Ciência e Tecnologia n.109

MCTI terá comitê voltado à promoção da igualdade de gênero – MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai criar um comitê interno para discutir a promoção da igualdade de gênero nas políticas da área.

Oswaldo Luiz Alves vence prêmio de reconhecimento Zeferino Vaz da Unicamp – ABC

Anualmente, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, homenageia os pesquisadores em Regime de Dedicação Exclusiva (RDIDP), que mais se destacaram, com o prêmio de reconhecimento Zeferino Vaz. Em 2015, pela segunda vez em sua carreira, o vencedor do prêmio foi o Acadêmico Oswaldo Luiz Alves. A primeira vez foi em 1996.

Proposta do marco para ciência e tecnologia recebe apoio em seminário internacional – Agência Senado

Pesquisadores, representantes do governo e da indústria defenderam nesta terça-feira (8), em seminário internacional promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a imediata aprovação do Projeto de Lei da Câmara 77/2015. Eles avaliam que a proposta, que está na Ordem do Dia do Plenário do Senado, vai ajudar a desfazer várias amarras que entravam o desenvolvimento da inovação no país.

Inovação não avança em país com economia fechada, diz sócio da Natura – Portal UOL

Mais do que de políticas setoriais específicas, a indústria brasileira precisa de um investimento eficiente em inovação para que possa crescer de forma sustentável, avalia o copresidente do conselho de administração da Natura, Pedro Passos.O empresário, um dos fundadores da Natura, fez esta declaração durante o seminário “Estratégias legislativas para o investimento privado em ciência, tecnologia e inovação”, em Brasília.

Biblioteca Henrique Morize, no Mast, recebe arquivo bibliográfico da Academia Brasileira de Ciências – ABC

Para oferecer ao público o acesso ao seu arquivo literário, a ABC cedeu seu acervo de obras científicas à biblioteca Henrique Morize, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do Observatório Nacional.

Pesquisa da UFMG sobre tratamento hepático vence Grande Prêmio Capes de Tese 2015 – Noticias UFMG

O pesquisador Pedro Elias Marques Pereira Silva foi o vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese 2015 na categoria Ciências Biológicas I, com estudo que descobriu fenômeno associado à lesão hepática e propõe tratamento inovador, baseado em nova classe de medicamento.

SBPC une-se a outras 16 instituições para formar Aliança em Defesa do Marco Legal da CT&I – Jornal da Ciência

O documento que anuncia a iniciativa destaca a necessidade de acelerar a aprovação do PL nº 77/2015 e o consenso sobre a importância de modernizar o Marco Legal para assegurar o avanço da ciência, o desenvolvimento tecnológico e o estímulo à inovação.

Suspensão da Lei do Bem impactará empresas inovadora – Agência Gestão CT&I

As empresas brasileiras e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) que investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) vão terminar o ano de 2015 apreensivos. A Medida Provisória 694/215, que suspende os benefícios concedidos pela Lei do Bem , pode virar o ano sem ser analisada pelo Congresso Nacional. Com isso, conforme determina a MP, a partir do próximo ano as empresas deixarão de excluir do lucro líquido os percentuais aplicados em P&D.

Sem Lei do Bem, empresas iniciam demissão em massa de cientistas da área de P&D – Convergência Digital/UOL

Pelo menos 100 especialistas  que estavam trabalhando na área de Pesquisa e Desenvolvimento de indústrias de TIC, em função da Lei do Bem (11.196/95) – muitos repatriados para tocarem projetos de Inovação – já foram demitidos em função de o governo manter a decisão de cortar o benefício fiscal em 2016.

“A universidade precisa de uma rede de apoio social” – Jornal da Ciência

Em ano de preparação para sediar a 68ª Reunião Anual da SBPC, o reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho fala sobre o projeto de integrar a universidade à sociedade que a acolhe e sustenta.

Investimentos em tecnologia podem aumentar no Norte, Nordeste e Centro-Oeste – Agência Câmara

Câmara analisa proposta que aumenta para 50% o repasse mínimo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para essas regiões.

Brasil e EUA firmam parceria em inovação – MCTI

Representantes de empresas, instituições de pesquisa e desenvolvimento e agências financiadoras assinaram memorando que visa à superação de desafios tecnológicos e à geração de negócios.

Capes assina acordo com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Capes

A Capes assinou nesta segunda-feira, 7, um acordo de cooperação técnica com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com objetivo de promover uma ação estruturada para a atração de pesquisadores e especialistas qualificados associada à formação de novos pesquisadores, estimulando a interação entre instituições brasileiras e contribuindo para fortalecer a capacidade de pesquisa no país.

Tecpar é eleito coordenador de rede internacional de transferência de tecnologia – Portal Tecpar

A Agência Tecpar Inovação, núcleo de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná, foi escolhida para ser a coordenadora de uma rede de inovação tecnológica composta por 25 instituições de sete países ibero-americanos.

Finep premiará empresas, ICTs e inventores por esforços inovadores – CONFAP

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) entregará na sexta-feira (11) troféus a empresas, institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e inventores individuais na cerimônia do Prêmio Finep de Inovação.

CNPq lança Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2015 – CNPq

O Prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Marco legal de CT&I é aprovado pelo Senado e vai a sanção – MCTI

Para o ministro Pansera, a votação do PLC 77, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa e à inovação, é um marco. “Ele torna a legislação mais completa e mais ágil”, disse.

Para empresários, perda institucional do Brasil pode ser considerável com a suspensão dos benefícios fiscais da Lei do Bem – Jornal da Ciência

Para dirigente da IBM América Latina, legislação da inovação não pode ser um “vaga-lume”: acende e apaga.

Nature abre todos os seus artigos para visualização gratuita – GIZMODO Brasil

Uma das publicações científicas mais tradicionais, com artigos que datam de 1869 (ano da sua fundação) atualmente em 48 revistas derivadas, como Nature Genetics e Nature Medicine,anunciou a abertura do seu conteúdo para visualização gratuita.

​IX Fórum de CT&I do Cerrado e II Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência– 2015 – SBPC GO

Sustentabilidade propositiva, interiorização da ciência, tecnologia e inovação em Goiás, além da premiação dos ganhadores do II Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – 2015 marcaram o XI Fórum de CT&I do Cerrado.

Estudo mapeia percurso de seis mil pesquisadores brasileiros em sua formação acadêmica; maioria busca emprego ‘perto de casa’ – UFMG Notícias

Estudo desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação da UFMG , revela que, diferentemente dos europeus e norte-americanos, pesquisadores brasileiros tendem a buscar emprego, ao final de sua trajetória, em instituições próximas “de casa”, ou seja, daquelas em que fizeram o curso de graduação.

V Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte já tem vencedores – CNPq

Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora que esteve reunida na sede do CNPq, em Brasília, na última semana de novembro.

Simi completa 9 – FAPEMIG

No próximo dia 12, o Simi completará 9 anos de muito trabalho e incentivo à inovação e ao empreendedorismo no Estado de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *