Ciência e Tecnologia n.92

Brasil e Paraguai assinam acordo em ciência, tecnologia e inovação – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

“A elevação da CT&I entre os vizinhos é um objetivo importante e desejável. Devemos fazer dessa reunião um marco das nossas relações, com cronograma, prazos e metas para nossas ações.”

Ciência e pesquisa dependem de continuidade, diz Aldo em Porto Alegre – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Políticas de apoio à pesquisa só podem ser verdadeiramente chamadas como tal se tiverem “sentido de permanência”. A opinião é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, que participou de seminário promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a fim de ouvir demandas, percepções e expectativas de associações, empresas, lideranças políticas, parques tecnológicos, parlamentares, prefeituras, pesquisadores, secretários de governo e universidades locais.

Capes divulga resultado do edital de programa de parques tecnológicos – Ministerio da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou o resultado do Programa Estágio Pós-Doutoral PCTI – Parques Tecnológicos. O benefício é voltado para a inovação tecnológica na área de gestão e desenvolvimento de ambientes de inovação instalados no país.

Simpósio e Diplomação dos Novos Membros Afiliados da ABC – Regional São Paulo – Academia Brasileira de Ciência

O Instituto de Física Universidade de São Paulo recebeu o Simpósio e a cerimônia de diplomação dos Novos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências da Regional São Paulo, na tarde do dia 6 de agosto.

FAPESP participa de debate sobre impacto social da ciência – Agencia FAPESP

Representantes da FAPESP participaram do 1º Colóquio de Pesquisa Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Campinas (SP), que discutiu estratégias para promover e mensurar o impacto das pesquisas científicas na sociedade.

Evento de premiação da produção científica do CIn/UFPE – Centro de informática UFPE

Como parte das comemorações pelos 40 anos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, será realizado no dia 18 de agosto a edição 2015 do Evento de premiação da produção científica do CIn/UFPE. Como já acontece todos os anos a premiação é realizada pela Secretaria de Pesquisa e Projetos, em parceria com o C.E.S.A.R, e premia os professores do Centro pelas publicações de artigos no ano anterior em periódicos de nível A1, A2 e B1, segundo classificação da CAPES.

Evento estimulará a participação de mulheres na área da Ciência e Tecnologia – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Com o objetivo de estimular maior participação de mulheres da região amazônica na área da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (ICOMP/UFAM) realizará no próximo dia 21 de agosto no Studio 5 Centro de Convenções, o ‘Cunhantã Digital’. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio da Amazon Advanced School on Software Quality (AASSQ).

Inscreva-se no concurso “luz, ciência e vida” – FAPEMIG

Para celebrar o Ano Internacional da Luz, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou um concurso para estimular a produção de textos de caráter científico ou cultural com o tema “Luz, ciência e vida“. Podem participar os estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, professores e alunos das escolas de Educação Básica do Estado de Minas Gerais.

Acre trabalha para entrar na agenda nacional de ciência e tecnologia – CNPq
Após sediar a 66ª edição da Reunião Anual da SBPC em 2014, o Acre deu um importante passo para entrar na agenda nacional de ciência, tecnologia e inovação. Além de atores locais que trabalham diretamente na produção e na educação científica do estado, os acrianos contam com uma voz muito atuante em prol do desenvolvimento científico da região, o Deputado Sibá Machado, relator do projeto que cria Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovado no mês de julho na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal para apreciação.

Aumenta o investimento em C&T no Brasil – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Os indicadores mais atuais apontam que, de 2012 para 2013, houve um incremento de 12% nos dispêndios nacionais em P&D e Atividades Científicas e Técnicas Correlatas.

Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC ‘Para Mulheres na Ciência’ no Brasil divulga as sete cientistas vencedoras – Academia Brasileira de Ciencias

A L’Oréal Brasil anuncia as sete vencedoras da 10ª edição do “Para Mulheres na Ciência”, ; o programa é único programa brasileiro voltado às mulheres cientistas, realizado em  parceria com a UNESCO no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

Nota de Repúdio ao artigo “Is SciELO a Publication Favela?” de autoria de Jeffrey Beall – SciELO
Biblioteca eletrônica de periódicos científicos brasileiros, SciELO, manifesta-se contra blog do bibliotecário norte-americano que publicou texto acusando o portal de ser uma “favela de publicações”. Plataforma solicita aos editores de revistas brasileiras que expressem seu apoio e assinem o documento de repúdio

Resultado do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – CNPq

O Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivos estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Projeto do Insa capacita comunidades rurais em produção audiovisual e promove difusão científica – Instituto Nacional do Semiárido

O Semiárido em Tela, coordenado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é um projeto voltado à pesquisa, capacitação, registro e difusão da ciência por intermédio do cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *