Menu

Apoiemos o Fórum Nacional Popular de Educação! Antes que seja tarde demais!!!

Carlos Henrique Tretel

Tudo muito bom. O Fórum Nacional Popular de Educação se encontra instalado. Tudo muito bem. Bom, mas bom mesmo? Bem, mas bem mesmo? Será que veio ele para ficar? Dizer a que veio? Encontrará ele estratégia vencedora para, de maneira bem objetiva, contribuir para que salvemos da lata do lixo (desejo último, bem sabemos, de Temer & seus comparsas com essas PECs todas de última hora) o Plano Nacional de Educação?  

Possivelmente neste exato momento em que você lê este texto, car@ leitor@, já esteja disponível o áudio da reunião convocada para   debater as alterações na composição do Fórum Nacional de Educação (FNE), suas atribuições e a Convocação da 3ª Conferência Nacional de Educação (CONAE), por requerimento dos  deputados Glauber Braga e Chico Lopes. Confira se já se encontra o áudio disponível aqui.  Caso você tenha interesse em saber também como se chegou a esta reunião, os motivos dela ter sido convocada, sugiro que você acesse o  áudio da reunião em que foi ela inicialmente aventada, realizada no dia 07 do mês passado, selecionando para reprodução os áudios a partir da fala do Heleno Araújo (a partir, pois, das 11:58 horas)  quando se colocou à mesa de debates pela primeira vez o assunto Fórum Nacional Popular de Educação.  

Ontem o porquê; hoje o para quê.  Tudo muito bom. Tudo muito bem. Bem bom mesmo? Será que razões para nutrirmos esperança por dias melhores para a educação restarão após análise que façamos depois de todo o acontecido? Do golpe até esta reação a ele? Creio que sim, car@ leitor@, desde que nos lembremos de que, se por um lado,    

 

  1. em socorro d@s que se encontravam pessimistas pela ausência de fontes de financiamento para o Plano Nacional de Educação (PNE) surge ao longe a possibilidade da aprovação de um novo FUNDEB, de um FUNDEB PRÁ VALER e,  

  2. ao encontro de quem se encontra desanimad@ com a falta de vontade política de nossos (des)governos para a articulação dos planos nacional e subnacionais de educação surge ao longe também, bem ao longe mesmo,  possibilidade da aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional,  

por outro lado, não podemos nos esquecer de que todos nós (que pensamos a educação, pensamos o Brasil) temos, se de fato queremos dar razões à nossa esperança, que nos colocar cotidianamente ao lado do novo Fórum Nacional de Educação que surge, do FNE POPULAR OU PRÁ VER, como queiram, de maneira que, seja como for, fiquemos sempre atentos aos seus chamados para as necessárias lutas que por certo se apresentarão, pois,  não nos iludamos,  só mesmo com muita mobilização popular conseguirá esse FNE POPULAR (ou PRÁ VALER) provocar as mudanças por que sonhamos, aquelas que certamente um PNE PRÁ VALER  trará.  

Depende de nós. De todos nós, enfim.  Afinal, sonho que se sonha só é só um sonho e sonho que se sonha junto é realidade, como diria o poeta. Para isso, necessário se faz que nos inteiremos de tudo, a começar por essa importante reunião promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na data de hoje. Acessemos o seu áudio, façamos nossas anotações e reflexões. E provoquemos (por que não?) em nossas cidades a criação de Fóruns Municipais Populares de Educação.  

Por que não? Já que os Fóruns e os Conselhos Municipais de Educação oficiais existentes servem apenas e tão somente para inglês ver, poderíamos assim dizer, por que não criarmos outros que sejam de fato atuantes e autônomos à margem dos oficiais? Populares mesmo. Já que os oficiais não funcionam…  Não se quer que funcionem, melhor dizendo…  

Certo é que a hora é de reação. Apoiemos as instituições que se colocam em defesa do Plano Nacional de Educação. Antes que seja tarde demais. Não está nada muito bom. Não está nada muito bem. Ainda.

This Post Has 2 Comments
  1. Sorry, if not to the topic. I had a bit of humiliation. I randomly dropped my essay and that i urgently will need to produce a brand new 1. I can not write with my own power, so I wanted to use for the essay writing company for finances. Located two or three posts relating to this, but I do not know if you’re able to have faith in these products and services. Has just about anyone heard of the academicpaperscustom.net?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *