Ciência e Tecnologia n.93

O que está errado no modo como a imprensa aborda a ciência – Zero Hora
Cientista transforma pesquisa negligente em notícia reproduzida no mundo todo e põe em xeque os mecanismos de divulgação científica da mídia.

Pesquisa científica no Brasil é menosprezada – FAPEMIG

Cristina Bonorino, professora e pesquisadora 1C do CNPq, escreve sobre a importância de se investir no conhecimento.

Em Defesa das Universidades Públicas – Jornal da Ciência

Em manifesto, SBPC e ABC alertam para a situação crítica vivenciada neste momento pelas universidades públicas.

Ministros celebram potencial de cinco acordos em pesquisa e inovação –Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o vice-ministro alemão de Educação e Pesquisa, Georg Schütte, firmaram, nesta quinta-feira (20), cinco acordos bilaterais para estimular a cooperação em bioeconomia, pesquisa marinha e terras-raras, garantir a continuidade da parceria em torno do Observatório de Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês) e lançar editais conjuntos em educação e ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O ato de assinatura integra a agenda da visita da chanceler Angela Merkel ao Brasil.

Inpa e Capes realizam treinamento regional do Portal de Periódicos – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizaram, durante dois dias, treinamento regional para uso do Portal de Periódicos da Capes. A atividade teve como objetivo mostrar as interfaces e as ferramentas disponíveis no portal, aproximando a ferramenta das instituições.

Aldo Rebelo defende a inovação como ferramenta para ampliar a competitividade – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O ministro Aldo Rabelo concedeu entrevista à revista Locus, publicada no número 79, de julho de 2015, que discute a inovação

Brasil tem verba para pesquisas, mas problemas com gestão – Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

O Brasil possui cientistas de ponta e é afetado por boa parte das doenças negligenciadas do mundo, como a dengue e Chagas, o que facilita o desenvolvimento de estudos. Então, por que o País ainda não é uma referência na produção de fármacos para essas enfermidades? A resposta pode ser a necessidade de melhorias na gestão de trabalho, como a integração entre pesquisadores de diferentes áreas.

Nomes para a presidência da FAPESP são definidos – Agencia Fapesp

Realizou-se no dia 12 de agosto de 2015 a reunião do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo que definiu a lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado para a escolha do seu novo presidente.

MCTI e Unilever Brasil assinam acordo para sustentabilidade na produção – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O MCTI e a Unilever Brasil assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos e produtos mais tecnológicos e sustentáveis e o uso mais eficiente de matérias-primas e recursos naturais.

Inovação é o motor da competitividade no mundo, afirma Aldo – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O ministro palestrou na abertura da Reunião Anual de Pavimentação e Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), em Foz do Iguaçu (PR). Segundo ele a inovação é o motor que assegura a competitividade das economias em todo o mundo.

 

Pesquisas em tecnologia assistiva geraram mais de mil produtos no País – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

As pesquisas brasileiras em tecnologia assistiva, financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e parceiros, geraram aproximadamente 1,5 mil produtos tecnológicos para a área nos últimos anos.

UFSC e Sapiens Parque assinam acordo para implantação de parque científico-tecnológico – Universidade Federal de Santa Catarina

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Sapiens Parque S/A assinaram, na manhã da quinta-feira, 13 de agosto, termo de cooperação para a implantação do Parque Científico-Tecnológico da UFSC.  O acordo começou a ser discutido no segundo semestre de 2012 e foi elaborado por uma comissão bilateral. A cerimônia foi realizada na sede do Inpetro, no Sapiens Parque, em Canasvieiras.

Pesquisa científica no Brasil é menosprezada – Jornal Zero Hora

Cristina Bonorino, professora e pesquisadora 1C do CNPq, escreve sobre a importância de se investir no conhecimento

USP abre sindicância para investigar contratos de fundação – Jornal Estado de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) abriu uma Comissão Sindicante para apurar as denúncias reveladas no domingo, 16, pelo Estadão de que a Fundação de Apoio à USP (Fusp) contratou empresas de professores em projetos com parcerias com órgãos públicos. A reitoria também convocou o Conselho Curador da Fundação para uma reunião extraordinária para “determinar as providências cabíveis no âmbito da Fusp”.

MCTI abre processo de seleção para Direção do Insa – Instituto Nacional do Semiárido

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu início hoje, dia 17 de agosto de 2015, ao processo de seleção para direção do Instituto Nacional do Semiárido  (Insa),  que será realizado por um Comitê de Especialistas, nomeado pelo ministro Aldo Rebelo. Os candidatos interessados poderão enviar suas cartas de inscrição até o dia 16 de setembro de 2015.

Ciência, transcendência e inovação são debatidos em seminário gratuito – PUC-RS

A relação entre ciência, transcendência e inovação estará em pauta no 10º Seminário Internacional Universidade, Inovação, Ciência e Transcendência, nos dias 26 e 27 de agosto na PUCRS. O evento é aberto ao público e tem entrada franca, com inscrições limitadas. Na palestra de abertura, o tema Criacionismo, evolução e a compatibilização entre ciência e religião será abordado pelo professor Kenneth Miller, da Brown University, dos Estados Unidos. Pesquisador da área de Biologia, Miller é conhecido por ser católico convicto e contrário ao criacionismo, ideia de que Deus criou o mundo em sete dias. Por outro lado, o cientista é um estudioso da evolução das espécies e defende que a religião não precisa ser oposta à ciência e, por essa relação, recebe destaque mundialmente.

Suzana Herculano-Houzel: “Fazemos ciência no Brasil em condições miseráveis”– Revista Época

Neurocientista brasileira de grande reconhecimento internacional, Suzana Herculano-Houzel chefia um grupo de pesquisa composto por 15 cientistas, no chamado Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Todo o glamour, porém, cai por terra quando Suzana explica as “condições miseráveis” com que tem feito ciência no Brasil. “Trabalho na Science? Bacana. Mas deixa eu contar como a gente fez isso. Só fazendo mágica”, disse ela, ao conceder entrevista à Revista Época.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, diretor da Fiocruz Amazônia ressaltou importância de pesquisas para desenvolvimento da região – Fundação Leônidas e Maria Deane

O diretor do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Sérgio Luiz Bessa Luz, destacou, em debate na Câmara dos Deputados, em Brasília, a importância da produção de conhecimentos científicos que colaborem para o desenvolvimento tecnológico da Amazônia, principalmente na área da saúde, e em estabelecer estratégias de desenvolvimento das pesquisas.

O que está errado no modo como a imprensa aborda a ciência – Jornal Zero Hora

Em março deste ano, o biólogo e jornalista John Bohannon convenceu parte significativa da mídia internacional de que o consumo, em doses moderadas, de chocolate amargo aumenta a eficácia de dietas para emagrecer. Usando uma versão germanizada de seu nome, “Johannes”, ele assinou um estudo sobre o assunto, publicado em periódico científico. O escritor e jornalista especializado em divulgação científica Carlos Orsi fala sobre o relacionamento confuso da mídia e da ciência.

UFMG sedia conferência internacional de comunicação científica em Enfermagem – Noticias UFMG

Organizações e pesquisadores comprometidos com a divulgação do conhecimento e inovação na área da Enfermagem se reunirão na UFMG, nos dias 10 e 11 de setembro, para a Conferência Internacional de Comunicação Científica em Enfermagem.

Investimentos em CT&I são prioritários para economia do Brasil, diz Dilma Rousseff – Ministerio da Ciência, Tecnologia e Inovação

A presidenta Dilma Rousseff anunciou a ampliação da cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha. Em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, onde ela recebeu a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, Dilma destacou os investimentos bilaterais em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) como sendo prioritários para o aumento da produtividade da economia no Brasil.

Aldo defende integração da América Latina para avanço tecnológico – Ministerio da Ciência, Tecnologia e Inovação

Os países da América Latina devem unir esforços e recursos para inovação. A avaliação foi expressa pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, em palestra na Comissão de Educação do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), no Senado Federal, nesta quinta-feira (20).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *