Caderno Pedagógico: Gênero na educação de jovens e adultos

 Analise da Silva

 

O NEJA/FaE/UFMG apresenta o “Caderno Pedagógico – Gênero na EJA” dedicado aos 54.810 cidadãos e cidadãs que têm 15 anos ou mais e que são não alfabetizadosàs 579.740 pessoas com o Ensino Fundamental incompleto e que têm 15 anos ou mais e às 343.360 pessoas de 18 anos ou mais e com Ensino Médio incompleto. Estes sujeitos totalizam 977.910, ou seja, 39% da população de Belo Horizonte.

É também dedicado aos 579 educadores e educadoras que atuam com as 519 turmas de Educação de Jovens e Adultos ofertadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nas quais compartilham saberes os 13.055 educandos e educandas da EJA, segundo o Sistema de Gestão Escolar (SGE), em 05 de novembro de 2019.
Ao tratar das diversidades presentes na EJA e de seus sujeitos, [o Caderno Pedagógico] busca alcançar o objetivo central que é o de pensar e propor algumas estratégicas educativas que possibilitem a construção de um ambiente em que o(a) diferente não seja inferiorizado(a), não seja tratado(a) como perigoso(a), não seja tratado(a) como subalterno(a) e, que, portanto, não tenha seus direitos negados.

Nessa “Perspectiva emancipatória, como prática de liberdade” (FREIRE, 2000) é que o NEJA faz esse convite à leitura, para que juntos possamos desconstruir as imagens negativas, os discursos de controle, a visão domesticadora, que tanto nos impede de construir a nossa liberdade e a nossa dignidade. Este caderno se coloca na perspectiva do reconhecer-se em luta, de reafirmação de consciências e consolidação de resistências.
Outros convites que o NEJA traz a você são para que nos leia, aplique ao seu cotidiano aquilo que avaliar que deva e produza o seu Caderno Pedagógico. Teorize a sua prática e dê notícias ao mundo sobre que possibilidades você tem encontrado em seu fazer docente.
Boa leitura, excelente reflexão e Sigamos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *