Ciência e Tecnologia n.121

Projetos compartilham suas experiências na XV Jornada de Extensão da UFMG  – Thayse Carvalho Menezes – EXCLUSIVO
Bolsistas, voluntários e professores se reuniram no campus Pampulha em evento promovido pela Proex no dia 11.

Fapemig comemora 30 anos e homenageia pesquisadores – Yolanda Assunção 

Na cerimônia do dia 19 de maio, a homenagem reconhecida como “Amigo da ciência, amigo da FAPEMIG” será entregue a personalidades com o objetivo de reconhecer o trabalho e o compromisso com a área da CT&I por meio da dedicação, colaboração e/ou trabalhos realizados para a FAPEMIG

Manifesto contra fusão do MCTI com Comunicações – SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com outras 13 entidades, enviaram em 11 de maio manifesto conjunto ao vice-presidente Michel Temer, contra a fusão entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério das Comunicações. O texto afirma que a decisão é “uma medida artificial que prejudicaria o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País”.

Ministério de Ciência e Tecnologia pode se transformar em ‘puxadinho’, alerta Lasier – Agencia Senado

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Lasier Martins (PDT-RS), lamentou nesta terça-feira (10) a fusão dos ministérios de Ciência e Tecnologia e de Comunicações.

Fusão de ministérios é confirmada, apesar de desaprovação da comunidade científica – Jornal da Ciência

Pasta unificada entre MCTI e Ministério das Comunicações será comandada por Gilberto Kassab; Marco Antonio Raupp, ex-ministro de CT&I, vai chefiar secretaria para fazer elo com cientistas.

Em defesa de uma política de estado para a Cência a Tecnologia e a Inovação – ABC

Manifesto assinado pela ABC e pela SBPC critica a fusão dos ministerios de Comunicaçãoes e Ciência, Tecnologia e Inovação

Cortes previstos por Temer em ministérios viram alvo de críticas – Folha de São Paulo

Presidente da SBPC, Helena Nader, criticou a falta de diálogo: “Ninguém foi procurado. É um mau sinal”

O Ministério da Ciência incorporou ou foi incorporado ao das Comunicações? – Portal Direto da Ciência

O dia 11 de maio começou com uma incerteza sobre o destino a ser dado para dois ministérios, o da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o das Comunicações no quase certo como vindouro governo Michel Temer (PMDB). A imprensa já anunciou a fusão das duas pastas — tendo como titular Gilberto Kassab (PSD), ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro das Cidades —, mas não está de acordo sobre qual delas terá maior peso institucional.

Ciência, democracia e universidade – Boletim UFMG

Defender o regime democrático como princípio essencial para o desenvolvimento do ofício científico passa fundamentalmente pela promoção das oportunidades de formação superior para um incontável contingente de pessoas antes privadas de tê-las, sem resultar no perecimento da qualidade de ensino e aprendizagem.

A ciência brasileira aos trancos e barrancos – Com Ciência

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), escreve para a revista ComCiência

Cultura corporativista estimula a fuga de cérebros – O Globo

A clássica proposta de solução de problemas no setor público apenas pela via financeira, o que funciona como interdição de debates sobre melhorias de gestão e adoção de novos tipos de regulação, se torna mais ainda preponderante numa crise fiscal como a que abala o País.

Crescem críticas de cientistas a Temer por fusão de ministérios – Direto da Ciência

Cresceram ontem as críticas da comunidade científica ao vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) por seu plano de fundir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações. Na semana passada (6/5), ele já havia sido alertado a evitar essa fusão pelos presidentes da Academia Brasileira de Ciências ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que assinaram o manifesto “Em defesa de uma política de Estado para a ciência, a tecnologia e a inovação”.

Últimos dias: Diagnóstico da popularização da ciência na América Latina e no Caribe – Jornal da Ciência

Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) convida todas as instituições da região que realizam atividades de popularização da ciência para participar desta iniciativa. O prazo final para responder à enquete é dia 15 de maio.

A crise e os tropeços científicos no Brasil: Alckmin, ‘fosfo’, Suzana Herculano e ministro criacionista – Folha de São Paulo

Artigo do repórter Gabrial Alves discute recentes eventos polêmicos no campo da Ciência.

De perto todo cientista é normal – O Globo

Perfil de grandes cientistas do Rio de Janeiro desfaz preconceitos em torno da vida e das praticas do mundo dos pesquisadores

O setor privado, por conta própria – Carta Capital

“O Brasil avançou muito e tem uma ciência de bom nível, mas em inovação ainda estamos mal. Quer dizer, nem tudo aquilo produzido pela ciência é convertido em prática. Muito disso pode ser melhorado só com um ambiente de planejamento”, diz Helena Nader, presidente da SBPC.

Fapes firma parceria internacional para que capixabas desenvolvam habilidades em comunicação científica – FAPES

As instituições podem apresentar propostas para sediarem uma série de cursos presenciais de curta duração para o desenvolvimento de habilidades em

comunicação científica para pesquisadores de qualquer formação acadêmica até o dia 27 de junho.

ABC comemora seus 100 anos no Museu do Amanhã – ABC

No dia 3 de maio de 2016 foi realizada a abertura da Reunião Magna da ABC, em uma edição especial comemorativa do seu centenário. O evento reuniu diversas autoridades, Acadêmicos e parceiros da ABC.

Vice-presidente da SBPC destaca as conquistas dos cem anos da ABC e a importância de planejar o futuro da ciência no Brasil – Jornal da Ciência

“Nós cientistas temos a enorme responsabilidade de prover a ciência que o Brasil necessita para a sua inserção nessa nova Revolução Industrial”, disse Vanderlan Bolzani, em discurso na aula magna que celebrou o centenário da Academia Brasileira de Ciências.

“Ao invés de cortar, o Brasil deveria investir em P&D para sair da crise”, afirma o novo presidente da ABC – Jornal da Ciência

O físico Luiz Davidovich é o novo presidente da Academia Brasileira de Ciências. Ele substitui o matemático Jacob Palis, que ficou à frente da entidade por nove anos.

Especialistas debatem expansão do conhecimento científico para regiões brasileiras – Agência Câmara

Encontro pretende facilitar a aplicação do conhecimento científico produzido pelas universidades em ações e projetos que valorizem potencialidades microrregionais brasileiras.

Paulo Artaxo recebe Prêmio Almirante Álvaro Alberto e dedica às populações locais da região amazônica – Jornal da Ciência

O físico Paulo Artaxo foi homenageado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia. A premiação, considerada a mais importante honraria da área, foi realizada durante a solenidade de posse de 28 novos membros da ABC, e do seu novo presidente, Luiz Davidovich, no dia 4 de maio, na Escola Naval do Rio de Janeiro.

Luiz Davidovich é empossado presidente da ABC – ABC

O Acadêmico Luiz Davidovich, físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o novo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A transmissão do cargo aconteceu durante a cerimônia de posse dos novos membros titulares e correspondentes da ABC, na noite de 4 de maio de 2016, na Escola Naval, Rio de Janeiro.

Ufac e Impa fecham parceria para cooperação científica – Ufac

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) assinaram nesta segunda-feira, 9, um protocolo de intenções para cooperação técnico-científica entre ambas as instituições.

Estudante do Mato Grosso vence concurso para logomarca da SNCT – MCTI

Na votação promovida pelo MCTI pela internet, imagem recebeu mais de 48% dos votos e vai inspirar identidade visual de cartazes, paineis e panfletos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

Desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas – Nossa Ciência

No Artigo, o presidente Fábio Guedes Gomes e diretor executivo de Ciência e Tecnologia João Vicente Lima, da Fapeal, traçam um panorama da CT&I no estado de Alagoas.

Unidade Pedra Branca será sede de Reunião da SBPC – Unisul

A Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC)formalizou o convite para a Unisul sediar a próxima Reunião Regional. Em visita ao Campus Grande Florianópolis, a presidente da entidade, senhora Helena Nader, agendou o evento para outubro, ao longo da Semana de Integração Docente e Discente, promovida tradicionalmente pelo Campus.

MCTI abre consulta pública para regulamentação do Marco Legal da CT&I – MCTI

Lei sancionada em janeiro de 2016 quer acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do país, aproximando o setor produtivo das universidades.

Freio na inovação: pesquisa perde fôlego no Brasil com cortes – O Globo

Suspensão de investimentos e uso de ministério como moeda de troca prejudica setor; “O futuro é pequeno para países dependentes de commodities. E é isso o que somos hoje”, afirma Helena Nader, presidente da SBPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *