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Entrememórias – Parâmetros Curriculares Nacionais Lingua Portuguesa (1)

DOCUMENTO DA SEMANA – Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa

Entre as Memórias do Cedoc apresenta o Documento da Semana e reforça o seu convite a que os leitores e leitoras escrevam inspirados nesses excertos de memórias aqui apresentados.

O Documento da Semana é uma versão preliminar (datada de 1995) dos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa (PCN’s) e vem do fundo referente ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da FaE/UFMG. O CEALE foi criado em 1990 e tinha por objetivo abranger os grupos ligados à temática da alfabetização e ensino de Português, atuando em proximidade na qualificação de professores da rede pública, mantendo uma comunicação ativa com demais instituições do ensino superior e contando com professores das outras faculdades da UFMG. Em linhas gerais, o setor desempenha atividades referentes à pesquisa, ações educativas e da publicação no campo que lhes cabe, assim seu rico acervo está alocado em parte junto ao Cedoc e  em parte com a Biblioteca da FaE.

Em um acervo reconhecido a nível nacional na área do Letramento não impressiona que encontremos uma versão dos PCN’s que precede sua publicação oficial pelo MEC no ano de 1997. O texto surge num contexto de demanda em oferecer ao professor um referencial de ensino que respeitasse suas concepções pedagógicas e levasse em consideração a pluralidade da cultura brasileira, incumbido então de uma tarefa complexa e que, ainda hoje, já posta sua efetivação enquanto aporte teórico, divide opiniões.

Este exemplar conta, inclusive, com anotações manuscritas infelizmente pouco legíveis, mas que nos permitem inferir que o texto ainda estava sendo discutido e criticado entre seus autores, assessores e consultores que acumulam experiência nas áreas da Pedagogia, Psicologia, Linguística e Desenvolvimento Humano. Assim, entende-se que a elaboração dos PCN’s, que já ultrapassa seus 20 anos de publicação, se deu como fruto de um debate aprofundado e com o intuito de formar, sob uma base mais equânime, os estudantes de todo o Brasil.


Imagem de Destaque: Arquivo CEDOC

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