Menu
Carlos Henrique Tretel – Às Ruas Amanhã. Que Amanhã é Dia De Esperançar – Yolanda Assunção – Fituro Da Educação

Às ruas amanhã. Que amanhã é dia de esperançar

Carlos Henrique Tretel

“O Equador quadruplicou o investimento em programas sociais depois que fez a auditoria da dívida pública”, afirmou o representante do SINASEFE IFMG, Gabriel Teixeira, por volta dos 34 minutos da gravação da audiência pública que debateu a REFORMA DA PREVIDÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES, patrocinada pela Comissão de Participação e Cidadania da Câmara de Vereadores de Ouro Preto no dia 10 de junho, mediada pelos vereadores Chiquinho de Assis e Geraldo Mendes e que contou com a participação de representantes do vereador Alysson Gugu. Ao final do evento, por volta de 1h23min da gravação, Gabriel termina sua participação dizendo que “a única força que a gente tem é a nossa união, a única força que nós trabalhadores temos é estarmos juntos, na rua, mostrando a nossa indignação. E aí, com isso, eu queria convidar todo mundo para estar na rua dia 14. A gente vai começar a concentração às 15 horas na Barra, e de lá nós vamos fazer uma caminhada pela cidade, terminando na Praça Tiradentes com um ato cultural. Então, quem é trabalhador, quem é povo, tem que estar lá com a gente para a gente fazer essa luta que é em defesa do direito de todo mundo”.

“O Equador conseguiu anular, reduzir 70% de sua dívida em títulos. Basta vocês olharem os dados oficiais da Cepal, a partir de 2008 o Equador triplicou o investimento em educação, em saúde, em infraestrutura, e teve um desenvolvimento socioeconômico impressionante”, afirmou a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida por volta dos 9 minutos da gravação do seminário que debateu a farsa da reforma da previdência patrocinada pelo vereador Celso Giannazi e pelo deputado estadual Carlos Giannazi na Câmara de Vereadores de São Paulo no dia 07 de junho. Bem ao finalzinho do evento, Fattorelli termina sua participação dizendo que “…Quem está só assistindo à grande mídia, quem está lendo só a grande mídia, as revistas e os grandes jornais, está dentro da caverna. A nossa tarefa é tirar essas pessoas de dentro da caverna. (…) A nossa única saída é instruir o nosso povo, ter muita gente em movimento como a Auditoria Cidadã, ter muitos movimentos, criar cidadania, criar consciência, tirar nosso povo da caverna, envolver a juventude (…) lutar para assegurar a seguridade social, não deixar derrubar, não deixar destruir, pelo contrário, tem muita coisa pra melhorar e a gente tem muito por que ir à luta. A única coisa que ninguém pode fazer é desanimar. Não está fácil não. Mas não pode desanimar de jeito nenhum. Tem que animar cada um que chegar perto de você. OK?”.

“E fica o convite final: contra os cortes da educação, porque cortar recursos para a educação é cortar o futuro da nossa juventude, cortar recursos da educação é cortar o futuro do próprio Brasil…, no próximo dia 14, professores, estudantes, a comunidade toda, o povo brasileiro vai pra rua dizer não aos cortes da educação, sim a previdência pública, contra a proposta da reforma da educação. E educação como prioridade.”, foi a fala final do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Pedro Uczai, pouco depois da realização do 1º Encontro Nacional de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas do Brasil realizado no dia 06 de junho no período da manhã e da tarde encontro sobre o qual deitarei o olhar detidamente, dada a pertinência com que se apresenta hoje, somente depois de amanhã.

Porque amanhã, dia 14, é dia de ir pra rua. Dia de enchê-las de esperança, do verbo esperançar. Dia de ir atrás, de buscar, juntos. Ao lado, pois, de Gabriel Teixeira, Chiquinho de Assis, Geraldo Mendes, Maria Lúcia Fattorelli, Celso e Carlos Giannazi,Pedro Uczai, Professora Dorinha, Professor Carlos Abicalil e demais defensoras e defensores da educação e da seguridade social públicas, eu também irei.

Esperamos encontrar você por lá, leitor.

Amanhã será maior. A luz há que chegar aos corações.


Imagem de destaque: Yolanda Assunção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *