Ciência e Tecnologia, edição 251

Dificuldades enfrentadas por mulheres cientistas são pauta de congresso – Maria G. Lara – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
O Segundo Congresso de Mulheres na Ciência aconteceu semana passada na UFMG e mesas discutiram diversidade, assédio e ascensão na carreira acadêmico-científica.

Os cortes afetam suas pesquisas? – SBPC
A SBPC lança a campanha “Ciência, pra que Ciência?”, em que estudantes e pesquisadores de todo o País contam como os severos cortes de bolsas impedem o desenvolvimento de pesquisas importantes para o Brasil e comprometem o futuro da ciência e dos cientistas.

Ciências no Brasil: escassez de financiamento e uma produção pouco conhecida – Portal Aprendiz
“A situação é grave. Não se pode banalizar o que se levou 50 anos para construir: universidades que hoje estão par a par com instituições internacionais”, alerta Roseli de Deus Lopes, diretora da SBPC

Educação e ciência: O furacão chegou ao Brasil – Isaac Roitman, no Jornal da Ciência
“Não podemos nos calar, nos omitir, pois estaremos a ferir a nossa própria consciência e comprometendo as futuras gerações de brasileiros e brasileiras”, diz Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília.

Futuro do mercado de trabalho depende de investimentos na ciência – Galileu
Especialistas afirmam que a produção de pesquisas e o desenvolvimento de inovações são essenciais para gerar novas tecnologias e profissões ainda inexistentes.

Como surgiu o CNPq, cujas bolsas para pesquisa estão ameaçadas – Superinteressante
Órgão que estimula o desenvolvimento científico corre risco de ficar sem verba. Conheça a sua história, que envolve até um brasileiro que quase venceu o Nobel.

O negacionismo científico: ignorância ou infâmia – Folha
Cada árvore que se queima contribui para a morte.

Vamos permitir a extinção da ciência nacional? – Alicia Kowaltowski, Mauricio Baptista e Thiago Paixão (para o Nexo Jornal)
A paralisação iminente de pesquisadores por todo o País não só nos deixará em extrema desvantagem no cenário internacional, mas também nos colocará a perigo em relação aos problemas brasileiros.

O CNPq e a ciência no Brasil – Mauro Bertotti (para o Jornal USP)
A pesquisa custa caro, especialmente se tiver como objetivo competir com instituições do exterior. Cabe então a pergunta: vale a pena investir em ciência, inovação e na formação de cientistas?

Helena Nader desabafa contra governo Bolsonaro: “estou muito triste” – Brasil com  Ciência
Uma das maiores cientistas do Brasil, presidente de honra da SPBC, falou sobre o momento atual do país e criticou o governo Bolsonaro pela condução do país nas áreas de Ciência e Educação.

O brasileiro se interessa por ciência? Uerj Entrevista/Rádio UERJ
Ildeu de Castro Moreira fala sobre a percepção da ciência pelos brasileiros, o ressurgimento de movimentos anticiência e a relação da comunidade científica com a mídia.

Ministro da Educação afirma ser possível evitar novos cortes em bolsas de pós-graduação – Agência Câmara de Notícias
A declaração foi feita durante audiência pública nessa quarta-feira (4)

Com as despesas de agosto executadas, UFMG trabalha pelo desbloqueio orçamentário – UFMG
Corte no orçamento anunciado em maio, quando já haviam sido decorridos cinco meses, afeta o planejamento e pode ter consequências

Unicamp cria grupo de ajuda emergencial a pesquisadores afetados com cortes de bolsas CNPq e Capes – G1
Medida foi anunciada nesta quarta-feira (4), após a Capes cortar mais 58 bolsas de pós-graduação na universidade

Marcos Pontes diz que remanejou R$ 82 milhões para pagar mais um mês de bolsas do CNPq – O Globo
Ministro destacou que depende do aval do Ministério da Economia e que ainda faltarão R$ 250 milhões para fechar o ano

Proposta orçamentária acaba com fomento à pesquisa do CNPq – Jornal da USP
Os valores propostos para 2020 são apenas simbólicos – se aprovado dessa forma, o orçamento aniquilará a capacidade do CNPq de fomentar a pesquisa científica no Brasil

Mais de 2,3 mil bolsistas do CNPq podem não receber bolsa a partir deste mês – Correio 24 Horas
“Essas bolsas vão desde o pesquisador sênior, reconhecido internacionalmente, com seus laboratórios, até os meninos de Ensino Médio, que estão aprendendo a pesquisar e tendo um estímulo para a carreira de pesquisador”, enfatizou a vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral.

MEC bloqueia mais verbas e corte já afeta 11,8 mil bolsas de pós-graduação – Estadão
Bloqueio foi anunciado pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correa, e é reflexo da redução do orçamento da instituição.

Pesquisadores temem colapso das agências de fomento à ciência no Brasil – Jornal da USP
Com o CNPq à beira da falência e outros órgãos vitais da ciência nacional fortemente debilitados por falta de orçamento, lideranças da comunidade científica e acadêmica apelam ao Congresso para tentar salvar a pesquisa brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *