Ciência e Tecnologia, Edição 247

O ensino da ciência e da evolução – Capítulo II  – Porque devemos estudar a biologia da evolução – Antonio Teixeira e Luiz Antonio Barreto de Castro – EXCLUSIVO
O enfumaçado papel social e cultural emascula a ciência biológica da evolução de tal forma que muitas vezes precisamos descartar embrulhos com disfarces pomposos e examinar apenas a essência da ciência pura.

“Estamos prevendo um tempo não muito alvissareiro à ciência”, diz pesquisadora – A Crítica
Secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vera Val aponta os prejuízos que podem ser causados à produção científica do País por conta do corte de verbas promovido pelo governo federal.

Nature chama Bolsonaro de “Trump Tropical” e denuncia crise sem precedentes na ciência brasileira – Nature, com tradução do Jornal da Ciência

Segundo reportagem publicada pela revista britânica nessa quinta-feira (1º de agosto), “as tensões aumentam à medida que o governo de Jair Bolsonaro questiona o trabalho de cientistas e institui cortes debilitantes no financiamento de pesquisas”.

‘No nosso território, tem um grande mistério não resolvido’ – Nexo Jornal
A geóloga Adriana Alves procura pistas sobre o passado da vida na Terra em rochas vulcânicas de milhões de anos, enquanto abre portas nunca antes abertas no Brasil por mulheres negras como ela.

É a ecologia, estúpido! – José Henrique Mariante, na Folha de S. Paulo
Vamos pagar caro pelo corte de cabelo e pela política ambiental de Bolsonaro.

O desmantelamento da ciência brasileira no governo Bolsonaro – Hernandes F. Carvalho, no Nexo Jornal
Cortes nas bolsas de pós-graduação e especiais, bloqueios de recursos dos ministérios relacionados e ataques a universidades e instituições não universitárias de pesquisa ameaçam o atual sistema científico do país.

Um astronauta mais longe da ciência – Piaui
Ministro endossa discurso bolsonarista e recebe críticas da comunidade científica; para pesquisador, “não dá pra revogar a lei da gravidade”

Bolsonaro ironiza críticas sobre desmatamento: ‘Sou o capitão motosserra’… – UOL Notícias
O Inpe é recorrentemente atacado por Jair Bolsonaro, que até trocou o diretor do instituto para pôr no lugar um militar. Os levantamentos por satélite são regulares  e servem como alerta no combate ao desmatamento.

Novo chefe do Inpe, coronel promete transparência total – O Estado de S. Paulo
“Ninguém vai esconder nada, até porque não se consegue fazer isso”, diz Damião; informação sobre desmate levou à queda de antecessor.

Ricardo Galvão: exportações serão ‘violentamente afetadas’ se Inpe parar de medir desmatamento – BBC Brasil
Em entrevista à BBC News Brasil, ex-diretor do Inpe diz que a crise que culminou com sua demissão é fruto de um longo desgaste com o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) – o ministro chegou a anunciar que poderia contratar uma empresa privada para substituir o Inpe no monitoramento.

Presidente eliminou quem divulga os dados ambientais, não o problema de desmatamento – Jornal da USP
O desenrolar dos fatos gera uma série de protestos na comunidade acadêmica, tanto no Brasil quanto no exterior. O Ministério Público Federal declara, em nota, que demitir o diretor do Inpe por “inconformismo de dados é inaceitável”.

Marcos Pontes escolheu o militar Darcton Policarpo Damião para comandar de forma interina o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – O Globo
O ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão foi demitido após reagir a críticas de Bolsonaro sobre as medições de desmatamento feitas pelo órgão.

Cientistas e ambientalistas reagem à exoneração do diretor do Inpe – Ambiente-se (Estadão)
Caso repercutiu inclusive na comunidade científica internacional; pesquisador americano que trabalha com sensoriamento remoto disse que os dados do Inpe são precisos e altamente confiáveis sobre as tendências de perda da floresta

Sociedade Brasileira de Física repudia exoneração de Ricardo Galvão – SBF
A diretoria da SBF avalia com preocupação a atitude do governo federal e espera que os pesquisadores do Inpe possam continuar a realizar suas pesquisas e a oferecer seus serviços à sociedade de maneira autônoma, sem interferência política e com o devido respeito que merecem.

Nota em solidariedade a Ricardo Galvão e ao INPE – ANPG
Esse lamentável desfecho não surpreende, uma vez que tem se tornado prática recorrente neste governo a postura sectária e anticientífica sempre que a realidade objetiva, revelada por estudos com embasamento técnico, desagradam as autoridades

Fórum de Ciência e Tecnologia publica nota contra a demissão do diretor do Inpe – Jornal da Ciência
Ao demitir o prof. Galvão, em última análise, o presidente Jair Bolsonaro rasga sua promessa de campanha de um governo técnico, não “ideológico”.

Pontes defende não divulgar todos os dados de alertas de desmatamento – Folha de S. Paulo
Em encontro com cientistas, ministro disse que Bolsonaro exagerou o tom nas críticas ao Inpe e citou falha de comunicação.

Monitoramento da Amazônia está na vanguarda mundial – Jornal da USP
Moção da Congregação do Instituto de Física da USP destaca prestígio e reconhecimento internacional do Inpe.

Sociedade Astronômica Brasileira defende qualidade dos indicadores produzidos pelo Inpe e repudia demissão de diretor – Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira
“A interpretação ideológica da realidade não pode fugir das evidências coletadas na natureza e na sociedade. O sucesso das políticas públicas depende da observação constante dos indicadores socioeconômico-ambientais produzidos pelos órgãos competentes, por pessoal qualificado”, afirma a SAB.

Demissão de chefe do Inpe é ‘alarmante’, diz diretor de centro da Nasa – BBC
A opinião é de Douglas Morton, diretor do Laboratório de Ciências Biosféricas no Centro de Voos Espaciais da Nasa e professor-adjunto da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Para cumprir teto, USP reduz salários de 2 mil servidores – Estado de São Paulo
Universidade prevê adequar as remunerações ao máximo legal, após pressão de MP e deputados, mas reivindicará novo limite.

SBPC encaminha moção pela recomposição do orçamento do CNPq – Jornal da Ciência
Aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral de Sócios da SBPC o documento endossa integralmente o texto do manifesto dos ex-presidentes do CNPq

Na véspera da volta às aulas, bloqueio no orçamento preocupa a UnB – Correio Braziliense
Sem dinheiro depois do bloqueio federal, contratos como o de limpeza e o de segurança correm risco de não serem renovados a partir de setembro.

SBPC pleiteia ações emergenciais para impedir colapso do Sistema Nacional de CT&I – Jornal da Ciência
O manifesto pleiteia quatro medidas urgentes que o governo precisa tomar para evitar que o funcionamento do Sistema Nacional de CT&I seja seriamente comprometido.

Instituições oficializam lançamento do CONECTI – Capes
O Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação vem unificar e padronizar os dados da pesquisa, facilitando o processo e a transparência dos envolvidos

Pesquisadores se unem contra ataques à ciência no Brasil – O Estado de S. Paulo
Grupo de mais de 50 cientistas se mobiliza para conectar academia e sociedade; artigos e participações em eventos são estratégias

Programa Antártico poderá receber recursos do Fust – Agência Senado
Segundo a proposição, o Proantar poderá usar recursos do Fust inclusive no fornecimento de equipamentos de rede e terminais de acesso aos serviços de telecomunicações usados no programa do governo brasileiro de pesquisas científicas na Antártica.

Projeto cria programa para financiar iniciação científica no País – Agência Câmara de Notícias
O Projeto cria o Programa de Nacional de Apoio à Iniciação Científica com o objetivo de canalizar recursos para pesquisas realizadas nas universidades e faculdades brasileiras.

Não paguem multa ambiental, diz governador do Acre a produtores rurais – Folha de S. Paulo
Estado registrou o maior aumento da taxa de desmatamento neste ano, segundo monitoramento de ONG.

SBPC encaminha moção pela criação de vaga para representantes em conselhos da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Jornal da Ciência
A proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral de Sócios da SBPC, reunida no dia 25 de julho, por ocasião da 71ª Reunião Anual da SBPC.

“Maria Bonita nas Ciências”: Projeto da UERN em Natal vai empoderar meninas para seguirem carreira nas ciências – UERN
O “Maria Bonita nas Ciências” está cadastrado como um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais, da SBC, que tem como objetivo divulgar a área de computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do Ensino Médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do Ensino Fundamental.

Inscrições do VI Prêmio SBPC-GO se encerram neste sábado – Jornal da Ciência
O Prêmio tem como objetivo promover a popularização da ciência e do conhecimento, e diminuir a distância entre a produção dos saberes científicos e a população do Estado.

USP Lectures traz Ricardo Galvão para discutir autonomia e liberdade científica – ABC
O evento será no dia 16 de agosto na USP, em São Paulo

Editais de apoio à popularização da ciência no AM recebem propostas até 16 de agosto – G1
Os três editais são destinados a apoiar a popularização da ciência. As propostas devem ser submetidas online por meio do Sistema de Gestão da Informação (SigFapeam).

1º Seminário catarinense: “Escola é lugar de ciência” – SBPC
O objetivo do evento que será realizado no dia 26 de agosto é discutir o papel da escola ao longo da história e na sociedade contemporânea, identificando riscos, oportunidades e prioridades, de forma a garantir um processo continuado de formação científica de qualidade nas escolas catarinenses de ensino básico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *