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Edição 14 da Revista Brasileira de Educação Básica está no ar

Experiências em sala de aula, avaliações sobre aprendizagem, relação com alunos professores e a escola e mais assuntos integram a edição 14 da Revista Brasileira de Educação Básica

Nesse mês, precisamente no dia 14 de outubro, a RBEB completa três anos. Ao longo desse período foram 14 números publicados, diversos professores, pesquisadores, estudantes de licenciaturas compartilharam suas experiências e reflexões nos cerca de 200 artigos, relatos de experiência, textos de opinião.

Para comemorar, esse novo número a RBEB estreia duas Seções Especiais: Educação no Campo e Educar o Olhar. As seções criadas e gestadas na revista Presença Pedagógica agora fazem parte da RBEB onde vão estabelecer um conjunto de experiências e reflexões sobre a relação entre Cinema e educação e Educação no Campo.

O texto de estreia da Seção Educação no Campo Caminhos da educação do campo: um olhar a partir da Revista Presença Pedagógica – 2009 a 2018 de Leonardo Siqueira de Miranda, Luiz Paulo Ribeiro e Maria Isabel Antunes Rocha faz um apanhado do percurso da seção na revista Presença Pedagógica e das novas possibilidades. Já a estréia da Seção Educar o Olhar, apresenta o artigo Da iniciação à docência à iniciação ao cinema no PIBID – pedagogia: aprendizagem da atenção e repertório fílmico da Fernanda Omelczuk que apresenta dois eixos de ação para se pensar a importância das experiências de cinema junto a crianças dos primeiros anos do ensino fundamental.

Além das duas novas Seções Especiais, a já veterana Vocabulário da Educação apresenta o verbete Superdesignação de Professores, elaborado pela Marina Alves Amorim e Ana Paula Salej.

No artigo “Educação Integral: uma análise dos programas Mais educação e Novo mais educação no município de Bela Vista de Goiás” Deuzeni Gomes da Silva e Sônia Santana da Costa fazem uma análise sobre como a proposta de educação integral vem se materializando na unidade escolar e como os profissionais envolvidos a compreendem em sua prática pedagógica.

Adriana Oliveira Bernardes e Márcia Begalli se propõe, no artigo IPPOG-Masterclassesem escola pública estadual do Rio de Janeiro: a percepção dos alunos participantes, a analisar as percepções de alunos participantes do evento pensado para colaborar na discussão da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.

Já no artigo Os sentidos e os significados da docência na visão de alunos em formação docente em EAD, Simone Guimarães Custódio e Márcia Reis Pacheco, apresentam a pesquisa que investigou os sentidos e significados da docência que os alunos de EAD estabelecem a respeito das perspectivas e crenças que o indivíduo tem a respeito da prática docente. O professor Natalício de Souza Teles em seu artigo A mediação da aprendizagem segundo Reuven Feuerstein analisa uma prática pedagógica de um professor com um aluno em EAM.

Clécio Dias-da-Silva, Carmem Fernandes, Daniele dos Santos e Lúcia de Almeida são autores do texto Análise das concepções dos estudantes do ensino fundamental sobre as bactérias e suas relações com a saúde humana, onde analisam as concepções alternativas dos estudantes da educação básica a respeito das bactérias e sua relação com a saúde humana. Imagens deformadas em livros didáticos de Biologia é o artigo no qual Isabela de Oliveira Nogueira e Luiza Gabriela de Oliveira apresentam a pesquisa que buscou analisar se e como as imagens deformadas dos trabalhos científicos são apresentadas nos livros didáticos.

Vanessa Luciano Brito e Marize Damiana Batista são as autoras do artigo “Ensino de Geografia na EJA: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado”. O artigo busca identificar relações entre a Geografia a ser ensinada na escola e a Educação de Jovens e Adultos como dimensões que articulam o processo educativo.

A RBEB também conta com o vídeo “vamos conversar sobre a escola?”. No vídeo dirigido por Thiago Rosado, do Núcleo de vídeos do projeto, a equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil foram as ruas para conversar sobre a importância da escola. O vídeo é um esforço de aproximação com os sentidos que a sociedade estabelece com os temas mais importantes que atravessam a área. Além do vídeo Thiago Rosado e Lyndon Matos, estagiário da RBEB, produziram um texto de opinião onde estabelecem relação entre experiências e sentidos após a gravação do vídeo da edição.

Por fim a edição de número 14 entrevistou Gabriel Gonçalves Oliveira e Lérica Maria Mendes Veloso, autores do texto mais acessado da RBEB: Principais desafios na inclusão dos alunos com deficiência no sistema educacional. Na entrevista conversamos sobre Educação especial e inclusiva e sobre a relação dos autores com o tema.

Boa leitura a todos e até a próxima edição.

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