Ciência e tecnologia, edição 263

Pesquisadores mostram por que é importante apoiar a ciência no Brasil – Jornal da Ciência
Campanha lançada pela SBPC mobiliza comunidade científica para apresentar seus trabalhos e contar como o financiamento púbico para CT&I tem impacto direto na sociedade.

Presidente da SBPC fala sobre crise e perspectivas da ciência brasileira -UFV Entrevista
Para Ildeu de Castro Moreira, O impacto da ciência e tecnologia no Brasil já é significativo. Pode ser muito maior.

Nota pública da ABC em defesa da universidade pública, da ciência e da educação – ABC
É hora de promover a educação também como balizadora da conduta dos cidadãos e das autoridades governamentais.

A desesperança com a ciência hoje. E a luta pelo futuro – Nexo
Quando se propõe a fusão da Capes com o CNPq, ou quando se antevê o fim da Finep e dos Fundos Setoriais, é um sistema construído em sete décadas que está sendo ameaçado de destruição.

Mais de 73% das publicações científicas do País são de instituições federais e estaduais – Jornal da Ciência
Mesmo com crise, a pesquisa produzida nas instituições brasileiras, nas mais diversas áreas, continua tendo impacto e proeminência mundial.

CNPq e Capes, agências com missões distintas e necessárias que não devem se fundir – Herman Chaimovich para o Jornal da Ciência
“O resultado da fusão, na atual situação, daria lugar a uma única agência de bolsas, institucionais e individuais, sem nenhuma previsão para fomento”, afirma o ex-presidente do CNPq e professor emérito da USP, Hernan Chaimovich, em artigo para o Jornal da Ciência.

CCJ aprova projeto que autoriza convênios para reduzir prazo de concessão de patente – Agência Câmara de notícias
O objetivo do projeto é aumentar o número de técnicos que avaliam o registro de patentes para reduzir o prazo de concessão.

Expansão torna Santos Dumont maior plataforma computacional para C&T instalada na América Latina – FINEP
O projeto teve suporte financeiro oriundo da receita de um por cento do valor bruto da produção anual de petróleo do campo de Mero, situado no polo pré-sal da Bacia de Santos.

Mulher faz ciência: o desafio de pesquisar a divulgação científica – Minas Faz Ciência
No Brasil, a maior parte da pesquisa científica é financiada por dinheiro público. É responsabilidade social do cientista ter interesse em contar para a sociedade o que está fazendo.

Das fake news à terra plana: pesquisador estuda “epidemia” de ideias falsas que ameaçam o conhecimento e a democracia –  Sul 21
“Se a universidade perde a liberdade e passa a não funcionar mais com a sua própria dinâmica, nós perdemos a produção do conhecimento. A dinâmica de produção do conhecimento tem que funcionar livre de constrangimentos”, afirma Ernesto Perini Santos, professor da UFMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *