Crianças No Computador – Freepik

Dicas de entretenimento para a quarentena

Matheus Augusto de Araujo

Com a chegada da epidemia do Covid-19 no Brasil, governos de diversas cidades brasileiras recomendaram para aqueles que tivessem a oportunidade que fizessem a chamada quarentena voluntária. Em algumas outras cidades como São Paulo e Belo-Horizonte, os governantes já emitiram decretos que fecham diversos tipos de estabelecimentos para conter a disseminação do novo vírus. Portanto, estando muito tempo em casa com a família e muitas vezes com crianças,  o grande desafio que surge é como se manter entretido por tanto tempo. E foi pensando nisso, que reunimos nessa lista algumas recomendações de filmes, livros, cursos, exposições e outras atividades culturais para se fazer remotamente nesse período de isolamento.

Museus e Galerias

Diversas galerias e museus no mundo inteiro fecharam como medida para ajudar a conter o novo vírus. Porém, isso não significa que você não pode visita-los nesse período. Diversos museus pelo mundo oferecem visitas virtuais gratuitas em seus sites, além de dar a oportunidade de se observar o acervo através dessa ferramenta, alguns ainda disponibilizam opções de visita guiada pelo espaço. Veja abaixo a lista de alguns museus para visitar sem sair de casa:

Museu Nacional do Brasil – Rio de Janeiro

Apesar de estar em processo de reconstrução depois do incêndio que aconteceu em 2018, ainda é possível explorar as galerias do Museu graças ao Google Artes & Culture. Nele, além de poder observar diversas peças e espaços dentro e fora  do museu, ainda é possível ouvir uma narração sobre as peças.

Museu Van Gogh – Amsterdã

O museu que possui o maior acervo do pintor holandês Vincent Van Gogh, também possui uma opção onde é possível ver suas galerias em 360º.  Também  é possível ouvir curiosidades e informações sobre o pintor e seus quadros (infelizmente, essa opção só está disponível em inglês).

Museu da Casa Portinari – São Paulo

O museu fica na casa onde o pintor Candido Portinari nasceu e cresceu fica localizado em Brodowski em São Paulo. Além de poder se observar as obras do pintor, também é possível interagir com diversos móveis e objetos que foram utilizados por Cândido no decorrer de sua vida.

Museu do Louvre – Paris

Talvez o museu mais conhecido do mundo, casa da Monalisa, da Vênus de Milo e diversas obras de extrema relevância para a história da arte e do mundo. O museu do Louvre possui um tour virtual onde é possível visitar os mais diversos períodos e estilos artísticos.

Filmes e Séries

Os filmes e séries também são uma excelente alternativa para proporcionar diversão para você e sua família inteira. Vale ressaltar que alguns serviços de streaming e operadoras de TV por assinatura vão liberar o sinal para diversos canais fechados nesse período de quarentena. A GloboPlay irá liberar por 30 dias muitos programas do seu catálogo infantil para não assinantes. Já entre as operadoras que irão liberar canais estão a OiTv, Claro TV, NET, Vivo TV e Sky TV. Veja abaixo algumas dicas de filmes e séries para assistir nesse período:

Detetives do Prédio Azul – GloboPlay

Uma boa alternativa para as crianças e aproveitando o sinal aberto da GloboPlay é a série Detetives do Prédio Azul, que conta a história de três amigos, Pippo, Sol e Bento, que vivem num prédio muito antigo e que tem a função de desvendar diversos mistérios que aparecem no prédio, para isso, eles formam o grupo chamado Detetives do Prédio Azul. A série conta com 11 temporadas e 169 episódios.

Meu amigo Totoro – Netflix

Outra opção para as crianças é a animação japonesa Meu amigo Totoro, que esta disponível no serviço de streaming Netflix. O filme conta a história de uma garota chama Mei, que através de um portal no seu quintal conhece Totoro, um  espirito da Floresta. Sua mãe está no hospital e ao tentar fugir de casa para visitar a mãe, ela se perde na floresta encantada e Totoro a ajuda na sua jornada de volta para casa.

Onisciente – Netflix

Para aqueles que gostam de distopias, a série brasileira Onisciente é uma boa escolha. A série que é dos mesmos criadores de 3% conta a história de Nina, uma hacker que vive numa cidade onde todos são vigiados 24 pro drones individuais. Após um assassinato misterioso, ela tem o desafio de fazer a investigação sendo vigiada 24h por dia. A série possui 1 temporada de 6 episódios.

Expresso do Amanhã – Amazon Prime Video

O filme de Bong Joon-Ho (ganhador do premio de melhor diretor no Oscar 2020), conta história de um experimento que buscava freiar o aquecimento global do errado, e uma nova era do gelo domina o planeta. Os últimos sobreviventes disso são os passageiros de um trem chamado Snowpiercer, e que nunca para. Os ricos e os mais pobres vivem em situações muito distintas dentro do trem, e um dia quando os mais pobres se rebelam eles acabam por descobrir muito segredos sobre aquela máquina. O filme está disponível na plataforma Amazon Prime Video.

Cursos

Fazer cursos como hobbie ou como uma forma de se qualificar mais para quando o trabalho voltar a funcionar normalmente, também é uma boa forma de usar o seu tempo nesse período. Existem diversas plataformas online onde é possível fazer cursos de qualificação, nas mais diversas áreas, algumas tendo inclusive a emissão de certificado. Confira abaixo algumas plataformas para se estudar:

SEBRAE

O SEBRAE oferece mais de 100 cursos gratuitos à distância em sua plataforma, todos com emissão de certificado, muitos desses cursos ligados à áreas como Marketing, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo.

Coursera

O coursera é uma das maiores plataformas de curso online no mundo. É através dela, que diversas Universidades e empresas disponibilizam seus cursos online, a USP, por exemplo. Nela é possível encontrar cursos que vão desde costura, até Física Quântica. Os cursos são gratuitos, mas infelizmente para a emissão de certificados é necessário fazer o pagamento de uma taxa de US$ 29.

Canal USP
O canal do Youtube da USP também possui diversas aulas de mais de diversas disciplinas de graduação e pós.

ProEnem
Para aqueles que estão se preparando para o Enem e outros vestibulares, o cursinho preparatório, ProEnem abriu uma turma gratuita especial de Seg. à Sexta de 8h às 13h. As aulas serão ministradas no canal do projeto no horário definido acima e além de aulas expositivas, eles também farão correções de questões e diversas dicas para as redações.

Contação de História
Pensando nas crianças alguns canais de contação de histórias online, estarão fazendo lives ao vivo durante esse período todos os dias. Confira abaixo:

Fafá Conta
O canal da Fafá Conta, têm lives contando histórias todos os dias, sendo ás segundas, quartas e sextas às 10h30, e às terças e quintas às 16h30. No Instagram e em seu canal do Youtbe.

Mariane Bigio
Ela fará a Quarenta Interativa onde todos os dias ás 18h. Ela faz oficinas, música e contação de histórias, através de seu Instagram.

Mãe que Lê
A escritora Emilia Nuñez têm lives todos os dias ás 11h em no seu instagram: Mãe que Lê.

Marina Bastos
A contadora de história Marina Bastos tem transmissão de contação de história todos os dias às 12h30.


Imagem de destaque: freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *