Menu

Ciência e Tecnologia n.118

Aprovada a resolução sobre ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais – Abrasco

Em carta enviada à comunidade científica, o pesquisador Luiz Fernando Dias Duarte destaca avanços e brechas abertas pela resolução.

Pesquisadores usam matemática da relatividade para descrever cristal líquido – Agencia FAPESP

O material tem a aparência de um mosaico formado por segmentos de elipses, parábolas ou hipérboles. Sua estrutura, que intrigou os físicos durante um século, foi desvendada por meio da invariância de Weyl-Poincaré.

Parque tecnológico requer geração de conhecimento, avalia coordenador – MCTI

Jorge Campagnolo representou o MCTI em audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal que debateu o Parque Tecnológico de Brasília.

Ciência pode ajudar a reduzir impacto de fertilizantes nitrogenados no meio ambiente – Agência FAPESP

Tema será abordado em Escola São Paulo de Ciência Avançada promovida pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, em São Pedro.

Estudo possibilita conhecer e preservar diversidade genética da seringueira – Agência FAPESP

Pesquisadores brasileiros, em colaboração com colegas da França, analisam mais de mil exemplares da planta disponíveis em bancos públicos de germoplasma na América do Sul.

Livro do Cetem aborda a metodologia de crowdsourcing – MCTI

Publicação estará disponível para consulta aquisição em meio físico e em meio digital a partir do mês de maio. Obra é da pesquisadora-colaboradora da instituição, Carmem Lucia Branquinho.

Arquivado MS impetrado contra lei que autorizou uso da “pílula do câncer” – STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), não conheceu e determinou o arquivamento do Mandado de Segurança (MS) 34145, impetrado pela Associação Médica Brasileira (AMB) contra a Lei 13.269/2016, que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”, por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.

CNPq: 65 anos promovendo o conhecimento e o desenvolvimento do Brasil – MCTI

CNPq é a casa das ideias, diz o presidente HernanChaimovich. Para secretário do MCTI Eron Bezerra, agência carrega o conhecimento e a CT&I como ferramentas de desenvolvimento.

Aprovada a resolução sobre ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais – Abrasco

Em carta enviada à comunidade científica, o pesquisador Luiz Fernando Dias Duarte destaca avanços e brechas abertas pela resolução.

CNPq divulga nome do vencedor do Prêmio Álvaro Alberto deste ano – MCTI

Premiação será concedida ao físico Paulo Eduardo Artaxo Netto. Cerimônia de entrega desta e de outras láureas acontecerá no dia 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

Cientistas franceses buscam parceria com pesquisadores do Museu Goeldi – MCTI

Em visita à instituição científica mais antiga da Amazônia, delegação francesa reconheceu a importância do Goeldi para a elaboração de políticas públicas.

SBPC Indígena será realizada em um conjunto de Ocas durante a 68ª Reunião Anual – Jornal da Ciência

Segundo o coordenador da Comissão Executiva Local do evento, foram os próprios indígenas da comunidade que deram a ideia: “Eles veem isso como um símbolo de fortalecimento da presença deles na universidade”.

Cientistas elaboram explicações para efeitos neurológicos da zika – Folha de S. Paulo

Após pior parte do surto, cientistas elaboram explicações de como o vírus poderia ter efeitos neurológicos tão intensos.

Dispensador automático de larvicida vence prêmio de inovação contra o Zika –Agência FAPESP

Projeto foi escolhido na categoria “Solução mais Implementável” no concurso ZikaInnovationHack-a-thon, nos Estados Unidos. Equipe desenvolvedora contou com a participação de três brasileiros.

O desafio de publicar com qualidade – Boletim UFMG

Ciclo de qualificação de editores de periódicos da UFMG foi aberto com palestra sobre as novas regras adotadas pela SciELO.

Chamada pública irá financiar projetos em rede para recuperação da bacia do rio Doce – FAPEMIG

18/04/2016As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 11.250.000,00

Bernardete Sousa: “No nordeste, temos um déficit no investimento em pesquisa” – Nossa Ciência

Em entrevista concedida ao portal Nossa Ciência, a professora titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Bernardete Sousa, fala de suas pesquisas, do contato com seus alunos de graduação e pós-graduação e dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação no Nordeste.

Vagas abertas nas unidades Uaitecs do interior de MG – SECTES MG

Os alunos interessados em aprender idiomas ou tecnologia da informação têm até o final do mês de abril para se inscrevem. Os polos da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), distribuídos em todo o interior do Estado, ainda disponibilizam vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *