tempo as construtoras foram uma das principais portas de entrada para o trabalho urbano.

Reprovar não melhora ensino, afirmam educadores – Jornal Folha de São Paulo

As mudanças anunciadas ontem pelo governo estadual dividiram as opiniões tanto de pesquisadores quanto dos sindicatos da categoria. Para os críticos, a medida pode até piorar a situação na educação, pois a retenção eleva o risco de o estudante desistir da escola, apontam estudos na área.

Por que reprovar não funciona? – Portal UOL

A reprovação ganhou novo fôlego no debate educacional brasileiro. Em meados de agosto o prefeito do município de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou o programa “Mais Educação São Paulo”.

Histórias da ditadura que escola não contava – Jornal O Globo

As lições sobre a ditadura militar nas escolas de educação básica não estão mais restritas a simples descrição cronológica ou burocrática do período.

Pais e sindicatos de Brasília pedem ficha limpa para vagas de professor – Jornal Estado de Minas

Casos de comportamento suspeito e até abuso sexual por parte de professores em regime temporário na rede pública de ensino abrem da exigência da seleção e o acompanhamento rígidos tanto dos contratados por período como dos concursados.

A sala de estar como sala de aula – Portal IG

Em alguns países acima da linha do Equador, entre as diversas razões para se tirar o filho da escola estão convicções religiosas, o temor da violência no ambiente ou até mesmo a crença de que o professor não está preparado para educar as crianças de acordo com o que os pais têm como ideal.

A universidade e a transformação da sociedade – Jornal da Ciência

Os cidadãos brasileiros colocam em xeque há algum tempo o papel de nossas universidades. Exige-se maior compromisso com o desenvolvimento sustentável e transformação da sociedade.

“Brasil deve ir além do Ciência sem Fronteiras” – Portal da UNESP

John Bramwell tem mais de duas décadas de experiência como gestor do ensino superior no Reino Unido e há quatro anos atua como diretor e consultor de educação superior do British Council para as Américas.

Cristovam alerta para qualidade ruim do ensino básico e baixa qualificação da mão de obra – Diário de Pernambuco

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou em Plenário, nesta segunda-feira (11), a qualidade ruim do sistema de educação básica no Brasil. Ele mencionou editorial do jornal O Estado de S. Paulo sobre o recente relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a escassez de mão de obra qualificada para a construção civil.

O jogo político na Educação – Jornal O Globo

Vem aí a segunda Conferência Nacional de Educação (Conae). Vai acontecer em fevereiro, em Brasília. O ciclo preparatório terminou há uma semana com 11 mil propostas coletadas em 2.800 reuniões, com participação de 600 mil pessoas, segundo o Ministério da Educação. É recorde.

Mudança no piso dos professores será prioridade, diz Alves – Revista Exame

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez mais um aceno à agenda municipalista e prometeu dar prioridade a um projeto que troca o cálculo de reajuste do piso nacional do magistério. O objetivo é aliviar o caixa das administrações municipais.

A democratização do ensino e o ENEM – Portal UOL

Recentemente tivemos mais uma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que já se tornou uma prova tradicional para os estudantes de nosso país. A prova tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio. E colateralmente tem servido para acesso ao ensino superior.

As melhores escolas são as mais desiguais, afirma pesquisa – Portal IG

Uma pesquisa da Fundação Victor Civita (FVC) publicada neste mês analisou as notas de Matemática da Prova Brasil (avaliação que mede o aprendizado dos alunos da Educação Básica) nas escolas públicas urbanas e aplicou um questionário em 252 instituições, sendo 108 no município de São Paulo, 53 na cidade do Rio de Janeiro e 91 em outros municípios.

Congresso ameaça afastar crianças com deficiência do ensino regular – Portal UOL

Há um lobby em curso no Congresso Nacional que pode levar à segregação de estudantes com deficiência nas chamadas escolas especiais. Pesquisas científicas e a experiência mostram que os alunos com deficiência podem aprender mais em ambientes inclusivos.

 “As escolas das periferias deveriam ser muito melhores que as outras” – Portal Aprendiz

“As escolas localizadas nas periferias deveriam ser muito melhores que as outras”, defende o economista Haroldo Torres, um dos diretores da Fundação Seade. Presente no seminário “Desigualdades socioespaciais e escolares nas grandes cidades”, que aconteceu nesta quarta-feira (6/11), no Sesc Pinheiros, Torres acredita que as regiões periféricas, onde se concentram as áreas de vulnerabilidade social, precisam de mais investimentos do governo e, principalmente, de políticas públicas voltadas ao seu fortalecimento social.

7,6 milhões de estudantes brasileiros começam a fazer asprovas do Saeb – Jornal Tribuna da Bahia

Pelo menos 7,6 milhões de estudantes  dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil começaram, nesta segunda-feira (11/11), a fazer as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

– NOSSOS ARTICULISTAS – 

Norberto Dallabrida: Formação docente: Muita teoria?

“Quem educa os educadores”? – questão formulada por Karl Marx no século XIX –, com o intuito de refletir sobre a profissão docente na educação básica. Essa iniciativa é oportuna porque, atualmente, a formação inicial dos professores está no centro da pauta educacional.

– PESQUISA EDUCACIONAL EM PAUTA – 

A cidade pequena, a escola e o cotidiano interrompido – Mitsi Pinheiro de Lacerda 

O costume por organizar cortejos se sobrepõe à existência dos próprios grupos que os inauguram, no decorrer dos tempos. Desde a antiguidade, sociedades promovem cortejos públicos nos quais desfilam para si mesmas, sendo que, na atualidade, deparamo-nos continuamente com cortejos carnavalescos, cívicos, políticos, religiosos, culturais, educativos, temáticos, esportivos, fúnebres e tantos outros.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Editoração: Sandra Ribas

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *