Ciência e Tecnologia n.103

Comunidade científica e governo apontam CT&I como solução para Brasil superar a crise – Agência Gestão CT&I

A ciência brasileira tem passado por momentos difíceis neste ano. Para superar a crise econômica, foram feitos contingenciamentos que têm afetado a forma de se produzir tecnologia e inovação no País. Durante a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015), representantes da comunidade científica e do governo avaliaram que, caso o Brasil pretenda sair da crise, a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são as áreas que precisam ser incentivadas fortemente.

Cortes de recursos para ciência e educação podem impactar pesquisas em longo prazo, adverte presidente da SBPC – UFMG Noticias

Cortes nas áreas de ciência e educação são medidas que vão impactar consideravelmente o futuro da pesquisa desenvolvida no país, afirmou a professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em palestra na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório da Reitoria, campus Pampulha. Com o tema Ciência, tecnologia e financiamento à pesquisa, a atividade integra programação da Semana do Conhecimento, que será encerrada nesta tarde.

Apoio a parcerias em inovação é aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça – Agência Senado

Parcerias de longo prazo entre os setores público e privado nas áreas de ciência, tecnologia e inovação são previstas no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, que seguirá para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), permite que os institutos governamentais nessas áreas autorizem o uso de seus bens, instalações e capital intelectual por outros institutos, empresas privadas e pessoas físicas.

Casa da Ciência da UFRJ promove ciclo de palestras “Luz para Poetas” – Casa da Ciência

Para celebrar o Ano Internacional da Luz, a Casa da Ciência da UFRJ preparou uma programação especial sobre a importância da luz e suas tecnologias em nossas vidas. De 27 de outubro a 8 de dezembro, toda semana um palestrante traz um assunto para discutir com o público. O ciclo de palestras “Luz para poetas” destaca as principais teorias, criadas para compreender a natureza e as características da luz, assim como as pesquisas sobre a luz que têm revolucionado todas as áreas da ciência e produzido muitas inovações. 

Para falar de ciência – Instituto Ciência Hoje

Final de prêmio de comunicação científica tem super-heróis, poeira falante e entrevista com vaca no Rio de Janeiro

UFMG comprova plágio e cassa título de doutora de ex-estudante da Faculdade de Letras – UFMG Notícias

O Conselho Universitário da UFMG determinou a nulidade da defesa de tese de doutorado de Scarleth Yone Ohara e a cassação do seu título de doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, obtido em 2004. A decisão foi tomada na reunião do dia 13 de outubro, e o ofício de notificação, enviado na última semana à ex-aluna.

Ministro Pansera visita o Impa, e se reúne com presidente da ABC – MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, visitou nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI). No encontro com o ministro, o diretor-geral do Impa, César Camacho, citou dois grandes desafios que o Impa tem pela frente: a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemática, que serão realizados no Brasil em 2017 e 2018, respectivamente. Vinculado ao MCTI, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada é reconhecido pela importância na formação de jovens cientistas e na difusão da matemática.

UFPR promove congresso internacional sobre direito autoral e ambiente digital – UFPR

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (Gedai) do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná discute direitos autorais na internet no IX Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (Codaip). O foco das atividades, que acontecem no Espaço Cultural Capela Santa Maria e no Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, será o marco dos 20 anos da Agenda Digital da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMP). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Secti e Facepe lançam Prêmio Miguel Arraes de Inovação Inclusiva – FACEPE

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti – e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia – Facepe -, em iniciativa pioneira no Estado de Pernambuco, tornam público o edital do Prêmio Miguel Arraes de Inovação Inclusiva e convidam as organizações sem fins lucrativos, públicas ou privadas, para apresentarem soluções tecnológicas que demonstrem potencial para melhorar a produtividade e qualidade da vida das pessoas.  As inscrições são até 7 de dezembro.

Avaliação de ciência necessita de novas medições – Scidev

“A questão central está em mudar a lógica do que queremos, do que temos e do que podemos ter com a ciência que produzimos”, destaca Mauricio L. Barreto, da Fiocruz da Bahia

Rumo à popularização da ciência – Jornal da Ciência

Em entrevista ao Jornal da Ciência, a coordenadora do projeto Socializar, que tem a SBPC/GO como uma das parceiras, explica a importância de popularizar a ciência, os desafios do projeto e a gratificação do trabalho 

MCTI lança edição 2015 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – MCTI

Inscrições seguem abertas até 7 de março para estudantes, pesquisadores e equipes dos países membros e associados ao bloco. O tema é “Inovação e empreendedorismo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *