Cultura como ferramenta Emocional de um Povo

Mariana Borchio

Recentemente tive a oportunidade de ser atravessada por um redemoinho.

Sim, um redemoinho que me levou da pandemia ao movimento. Ou seria, da pausa ao Sacy?

Sim, Sacy, Mito Vivo, não a imagem aprisionada.

Com Sacy voltei no tempo: resgatei algo da minha história e da história do povo Brasileiro. Da Nossa História. Mas para além disso, que para mim foi fundamental, inspirada pela curiosidade das crianças descobri algo: a Cultura deve ser transmitida Viva, não como imagem fixada ou encenação.

Tal qual matemática, português, ciências… CULTURA deve ser ferramenta, ou seja, um conhecimento construído e cheio de significado e não deslocado da vida. O aprendizado atravessa o nosso corpo para produzir conhecimento sim mas, o mais importante são as ferramentas emocionais e afetivas que desenvolvemos ao longo desse processo.

Tem um campo do saber que nos enche experiências e desafios emocionais: a Cultura e, sem ela, a Educação não consegue ser Integral. Porque à Educação também cabe revitalizar¹ a Cultura. Só assim poderemos proporcionar às Crianças uma Educação Integral.

O que a Educação pode fazer agora?

Muito!

(Mapeamento Sócio – Afetivo – Emocional, Mapeamento de Interesses e Possibilidades de laços Sociais, falo um pouco disso no Protocolo Escolar Covid-19²)

Mas, uma das suas funções mais importantes: desvelar a base de uma Educação Arapuca que justifica uma Escola Gaiola³.

Felizmente contamos com a ajuda do Sacy.

 

¹Agradeço à Marlette Menezes pelo significante e por transformar o meu olhar, fonte: “Sacys: representatividades do Mito Brasileiro como ferramenta de reinvenção

²BORCHIO, M. Protocolo Escolar Covid-19: Educação Infantil e Fundamental.

³“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
Rubem Alves


Imagem de destaque: pch.vector

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