Menu

Ano 7 – Nº 258 / sexta-feira, 25 de outubro de 2019

EDITORIAL

Governo Bolsonaro, obscurantismo que mata

Ao longo da história humana, os governos obscurantistas são os mais autoritários e violentos. Eles prescindem da política e, portanto, do diálogo pois suas ações se dirigem ao extermínio daqueles que consideram adversários ou dos que são “diferentes” do padrão estabelecido, qualquer que seja o assunto, pelos que se consideram os “senhores do tempo e da história”.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

A luta pela Educação no Poder Legislativo
A Deputada Estadual de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira, e a vereadora de Belo Horizonte, Cida Falabella, comentam suas vivências e lutas no poder legislativo.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 28 de outubro, é celebrado o dia do servidor. Por isso o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil apresentará uma reprise da entrevista do dia 27 de maio sobre o desmonte da educação como projeto no Brasil. voltaremos com programação ao vivo na próxima semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Sequências Didáticas no ensino de Biologia – Mônica Rodriguez, Carla Fonseca e Joana D’Arc Oliveira
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 21 de outubro, recebeu as professoras Mônica Rodriguez, Carla Fonseca e Joana D’Arc Oliveira, para conhecer os trabalhos realizados no curso de pós-graduação PROFBIO – O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Noticias desde un Chile movilizado – Felipe Zurita – EXCLUSIVO
De esta forma es posible entender los altos niveles de privatización existentes en Chile en las áreas de la salud, educación, vivienda, transporte, pensiones, recursos naturales, entre otros.

Se não fosse o lucro, haveria vida, riqueza e diversidade – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Se não existisse o lucro…

A Universidade e a defesa do legado iluminista – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
É igualmente importante observarmos o lugar que a Universidade ocupa nesse processo.

Aos mestres e mestras, com carinho: Não se deixem enganar – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Por falta de reflexões fundamentadas e criteriosas, chega-se a conclusões apequenadas do tipo “quem não tem qualificação não merece melhores salários”, “a educação pública não presta”.

Entrevista com Boaventura de Sousa Santos, conferencista de abertura da 39ª Reunião Nacional da ANPEd – Anped
O Pesquisador aborda a ofensiva contra a pesquisa e a ciência no Brasil à luz do contexto político dos últimos anos e da ofensiva reacionária, extremista e neoliberal a nível mundial, com grave comprometimento à democracia.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
“Mude sua mente, mude o mundo”: uma prática inspirada no direito humano de ser inteiro – Fabiana Vilas Boas Borges e Ana Claudia Gomes – EXCLUSIVO
A concepção do Projeto “Mude sua mente, mude o mundo” visa reposicionar a Escola Aristides nesta comunidade como um verdadeiro centro de educação e cultura.

ENTREMEMÓRIAS
Elogio à docência – Elaine Teixeira Pereira e Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
Se é verdade que a formação (e não apenas a inicial) ocupa importante lugar, também é um tanto ingênuo, para dizer o mínimo, que dela esperemos uma espécie de bálsamo responsável por “curar” a educação brasileira.

CONVITE À LEITURA
Edição 14 da Revista Brasileira de Educação Básica Está no ar
Experiências em sala de aula, avaliações sobre aprendizagem, relação com alunos professores e a escola e mais assuntos integram a edição 14 da Revista Brasileira de Educação Básica

LIVRE EXPRESSÃO
Lavando picolés na pia – estratégias políticas de aliteração – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O óbvio não é aparente. Carece de muitas figuras até tornar-se patente. E, ainda assim, em manifesta evidência, o que parece ser, necessariamente não o é!

PESQUISA EDUCACIONAL
A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar – Luciana Venâncio e Luiz Sanches Neto – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (Uneb)
Neste artigo, analisamos experiências de aprendizagem com a educação física escolar associadas a processos reflexivos de dois(duas) estagiários(as). Discutindo indícios da relação com o saber e identificando temáticas recorrentes, situadas por reflexões e vivências, em diferentes contextos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Para salvar a floresta tropical do Brasil, fortaleça a sua ciência – Carlos Nobre (para Nature, tradução do Jornal da Ciência)
“O governo do meu país está pressionando a pesquisa e empurrando a floresta tropical para a beira do abismo”, escreve o climatologista Carlos Nobre, em artigo publicado na revista Nature, nessa terça-feira, 22 de outubro.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Instituições particulares poderão participar do Pisa para Escolas – EBC
Avaliação permitirá comparação com resultados de outros países.

Gilmar Mendes suspende lei que barrava ensino de gênero em Ipatinga – Estado de Minas
Adotada por prefeitura mineira, legislação era contestada desde 2017 por meio de ação ajuizada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
¿Qué pasa con las clases? Ministra asegura que se está analizando pero comunas ya anunciaron suspensión – Publimetro – Chile
Universidades también han viralizado a través de redes sociales su decisión

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Observatório do Conhecimento publica um pequeno guia sobre a realidade dos professores universitários no Brasil. O objetivo é combater mitos e mentiras que são disseminadas nas redes e por autoridades que deveriam zelar por aqueles que são os principais responsáveis por fazer das universidades públicas as melhores do país.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Alessandra Refahi – O Instituto Ayrton Senna acaba de lançar um guia digital sobre educação integral na alfabetização. O material apresenta sugestões sobre como incorporar o conceito da alfabetização integral no dia a dia de alfabetizadores e gestores das secretarias de educação.

TIRINHA
Rê Tinta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *