Ano 7 – Nº 256 / sexta-feira, 11 de outubro de 2019

EDITORIAL

Escola pública e democracia

A autorização e a demanda por violência são das marcas mais expressivas dos grupos autoritários como os que vêm, paulatinamente, ocupando ostensivamente o espaço e as instituições públicas no Brasil. Dois episódios ocorridos esta semana em Belo Horizonte demonstram cabalmente que as agressões à ordem democrática ocorrem à luz do dia e com a conivência de instituições que deveriam contribuir para o seu fortalecimento.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 14 de outubro vai pensar sobre as vivência dos docentes na educação superior nesta véspera de Dia dos Professores. Segunda feira também tem a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a Sessão Especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Projeto Pioneiras – Mulheres na História – Vitória Bispo, Adriana Vasconcelos, Mikaele Duarte, Julia Braga e Maria Luiza
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 07 de outubro conversou com as criadoras do Projeto Pioneiras, sobre mulheres que fizeram história.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Problematizações curriculares III – protagonismo juvenil – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Antes disso, reivindicamos uma retomada do potencial político da noção de protagonismo juvenil.

Universidade, Ciência e Barbárie – Um pouco de autocrítica – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Fico pensando o quanto nós, protegidos pelos muros da institucionalidade acadêmica, de fato valorizamos a ciência e, mais que isso, operamos com ela no espírito público que seria necessário.

Distúrbios sexuais na capital federal – “Tudo pequeno aí?” – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Depreendi de minha pesquisa que em nenhum outro momento da nossa história, a sexualidade de homens e mulheres brasileiros serviu para escamotear de modo tão grosseiro os assuntos mais sérios da nação.

A Arte e a Educação: inimigas do governo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Quem define o que é “certo” na Arte? Quem aponta o que, supostamente, é errado na Arte, por certo, não pretende se beneficiar ao indicar o que pode ou não nas mais diversas manifestações artísticas?

Educação em movimentos, projetos e rankings: FaE e UFMG em primeiro lugar – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Dizer o óbvio é relativamente fácil. Entretanto, a afirmação de obviedades baseada em ações concretas é outro papo.

Poderia o trabalho interrogar a democracia no Brasil de hoje? – Geraldo Márcio Alves dos Santos, Charles Moreira Cunha e Daisy Moreira Cunha – EXCLUSIVO
O campo do trabalho no Brasil vem sofrendo ataques e, nem mesmo, as instituições sob a direção do estado foram poupadas, como a extinção e fusão do Ministério do Trabalho.

Nota de alunos(as) e ex-alunos(as)do Colégio Loyola sobre criticas feitas à professora de português
Nós, enquanto alunos e antigos alunos do Colégio Loyola, ressaltamos o nosso compromisso com a pluralidade de ensino, com a autonomia dos professores e com a defesa da liberdade de expressão.

Leia mais.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias 5 – Sorrisos recordes – Júlia Victória Faria de Oliveira – EXCLUSIVO
um sorriso que foge à memória.

15 de outubro – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
A cada ano, cada um e cada uma, a seu modo, foram deixando marcas indeléveis – para o bem ou para o mal – em nossas vidas.

CONVITE À LEITURA
Quando me vi professora – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Se vendo no vídeo, vendo uns aos outros e diante de um grande número de outros professores, estudantes e pesquisadores, Vanderleia, Helder, Angélica e Isabella falaram sobre os sentidos e efeitos de ter suas histórias contadas na série.

LIVRE EXPRESSÃO
A educação para a educação – Ivane Laureti Perotti – EXCLUSIVO
Fora testemunha dos humores, das vontades, da cultura barulhenta, da bondade e até de grandes paixões.

PESQUISA EDUCACIONAL
O cérebro que aprende: uma experiência com práticas de leitura nos primeiros anos de escolarização – Silvana Costabeber Guerino e Janaína Pereira Pretto Carlesso  – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
O estudo objetiva verificar se os projetos de incentivo à leitura no cotidiano escolar podem contribuir de forma globalizada no desempenho dos estudantes nos primeiros anos de escolaridade.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resistência à ciência – Revista Pesquisa Fapesp
Crise de confiança suscita debate mundial sobre como enfrentar ataques ao conhecimento científico.

Ciência versus religião: a disputa entre dois mapas para navegar a realidade – Direto da Ciência
“A ciência não é uma réplica da realidade física, mas é o melhor mapa que temos para navegá-la”, escreve Thiago França, biólogo e doutor em fisiologia, em artigo para o Direto da Ciência.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Bolsonaro veta lei que previa atendimento de psicólogo na rede escolar – Folha de São Paulo
Lei cria despesa sem indicar origem de recursos, segundo veto presidencial

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Taller ensenara a estudiantes sobre habilidades blandas – CRHoy – Costa Rica
La idéia es que los jovens como futuros profissionales entiendan qué son las habilidades blandas y cómo poden desarrollarlas.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
A iniciativa Professores Contra o Escola Sem Partido apresenta um mapa com todos os projetos ESP e semelhantes (os que proíbem os estudos de gênero) no Brasil – em tramitação, aprovados e retirados.  A proposta é que esse material sirva de guia para educadores que lutam por uma educação democrática, sindicatos, pesquisadores do tema e jornalistas. O mapa mostra um crescimento preocupante dos projetos ESP pelo país. O “escola sem partido” se tornou de fato um modo de vereadores e deputados insignificantes fazerem barulho e chamarem a atenção pra si mobilizando capital moral e religioso em suas localidades.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Juliana Ferreira – A campanha #MeuAlunoMeEnsinou, do Instituto Alana, tem o intuito de reconhecer, valorizar e disseminar histórias de ensino e aprendizagem que educadores e educadoras de todo o Brasil já vivenciaram junto aos seus estudantes.

Priscilla Bahiense – ONU-SDSN, Nossa BH, BH em Ciclo e o Centro de Estudos Urbanos da UFMG, convidam mulheres estudantes e trabalhadoras do Campus Pampulha UFMG para participar da Auditoria de segurança para mulheres. A auditoria será no dia 14 de outubro, Às 19H, no Auditório Luiz Bicalho, FAFICH-UFMG. Acesse o formulário de inscrição.

Leonardo Ribeiro Gomes – Está aberto o Processo seletivo 2020 do IFMG.  A instituição oferece cursos integrados ao Ensino Médio, subsequentes e de Graduação.

Thiago Rosado – O 1° Festival da Primavera da UEMG exibe no dia 18 de outubro os episódios da série “O Pão Nosso de Cada Dia”, com a presença do diretor Thiago Rosado para um roda de conversa, com a finalidade de promover um debate sobre o caminho que se segue para a formação e o cotidiano de professorxs da Educação Básica.

Isabella Galante – Estão abertas vagas no curso EAD, gratuito para todos os professores que tiverem interesse na Educação Midiática, um tema obrigatório pela nova BNCC. O curso é uma realização do Instituto Palavra Aberta.

Raquel Menezes – A Escola Profissionalizante Santo Agostinho está com inscrições abertas, com 210 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos.  A Escola também está com inscrições abertas para os cursos de Educação de Jovens e Adultos.

TIRINHA
Benettapavora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *