Ciência e Tecnologia n.96

FAPESP e a internacionalização da pesquisa paulista – Agência fAPESP

Celso Lafer destaca como a atuação da Fundação contribuiu para consolidar a pesquisa feita no Estado de São Paulo no cenário mundial de ciência, tecnologia e inovação. Lafer, que deixa a presidência da FAPESP após oito anos, fala sobre importantes conquistas no período

Decreto presidencial retira do FNDCT responsabilidade por organizações sociais– Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Decreto assinado nesta semana pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, transferiu do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para a administração direta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) dotações orçamentárias destinadas a contratos de gestão da Pasta com organizações sociais, no valor total de R$ 693 milhões.

Como fazer ciência em tempos de crise – FAPEAM

Em entrevista concedida à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, o Medico Veterinário, mestre e doutor em Biologia Celular e pós- doutor em Fisiologia da Reprodução, membro ativo da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC) e atual diretor-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Luiz Renato de França falou sobre ciência no atual momento de crise no País.

Governo lança Inova Goiás – FAPEG

O governo do Estado de Goiás lançou o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – Inova Goiás. O objetivo da inciativa é reunir investimentos e ações voltadas ao incentivo da inovação em todo o Estado, melhorando a competitividade por meio da integração entre a academia, o setor produtivo e as instituições governamentais.

‘A FAPESP fez 120 acordos para se internacionalizar’, diz Celso Lafer – Jornal Estado de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Celso Lafer tomou posse da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no dia 26 de setembro de 2011 e encerrou seu mandato dia 7 de setembro. Ele fez um balanço dos seus 8 anos a frente da instituição e apresenta a internacionalização como sua principal conquista.

Secti abre seleção para contratação de Cientista Chefe do Parqtel – FAPESQ

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Paraíba abriu recrutamento externo de seleção para o cargo de cientista chefe do Parque de Eletroeletrônico e Tecnologias Associadas- Parqtel. A contratação do gestor técnico é um importante passo no projeto de requalificação desenvolvido no parque. Duas comissões internas e uma externa, com participação de empresários do setor, trabalham atualmente na elaboração das novas estratégias de atuação do Parqtel. O objetivo é transformá-lo num “hub de inovação” em Pernambuco, uma área de apoio e desenvolvimento de processos inovadores em Eletroeletrônica e afins.

SBPC tem Secretarias Regionais divididas em seis áreas no País – Jornal da Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) conta para a nova gestão – julho de 2015 a julho de 2017- com 15 secretários regionais, distribuídos em seis áreas no território brasileiro. Os secretários são eleitos pelos associados da SBPC e sua função é representar a sociedade nos Estados circunscritos em suas áreas.

Em defesa das universidades públicas – SBPC

A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência apresentam manifesto para alertar para a situação crítica vivenciada neste momento pelas Universidades públicas.

Fapesp é ‘ilha num mar de problemas’, diz José Goldemberg – Jornal Estado de São Paulo

Novo presidente da fundação paulista diz que fomento à pesquisa não será afetado pela crise econômica, apesar da queda na arrecadação de impostos impactar seu orçamento. Goldemberg é presidente de honra da SBPC

Mais transparência nas pesquisas científicas – Jornal Estado de Minas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentou na terça-feira, dia 8, sua adesão ao documento “Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica”, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e ao manifesto “Ciência e Criacionismo”, da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). A Fapemig foi a primeira Fundação de Amparo à Pesquisa do Brasil a assinar os dois documentos.

Cinco eventos científicos movimentam o Distrito Federal no mês de setembro –FAPDF

A FAPDF vai apoiar a realização de cinco eventos científicos no Distrito Federal neste mês de setembro. Desde agosto, outros cinco eventos técnico-científicos já haviam sido apoiados pela FAPDF. O apoio foi concedido por meio do Edital 02/2015 que está com as inscrições abertas até o próximo dia 19 de setembro e financiará eventos técnico-científicos a serem realizados no DF, durante o período de agosto de 2015 a fevereiro de 2016.

Sociedades científicas debatem sobre o financiamento da pesquisa e a crise nas universidades – Jornal da Ciência

Representantes de 38 sociedades científicas reuniram-se na sede da SBPC, em São Paulo, para analisar as restrições ao financiamento da pesquisa científica, a crise financeira e política nas universidades, e a proposta da Base Nacional Comum da Educação.

Com ajuste fiscal, agências de pesquisas cortam seus principais editais e preocupam cientistas – Jornal O Globo

As pesquisas científicas no Brasil vêm sofrendo com o reajuste fiscal do governo em 2015, a ponto de estudiosos já fazerem previsões de um futuro nada promissor nesse campo. Os cortes no Orçamento, que já vinham atingindo diferentes programas de financiamento acadêmico, vitimaram também um dos principais editais de pesquisa nacional: a Chamada Universal, que está sob o guarda-chuva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

MCTI estuda aperfeiçoar o funcionamento dos núcleos de inovação tecnológica– Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Identificar e reconhecer as potencialidades e os gargalos dos núcleos de inovação tecnológica (NITs) para a promoção do desenvolvimento nacional. Com esse objetivo, o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Adalberto Fazzio, reuniu os coordenadores dos quatro arranjos de NITs das unidades de pesquisa do Ministério, nesta quarta-feira (9), em Brasília (DF).

Fapes seleciona propostas para concessão de Taxa de Pesquisa – FAPES

Estão abertas as inscrições para pesquisadores concorrerem ao edital de Taxa de Pesquisa do Governo do Espírito Santo. Podem participar da seleção pesquisadores com título de doutorado, ou equivalente, que já sejam bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de

acordo com as normas do edital. O prazo para se inscrever segue até o dia 30 de setembro.

FAPESP e a internacionalização da pesquisa paulista – Agência FAPESP

Em seu discurso de posse como presidente da FAPESP, em 26 de setembro de 2007, Celso Lafer falou sobre a importância da Fundação no desenvolvimento da pesquisa no país e da comunicação como tradutora no diálogo entre a cultura humanística e a cultura científica. Disse, na ocasião, que a chave da qualidade e do bom funcionamento da FAPESP estava alicerçada em três fatores: a autonomia, o repasse de recursos realizado com pontualidade pelo Poder Executivo e a interação constante da Fundação com a comunidade acadêmica. E destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento da pesquisa brasileira e do próprio país.

Comunidade científica posiciona-se contra punição de gestores na Lei de Responsabilidade Educacional – Jornal da Ciência

Em um novo debate sobre a criação da Lei de Responsabilidade Educacional, promovida pela comissão especial que analisa o Projeto de Lei nº 7420/2006, a comunidade científica defendeu uma legislação propositiva, com metas e caminhos, para obtenção de uma educação básica de qualidade. Defendeu, porém, uma lei sem punições e judicialização aos gestores educacionais, ao contrário do que propõem juristas, alguns especialistas e parlamentares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *