Educação em Debate, edição 192

Do primado da correção ao da inclusão – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
É no ambiente escolar que o sujeito da aprendizagem, com deficiência ou não, deveria encontrar seu lugar e conforto cognitivo.

Decisão do Supremo: perdemos quase todos(as)! – Luciano Mendes – EXCLUSIVO
O resultado de julgamento do STF de ontem é o coroamento de uma longa trajetória de investimento político do judiciário brasileiro nos últimos anos. E um investimento político com claro teor partidário, o que é muito pior.

O quê vocês já ganharam fazendo greve? – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Estamos na luta para não perder o conquistado. Para continuar conquistando. Para, depois de conquistado, continuar imaginando como melhorar nossas relações de trabalho e conquistá-las.

O Programa Bolsa Família e seus efeitos na educação – Amanda do Carmo Amorim Nadú – EXCLUSIVO
Apesar de o programa contribuir para elevar os anos de estudo entre crianças e nossos jovens pobres, esse resultado não é decorrente de uma melhora nos indicadores de performance escolar.

Salário de professor brasileiro é menor do que em outros países com o mesmo nível econômico – Raquel Angela Speck – EXCLUSIVO
A valorização da carreira docente por aqui não tem significado muito mais que um inciso de artigo na LDB nem mesmo mais quem uma meta do PNE.

Pensar a educação: sempre uma pauta nacional – Marilândes de Melo – EXCLUSIVO
Sobre a educação pesa a responsabilidade de (re)construção nacional, seja pela força cultural, seja desenvolvendo aptidões, inventividade e iniciativa que dela emanam.

Prática docente interdisciplinar: articulando diferentes teorias, saberes e fazeres – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Evidencia-se um posicionamento contrário à compartimentação do conhecimento em esferas vazias e disciplinas sem conexão com a realidade.

Andarilha dos sonhos  – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Ressignificar a ciência é como abrir portas para a compreensão do mundo e sua preservação consciente. Museus não são arquivos do passado… podem ser luz para um futuro saudável.

Ciência e Corrupção no Brasil – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna sobre educação do Jornal UFMG desta semana, o professor Marcus Taborda comentou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a relação entre as ciências exatas e humanas, em especial no entendimento da corrupção no Brasil.

Nota pública ANPEd – declaração de ministro da saúde sugerindo uso compartilhado entre UBS, UPAs e creches – ANPEd
Posicionamento sobre a declaração do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, propondo uso compartilhado das edificações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), construídas com recursos da União, de modo a serem também usadas para abrigar escolas, em especial, da educação infantil (creches).

Salário de professores: tema recorrente (e fundamental) da pauta – Jeduca
O piso salarial do Maranhão e, como pano de fundo, o debate sobre o financiamento da educação

O desmonte da escola pública e os efeitos da Reforma do Ensino Médio: exclusão, precarização, privatização, desresponsabilização do estado – MNDEM
As entidades nacionais abaixo relacionadas vêm a público se manifestar contra a precarização da formação das juventudes brasileiras, a privatização e o empresariamento da oferta pública de Ensino Médio e a desresponsabilização do Estado para com sua obrigatoriedade constitucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *