ED Nº 098 – 25/09/2015

Ano III – Edição 098 / sexta-feira, 25 de setembro de 2015 

Educação e Sociedade: tristes acontecimentos atuais Tiago Tristão ArteroEXCLUSIVO

Na LDB temos que a educação abrange os processos formativos, desenvolvidos na família, convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nas instituições de pesquisa, nas manifestações culturais, nas organizações da sociedade civil e nos movimentos sociais.

Projeto de Lei “Escola sem Partido”: um retrocesso nas conquistas democráticas e um duro golpe na educação e na profissão docente – Evelyn de Almeira Orlando EXCLUSIVO

O projeto tem como escopo estabelecer, entre outras coisas, uma neutralidade política, ideológica e religiosa ao mesmo tempo em que afirma a preponderância da famílias sobre a escola ao propor que o direito dos pais de exigirem que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.

Desperdícios de infância nos achadouros de Manoel Barros Sandro Vinícius e Joaquim RamosEXCLUSIVO

Manoel de Barros, com perspicácia, sabedoria e sensibilidade de quem se propõe a narrar a vida de meninos e meninas pelas lentes da poesia, percebe nas crianças a capacidade de fazerem o verbo se desgarrar da lógica, num misto de criatividade, ludicidade e mimese, levando-o, desse modo, a pegar delírio.

Nós e nossos vizinhos: sobre as relações acadêmicas na América do SulAlexandre F. Vaz EXCLUSIVO

Costumamos dizer que o Brasil não olha muito para seus vizinhos quando o assunto é ciência e tecnologia. Uruguai, Argentina, Colômbia, entre outros, não seriam adequadamente considerados em nossas investidas acadêmicas, tampouco se consultaria, com a frequência desejável, a produção científica dos países do Sul que majoritariamente falam espanhol.

“Cortes e fusões no campo d pesquisa” – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na ultima semana, boatos de uma possível fusão de duas grandes entidades de pesquisa brasileiras agitaram a comunidade Cientifica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apresentam importante função do ampara à pesquisa e inovação Brasileira. Na coluna Educação em Pauta, o professor Marcus Taborda e o Jornalista Vinicius Luiz  conversaram sobre os impactos de tal fusão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *