Vol. 1, Nº 018 / Setembro de 2013 – sexta-feira, 06.

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 09 de setembro de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 09 de setembro, além do sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! V ocê também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”
O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.

É preciso democratizar a USP- Folha de São Paulo

Sua estrutura de poder extremamente conservadora impede que a Universidade de São Paulo deixe para trás o propósito de servir à elite paulista, com o qual foi criada nos anos 1930, e vise a universalidade, que deve ser sua essência. O estatuto universitário deve prever que docentes, estudantes e funcionários sejam consultados sobre a indicação do reitor.

‘Os três poderes têm que se unir mais pela Educação’ Portal Porvir
“É fundamental propor uma articulação maior entre o trabalho desenvolvido por municípios, estados e o governo federal e entre as diversas secretarias que compõem as máquinas de poder, para que o direito a uma educação de qualidade seja plenamente assegurado a todos.” Afirma a superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Anna Helena Altenfelder em entrevista ao Portal

‘A mediação do professor é o que faz diferença’ Portal Porvir
Pós-graduada em Mídias na Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fernanda Tardin, reúne textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas e jogos educacionais com o objetivo de munir seus colegas de ferramentas para enriquecer e diversificar o processo ensino e aprendizagem. Articuladora pedagógica do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, em Bom Jesus do Itabapoana – município com pouco mais de 35 mil habitantes no noroeste do Rio –, Fernanda criou o blog em 2009 com o propósito de compartilhar com seus colegas de escola algumas ideias de como usar a tecnologia em sala de aula.

Senado aprova MP que reestrutura carreiras de magistério Portal R7

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) a Medida Provisória 614/2013, que promove reajustes na reestruturação das carreiras do magistério superior em universidades e em instituições federais de ensino básico, técnico e tecnológico.

Reitores comemoram projeto que autoriza fundações firmarem contrato com entidades privadas Porta R7

Os reitores das universidades federais comemoram a aprovação pelo Senado Federal do projeto que autoriza as fundações de apoio à pesquisa a celebrar contratos com entidades privadas. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (4) na reunião do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). O Projeto de Lei de Conversão 18/2013 foi aprovado na terça-feira (3) e segue para sanção presidencial.

Reitores de universidades federais da Região Norte pedem programa para atrair e fixar doutores Agência Brasil

Reitores das universidades federais da Região Norte pedem ao governo a elaboração de um programa para atrair e fixar doutores. Sem esses profissionais, as instituições têm dificuldade em abrir programas de pós-graduação e não conseguem captar recursos suficientes para melhorar a estrutura para pesquisa. Sem esses profissionais, instituições têm dificuldade em abrir programas de pós.

Ministro da Educação negocia votação do PNE no Senado Agência Brasil Agência Brasil

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve no Senado nesta quarta-feira (4) negociando para que o PNE (Plano Nacional de Educação)seja votado o mais rápido possível. A matéria passou pela Câmara dos Deputados e atualmente depende de aprovação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e da CE (Comissão de Educação) do Senado.

Garoto autista de 14 anos se prepara para tirar o mestrado em física quântica Portal R7

Jacob Barnett tem apenas 14 anos e se prepara para concluir um mestrado em Física Quântica. A notícia já é supreendente o suficiente por se tratar de um estudante que ainda está no auge da adolescência. Mas se torna ainda mais ao saber que, quando tinha apenas dois anos, os médicos disseram que ele nuncda seria capaz de amarrar os próprios sapatos sozinho.

Novo curso gratuito da USP em portal de vídeos educacionais ensina a produzir artigos científicos Portal R7

O Veduca lançou neste mês um novo curso online gratuito em parceria com o professor e coordenador de nanomedicina na USP (Universidade de São Paulo), Valtencir Zucolotto. O curso “Escrita Científica” ensina como produzir artigos científicos. Desde que foi ao ar, cerca de mil pessoas já inciaram o curso na plataforma.

Feira gratuita apresenta 80 universidades americanas em São Paulo Portal R7

Feira EducationUSA acontece nesta quinta-feira (5), das 17h às 21h, no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento é gratuito e apresenta cursos de graduação, pós-graduação, doutorado, inglês e oportunidades de bolsas de estudos.  Mais de 80 universidades devem marcar presença.

Escola particular cobra taxa ilegal para matricular criança com síndrome de down Portal R7

Uma escola de educação infantil de São Paulo pediu à mãe de uma criança de dois anos, portadora da síndrome de down, o pagamento de um adicional na mensalidade para receber o menino. O valor seria utilizado na contratação de um profissional para acompanhar o menino durante o período em que estivesse na escola.

Senado aprova MP que exige título de doutor para professor na área federal Portal G1

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória 614/2013, que torna obrigatória a exigência de doutorado para ingresso na carreira de professor em instituições federais de ensino superior.

Quem se inscreveu pelo sistema de cotas terá concorrência maior na UFT Portal G1

Concorrência pelo sistema chegou a aumentar oito vezes. Medicina e Direito são os cursos mais procurados na universidade. Os candidatos da Universidade Federal doTocantins (UFT), que se inscreveram para o curso de Medicina vão enfrentar a maior concorrência do vestibular 2013/2 da instituição. O curso foi o mais procurado com 3795 inscritos, o que representa uma concorrência de 116,6 candidatos por vaga.

Entidade vê alunos nivelados após ingresso nas universidades pelo sistema de cotas Associação que representa federais sustenta que queda de rendimento temida com política de cotas não se verificou e avalia como positiva a oferta de mais vagas que o previsto em lei.

Questões do Enem vão ter ‘bunker’ para evitar fraudes Folha de São Paulo

A partir do próximo ano, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão elaboradas numa espécie de caixa-forte montada na nova sede do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.

Até 2016 universidades federais terão 50% de estudantes cotistas Portal IG

Com a Lei das Cotas, a política passou a ser obrigatória nas 59 universidades federais do país, que têm até 2016 para alcançar a reserva de metade das vagas para estudantes cotistas. O cientista político João Feres Júnior, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), diz que antes da nova lei 70% das universidades federais já adotavam algum tipo de ação afirmativa.

Entidade vê alunos nivelados após ingresso nas universidades pelo sistema de cotas Estado de Minas

Associação que representa federais sustenta que queda de rendimento temida com política de cotas não se verificou e avalia como positiva a oferta de mais vagas que o previsto em lei

Minas já destina mais vagas para a rede pública que o previsto em lei, e reserva pode aumentar

Com a Lei das Cotas em vigor, as instituições terão de ofertar em 2014 pelo menos 25% de suas vagas para alunos de escola pública, negros, pardos ou indígenas e com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio. Em Minas, a disputa pelas vagas de livre concorrência será ainda maior. Isso porque, em média, as federais do estado atingirão o índice de 32,4% de reserva  Do total de 32.968 de cadeiras das 11 instituições federais, 10.685 vão para o sistema de cotas sociorraciais – número que ainda pode aumentar em setembro. Se cumprissem os 25% determinados pela legislação, as instituições deveriam oferecer 8.843.

Royalties e a educação – Estado de Minas

A Câmara dos Deputados aprovou, em 15/8, a destinação de 75% dos royalties do petróleo do pré-sal para a educação. O que, aparentemente, constitui uma rápida e positiva resposta a uma das mais insistentes exigências observadas nas recentes manifestações públicas ocorridas em todo o país, na verdade, é bastante discutível.

Formação artística na escola básica – Estado de Minas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) obriga as instituições de Ensino de Educação básica a promoverem o desenvolvimento cultural dos Alunos por meio do Ensino da arte como disciplina curricular obrigatória desde 1996. Mesmo depois de tanto tempo de vigência, as Escolas ainda encontram dificuldades para adaptar sua grade às exigências da LDB.

Boletim Pensar a Educação em Pauta

EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: Isabella Brandão  e Marcella Franca
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *