Ano 7 – Nº 250 / sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EDITORIAL

Contra uma política da morte, uma Pedagogia da Vida

Vivemos dias em que não é exagerado dizer que a morte se fez política e estabeleceu-se entre nós. A queimada das vidas na Amazônia, o governador que comemora a morte de um cidadão pela polícia e o escárnio dos procuradores federais com o sofrimento do ex-Presidente Lula  nos dão  mostras imediatas e contundentes da forma de governar defendida e mobilizada pelo bolsonarismo e espraiada pelo território nacional.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Luta e resistência da população negra na luta pela educação
Nilma Lino Gomes realizou conferência sobre a atuação do movimento negro na resistência e na defesa do direito à educação. A professora destacou a importância de uma postura anti-racista em todos os espaços de formação

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de setembro receberá o pesquisador Roberto Starling para falar sobre voluntariado e especialmente sobre a legislação para voluntariano nas escolas. Segunda feira também tem a sessão especial Ciência e Tecnologia, a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Eu, da periferia: a crônica no processo de formação de identidade no espaço escolar – Angélica Ferreira
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de agosto conversou com a professora e pesquisadora sobre o uso da crônica no dia a dia da escola e nos processos de construção de identidades e estudantes periféricos.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Ideologia cega e a destruição da Amazônia: um problema da educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Ideologias destrutivas, por meio das mídias sociais, encontram terreno fértil nas mentes sem capacidade de entender o quanto os processos e relações sociais estão desumanizados dentro da organização política e econômica na qual estamos inseridos.

Deseducação republicana e Humanidades – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Com frequência na vida social e política, um argumento absurdo ou francamente equivocado é tão difícil de rebater quanto um bem construído.

Os militares e o neoliberalismo – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Manifestações sociais contra a globalização e o neoliberalismo acontecem corriqueiramente desde os seus aparecimentos devido aos efeitos deletérios que estão provocando no ambiente social.

Mamãe, eu fui a Cuba – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A Ilha era e continua sendo a nossa referência de um país socialista, nossa eterna Revolução.

Eleições para Reitor: autonomia em risco – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Além de dirigir as ações da instituição e a atuação de seus membros, ele a representa em outras instâncias e responde por ela perante a sociedade.

A reinvenção de Brumadinho depois da tragédia: reentrâncias de uma paisagem turística e educativa – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A discussão pedagógica sobre e Tragédia de Brumadinho perpassa por diálogos multidisciplinares e transdisciplinares construindo considerações e reflexões nos aspectos científicos, culturais, ecológicos, econômicos, éticos, políticos, sociais e tecnológicos.

Educação Democrática –  Jonas Emanuel Pinto Magalhães
Para explorar a relação entre Educação e Democracia o professor de formação de professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, se encontrou com educadores da Rede Municipal de Niteroi para discutir o conceito de educação democrática no cenário que vivemos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos, uma experiência para além dos muros da escola – Eduardo José Machado Monteiro – EXCLUSIVO
Trabalhar a sensibilidade dos alunos para os Direitos Humanos tem se tornado um desafio para nós professores.

ENTREMEMÓRIAS
Cartas para a minha avó – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
As cartas estavam sempre lá, me aguardando para a leitura em voz alta.

LIVRE EXPRESSÃO
Narrativas de um olho só – parte II – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Eu realmente gostaria muito de dizer o que sinto, mas não seria adequado.

PESQUISA EDUCACIONAL
Herança e Esperança de um Brasil Literário – Uma homenagem à Graça Paulino – Letícia Pires – EXCLUSIVO
Militante por uma educação de qualidade para todos, defensora da democratização da literatura e inquestionavelmente uma mulher à frente do seu tempo.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Qual a importância que damos à ciência nacional? – Nossa Ciência
O aumento no nível de confiança nos cientistas pelos americanos serve como parâmetro para reflexão sobre o atual cenário de crise orçamentária enfrentado pela ciência nacional.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Governo Bolsonaro cancela premiação de professores de educação básica – Folha de São Paulo
Professores já haviam inscrito suas experiências pedagógicas em abril e maio

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Youtuber animada resuelve problemas matemáticos – La Cuarta – Chile
Más de 100 alumnos participaron en su lanzamiento en el Museo de la Educación Gabriela Mistral.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática consiste em um ambiente virtual de compartilhamento de vídeos com conteúdos matemáticos e um evento presencial no qual são realizadas palestras, mostras de vídeo e Cerimônia de Premiação. Os trabalhos podem ser de grupos de alunos (tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior a distância ou presencial) ou por qualquer pessoa com a possibilidade de colaboração de professores, tutores, amigos e familiares. O Festival é uma iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da UNESP, Rio Claro. A terceira edição do evento já apresentou seus finalistas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Adriana Silva
– A Revista Angelus Novus (RAN), periódico dos estudantes dos Programas de Pós-Graduação em História Social e Econômica, lançou um novo número.  Esta edição apresenta artigos de temas diversificados, além de entrevistas, com os Profs. Gary Urton (Harvard) e Brian Palmer (Trent University) – especialistas em Estudos Pré-Colombianos e em História Social do Trabalho, respectivamente. A revista também está com Chamada aberta para o Dossiê temático “Autonomia universitária no Brasil, 30 anos (1988-2018) : história, projetos e impasses”.

Priscilla Baihense – O Instituto Federal Baiano abre a primeira turma do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) na cidade de Serrinha. A seleção disponibiliza 16 vagas: duas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, uma destinada a pessoas com deficiência e as demais abertas à ampla concorrência.

OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel em 25/08/2019 (Editorial – Edição 249 – 23/08/2019 –  Reinventar a Democracia )
Neste momento importante, em que somos chamados a reinventar a democracia, há que ouvir nossas lideranças. Comecemos por Sônia Guajajara.

No mais, me parece necessário que nos articulemos para vincular (fazendo o necessário conc(s)erto legal obviamente) toda e qualquer futura eleição à realização o-bri-ga-tó-ria de debates eleitorais. Não podíamos ter permitido que a última eleição para presidente se realizasse sem debates… Pagamos o preço por isso hoje … Isso não podemos ocorrer, não podemos deixar ocorrer novamente.

Ouvida Sônia Guajajara, reflitamos bem agora sobre o que diz Jandira Feghali, em nome da minoria no Congresso.

Por fim, mas longe de serem menos importantes, atentemos às falas de Manuela D’Ávilla, Gleisi Hoffmann…

TIRINHA
Gilmar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *