Ciência e Tecnologia n.69

Divulgação científica em educação e saúde: desafios contemporâneos – Priscilla Bahiense, Bernardo Jefferson de Oliveira, Luciano Mendes  – EXCLUSIVO

Ainda que as ciências naturais tenham uma grande predominância quando se pensa em divulgação científica, há, hoje em dia, um claro esforço em promover outras áreas do conhecimento e  tecnologias sociais como expressões da cultura cientifica.

CNPq aprova a criação de Diretoria para as áreas de Ciências Humanas e Sociais– Equipe do Pensar a Educação em Pauta – EXCLUSIVO

Segundo o prof. Luciano Mendes de Faria Filho, representante da comunidade acadêmica no Conselho, essa Grande Área reúne mais de um terço de toda a comunidade acadêmica nacional e a criação da diretoria virá fortalecer e dar maior especificidade ao trabalho que hoje é realizado pela DEHS. 

Bolsistas do Programa de Comunicação Científica apresentam pesquisas em Colóquio Internacional – Jornal da Ciência

“Durante o Colóquio, os bolsistas falarão sobre os desafios de se produzir uma revista para a plataforma digital, tanto na linguagem jornalística quanto na visual. Não se trata apenas de mudar de plataforma, mas de inovar em uma linguagem e formas de interagir com o público por meio de ícones, galerias de imagens, vídeos e recursos gráficos, ação pioneira da FAPEAM”, disse Carlos Fábio Guimarães.

Desafios da USP aos 80 anos – Por Karina Toledo – Agência Fapesp

Conciliar a necessidade de expansão com o fortalecimento dos núcleos de excelência já existentes; incentivar a internacionalização e a interdisciplinaridade de forma a aumentar o impacto de sua produção acadêmica. Esses são alguns dos desafios que a Universidade de São Paulo (USP), que completa 80 anos de fundação, terá de enfrentar nos próximos anos.

SBPC critica projeto de lei sobre ensino do criacionismo – Jornal da Ciência

Segundo a bioquímica Helena Nader, crenças devem ser ministradas em disciplinas de religião, a critério dos sistemas de ensino, conforme a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Maurício Tuffani).

Boas Notícias para a ciência brasileira – Por Ronaldo Mota – Jornal Gazeta de Alagoas

Estudo recente da respeitável consultoria internacional Thomson Reuters mostra que o Brasil avançou de forma significativa nas duas últimas décadas, saindo da 23a posição e atingindo a 13a no ranking de publicações científicas.

Ministro Paim destaca importância de debate sobre futuro da extensão – Jornal da Ciência

“O encontro nacional permitirá reconhecer o trabalho que já foi feito desse importante programa e discutir os aspectos fundamentais para a contínua construção da extensão universitária no Brasil”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *