Ano 7 – Nº 260 / sexta-feira, 08 de novembro de 2019

EDITORIAL

Ciência no Brasil, uma luz no fim do túnel?

Há poucos dias explicitamos, no Editorial Bolsonaro, obscurantismo que mata, o quanto as ações do governo Bolsonaro e de seus aliados no Congresso, nos executivos estaduais e no meio empresarial, atentam contra a vida dos seres viventes do planeta, especialmente aqueles que habitam o território brasileiro, mas não apenas. Ao desprezar a ciência e os saberes científicos e, de um modo geral, o bom senso e os saberes tradicionais, o Estado, comandado pelas elites políticas e empresariais brasileiras, retrocede décadas nas formas de lidar com os grandes desafios apresentados pelo nosso tempo.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 11 de novembro vamos receber no programa de radio Pensar a Educação, Pensar o Brasil, a professora Álida Alves Leal para falar sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, o PIBID. O PIBID tem contribuído bastante na construção das trajetórias docentes dos estudantes das licenciaturas, trazendo para discussão os temas centrais em sala de aula,  além de criar uma ponte entre teoria e prática.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Escola sem Partido em BH – Vereador Arnaldo Godoy
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 04 de novembro conversou com o vereador de Belo Horizonte sobre o projeto Escola Sem Partido em tramitação da Câmara de Vereadores na cidade.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Seria o comportamento da babá (ou suposta babá) uma consequência social ou sua falta de mérito a levou a ser uma babá (que, provavelmente, faz parte dos que ganham 01 salário dito mínimo ou pouco mais do que isso)?

Bacurau e Coringa, duas faces de uma mesma moeda  – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Sem pretensão quanto a fazer reflexões sobre qualquer um dos filmes que se enquadre nesta ou naquela categoria analítica, nem tampouco traçar um panorama geral comparado, atento-me aqui para possíveis aproximações entre eles e a nossa realidade.

Muros que caem, Socialismo e Democracia – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Estávamos em meados da última década do século passado e vivíamos o rescaldo e a ressaca do fim do socialismo realmente existente, que caíra, na expressão insuspeita de Eric Hobsbawm, como um castelo de cartas.

As razões da militarização do ensino II: Período Contemporâneo – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A interferência desse aparato alcança o sistema educacional. Nas escolas os alunos usam fardas militares, fazem cursos e estágios de defesa em unidades bélicas.

Democracia e Educação do corpo em tempos de (contra)reformas educacionais – Tarcísio Mauro Vago
Alguma coisa está “fora da ordem”, e a Democracia corre perigo. Novamente, volta um sentimento de que “aqui tudo parece que era ainda construção e já é ruína”.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Uma questão de prova – Eduardo José Machado Monteiro – EXCLUSIVO
Estamos instituindo a pior das censuras na nossa sociedade, aquela que não precisa de lei para garanti-la, pois ela se estabelece no medo das pessoas às suas ações cotidianas ou, como no caso, na preparação de uma aula ou de uma avaliação.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Escola 18 – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
Na campanha presidencial, passamos a exibir, nos bolsos ou nas alças, o botton de uma vassourinha ou de uma espadinha! Não sei dizer como, mas esses símbolos chegaram também à minha cidadezinha…

LIVRE EXPRESSÃO
Ethos da escola – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Dar sentido ao que se vê na escola passa pelos filtros das competências técnicas.

PESQUISA EDUCACIONAL
Por uma educação científica que problematize a mídia – Danilo Cardoso e Ivã Gurgel – Linhas Crítias (UnB)
O objetivo do trabalho é defender que uma das finalidades mais importantes para o ensino de ciências é a de problematizar a mídia. Argumenta-se que somente uma educação científica que problematize a mídia permite uma formação cidadã e crítica.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Por que apoiar pesquisas científicas – Aldo Paviani (para o Correio Brazilense, via Jornal da Ciência)
As pesquisas indicarão o caminho a seguir e, por isso, necessitam de recursos do poder público e do apoio de investimentos privados.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Servidores da educação de Belo Horizonte entram de greve por tempo indeterminado – Itatiaia
Eles pedem reajuste salarial, alteração do estatuto dos serviços e do decreto que modifica progressões na carreira por escolaridade.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Súper Lunes: vuelven las clases a Santiago – La Cuarta
Esta decisión fue acordada tomando en cuenta la opinión de ambas comunidades escolares, siendo informada y gestionada la determinación con la Seremi de Educación Metropolitana.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Está no ar a campanha “A UFMG É SUA”, da Associação de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH). A intenção é divulgar algumas das muitas atividades realizadas pela UFMG, que servem de exemplo para o trabalho das universidades públicas em nosso país, além de mostrar como o futuro do Brasil está ameaçado com os cortes de verbas na Educação, na Ciência e na Tecnologia.

INDICAÇÃO DO LEITOR
José Ângelo Gariglio – No dia 13 de novembro a professora Deise Mancebo, da UERJ, realiza a palestra “Desafios contemporâneos do Trabalho Docente na Educação Superior”, promovida pelo grupo Universitátis.

Marcelo Ricardo Pereira – Ainda há como se inscrever para participar do 13o Colóquio Internacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais, em Ouro preto, de 18 a 20/11.

Rosimar Oliveira – O Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas Educacionais convida para o Seminário “A Militarização das Escolas em Minas Gerais” no dia 14 de novembro, às 14h, na Faculdade de Educação da UFMG.

Priscilla Bahiense – La Red Kipus realizará o IX Encuentro Internacional de la Red Kipus 2020 “Políticas docentes en la formación inicial y continua para la educación básica y superior frente a los actuales desafíos” los días 12, 13 y 14 de marzo de 2020.

Zita Possamai – Está publicado o dossiê “Museus de Educação: história e perspectivas transnacionais”, na Revista Museologia & Interdisciplinaridade, da Universidade de Brasília.

Diogo Nascimento – Inaugura no dia 14 de novembro, no Centro Cultural UFMG, a exposição “Epistemologias Comunitárias:  arte contemporânea de autoria negra”. No dia 20 de novembro, o auditório da Escola de Belas Artes da UFMG sedia o seminário “Epistemologias Comunitárias:  contra narrativas na arte contemporânea de autoria negra”.

OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel em 05/11/2019 – (EDITORIAL – Edição 259 – 01/11/2019 – Escolas, Estudantes e Política)
Hoje, mais uma vez, as novas gerações vão às ruas. Deixemo-nos inspirar por e com elas e saiamos todos às ruas também.

Leia mais.

TIRINHA
Ribs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *