Menu

Ano 7 – Nº 263 / sexta-feira, 29 de novembro de 2019

EDITORIAL

Aumenta a Resistência!

O Ministro da Educação do (des)governo Bolsonaro está cada vez mais exposto a execração pública e ao ridículo. Dos representantes das fundações e movimentos do empresariado no campo da educação aos jornais mais tradicionais e aliados dos governos mais retrógrados, inclusive de Temer e Bolsonaro, aos dirigentes das universidades, os sindicatos e os movimentos sociais, todo mundo vem batendo sistematicamente no Ministro e apontando sua incompetência para o cargo que ocupa.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Educação Democrática: a luta constante pela democratização da escola
Em conferência em Belo Horizonte, Fernando Penna (UFF) apresentou várias faces da luta constante pela democratização da escola a partir da obra de Paulo Freire.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio do dia 02 de dezembro vamos conversar sobre as mudanças no currículo do Ensino Médio em Minas Gerais que afetam a oferta de certas disciplinas na rede pública do estado, especialmente a oferta de filosofia e sociologia.

Segunda-feira ainda tem a Sessão Especial #MidianaEscola, a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Escola Sem Partido em Belo Horizonte – Evangely Rodrigues
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 25 de novembro conversou sobre a tramitação da Lei da Mordaça em Belo Horizonte.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Filosofia e analfabetismo social, político, econômico, cultural e ambiental: a era da desconstrução da escola enquanto espaço da democracia emancipadora – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Uma “fábrica” de futuros escravizados entregues ao Imperialismo neocolonial que se propaga como uma praga tornando o país insustentável.

O fechamento de escolas do campo no Espírito Santo – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Em diversos municípios, escolas estão sendo fechadas sob a justificativa de redução dos gastos das prefeituras e de ausência de demanda nas comunidades.

Renovação de matrículas na rede estadual de educação – Denise Romano
Na coluna desta semana a coordenadora do SindiUTE-Minas denuncia o plano de Atendimento do governo Zema e relata a situação de fechamento de turmas, turnos e salas em todo o estado.

Nota de esclarecimento do Conselho Universitário à comunidade – UFMG
O Conselho Universitário da UFMG posicionou-se sobre fatos associados à prisão de pessoas suspeitas de tráfico de drogas nas dependências do campus Pampulha.

Leia mais.

CONVITE À LEITURA
Sentidos da Educação e Projetos de Brasil – João C. R. Andrade – EXCLUSIVO
O livro busca analisar a construção de sentidos e projetos de Brasil durante os séculos XIX e XX a partir de diferentes documentos, memórias e aportes teóricos.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Conselhos Tutelares renovados: como a escola pode ajudar? – Entrevista com o Conselheiro Tutelar Renato Siqueira – Luiz Carlos Castelo Branco Rena – EXCLUSIVO
Há dois meses eleitores e eleitoras foram convidados a eleger os 30.000 Conselheiros Tutelares que atuarão em cerca de 5.700 Conselhos Tutelares espalhados pelo país, cumprindo-se o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

ENTREMEMÓRIAS
Entre as memórias do Cedoc – Equipe Cedoc – EXCLUSIVO
São documentos, livros, fotos, cartas, projetos, cadernos, programações, materiais tridimensionais, material audiovisual, dentre muitos outros suportes que traduzem a potencialidade que o CEDOC tem para contribuir com a pesquisa e o ensino.

LIVRE EXPRESSÃO
Didática da não violência – Parte III – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Quando as pedras criam orelhas, é hora de afinar as vozes no horizonte, pois camadas de sedimentos nem sempre formam rochas.

PESQUISA EDUCACIONAL
Assessoria às escolas municipais de Ouricuri para a elaboração do Projeto Político Pedagógico: uma experiência do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Andrey Borges Bernardes – EXCLUSIVO
Desde o inicio do ano, tenho assessorado as 21 escolas municipais na elaboração de seu Projeto Político Pedagógico, já que nenhuma delas dispunha de um documento desta natureza.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadores mostram por que é importante apoiar a ciência no Brasil – Jornal da Ciência
Campanha lançada pela SBPC mobiliza comunidade científica para apresentar seus trabalhos e contar como o financiamento púbico para CT&I tem impacto direto na sociedade.

Presidente da SBPC fala sobre crise e perspectivas da ciência brasileira -UFV Entrevista
Para Ildeu de Castro Moreira, O impacto da ciência e tecnologia no Brasil já é significativo. Pode ser muito maior.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Congresso derruba veto de Bolsonaro e escolas públicas terão psicólogos – Carta Capital
Os sistemas de ensino, saúde e de assistência social terão um ano para se adequar ao atendimento após a publicação da lei.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Parlatino apoia protocolo para análise de orçamentos educacionais, desenvolvido pela CLADE e CECC-SICA – RedClade
As autoridades que compõem o Parlatino se posicionaram a favor da aplicação do “Protocolo Parlamentar de Análise das Propostas Orçamentárias do Setor Educacional”

Leia mais.

PENSAR INDICA
Com o objetivo de escutar e reunir propostas e desafios de adolescentes e jovens da região, às vésperas dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU (CDN),  CLADE  e  UNICEF  unem forças para realizar a Campanha #LaEducaciónQueNecesitamos para el mundo que queremos. O intuito é reunir, por meio de vídeos curtos, fotografias, textos, poemas, desenhos e outras formas de expressão, as vozes de adolescentes e jovens da região, sobre como deve ser a educação para a garantia de uma vida social, econômica, cultural e meio ambiental plena, que assegure a realização de direitos e um horizonte de dignidade para todos e todas.

OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel
 em 23/11/2019 – (EDITORIAL – Edição 262 – 22/11/2019 – FORA WEINTRAUB!)

“Fora Weintraub” é, de fato, urgente.
Só se for ele posto prá fora, no entanto, juntamente com aquele que o nomeou. Vingativo como é, impossível não é (muito pelo contrário) que Bolsonaro, se pressionado, mais uma vez troque (como aconteceu por ocasião da troca do ministro anterior) “nho ruim” por “nho pior”… leia mais

INDICAÇÃO DO LEITOR
Monica Rahme – No dia 2 de dezembro a FaE receberá a professora Lucia De Anna, para a palestra Escolarização de pessoas em situação de deficiência na Itália: metodologias e estratégias didáticas integradas.

TIRINHA
Latuff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *