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Ano 7 – Nº 246 / sexta-feira, 02 de agosto de 2019

EDITORIAL

HÁ SAÍDAS!

Incentivo à violência contra as mulheres, populações negras, indígenas e LGBTQI+. Legitimação do racismo, da homofobia e do trabalho infantil. Aumento do desemprego, da precarização do trabalho e ataques aos direitos trabalhistas. Destruição do Estado e das políticas públicas. Ataque à educação, às universidades e aos professores. Elogio à ignorância e cultivo ao obscurantismo anti-científico. Submissão aos interesses das empresas transnacionais e subserviência ao governo dos Estados Unidos. Louvação da ditadura, aumento da violência policial e dos ataques aos direitos humanos. Aumento do desmatamento e da degradação do meio ambiente. Com tudo isso, e com muitas outras desgraças, tivemos que conviver nos primeiros sete meses do governo do ignóbil presidente Bolsonaro.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 05 de agosto receberá a professora e autora Marta Passos para falar sobre literatura infantil. Segunda feira também tem a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a Sessão Especial Educação e Música.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Do bicho-de-pé às marcas na alma – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Era preciso ser esperto e desembestado enquanto as fibras da coragem cresciam e nos capacitavam a cada dia para o enfrentamento da vida adulta.

Fácil explicação – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Difícil tem sido explicar para aqueles poucos pais que aparecem na escola e, pasmem, para professores e professoras.

A Pedagogia da Faca – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Sua gargalhada era de fato castradora, seu deboche era cortante, e seus aparos tinham alvo certo.

Fu(Fa)ture-se: o desmonte da educação pública e o alerta para a luta por uma educação revolucionária – Tiago Tristão Artero- EXCLUSIVO
Não podemos encontrar uma nova forma de nos relacionarmos e novas condições de existência fora de um sistema regado pelo capital improdutivo?

Os jovens e a tecnologia – Rosangela da Silva Gomes – EXCLUSIVO
A ânsia tecnológica atinge todos os públicos, das mais variadas idades. Ninguém escapa das façanhas da tecnologia, que envolve e imobiliza cada vez mais as pessoas ao redor do mundo.

Presença do aluno, presença do professor – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Sem esse suporte a obrigatoriedade escolar é só mais um ideal a ser um dia alcançado.

Biografias negligenciadas de homossexuais, mulheres e negros: nuances educativas e performances em logradouros públicos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Estas são atitudes individualistas que legitimam a cultura branca elitizada como referência de coletividade.

O Future-se e o futuro das Universidades Públicas – Luciano Mendes
O projeto apresentado pelo Ministro da Educação para a reestruturação das IFES reúne todas as iniciativas apresentadas anteriormente para o enfraquecimento das universidades e radicaliza a submissão do ensino superior público ao capital financeiro.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Estado laico, Direitos Humanos e Educação: aprendizagens possíveis – Aline Choucair Vaz – EXCLUSIVO
As religiões fizeram parte do lócus de poder durante séculos e a Modernidade trouxe um conceito importante para delimitar essa relação de forças e, sobretudo, o lugar do religioso e sagrado na vida das pessoas: na esfera do privado.

LIVRE EXPRESSÃO
Criança com fome não brinca – parte I – Ivane Laurete Perotti- EXCLUSIVO
Mas conseguia uma vaga entre a comida das outras crianças e, quando tinha sorte, as lágrimas sem sal se lhe garantiam um pouco do que se passava atrás do muro.

PESQUISA EDUCACIONAL
Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas – Elisabete Linhares e Pedro Reis – Linhas Crítias (UnB)
Este estudo de caso procurou conhecer o impacto do desenvolvimento de uma exposição interativa na capacitação de futuras professoras para a ação sociopolítica.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O ensino da ciência e da evolução – Antonio Teixeira e Luiz Antonio Barreto de Castro – EXCLUSIVO
Entretanto, prevalece a compreensão de que biologia da evolução e fé cristã não é incompatível e, gradativamente, o homem civilizado sustenta a ambas, pois, a todos interessa apenas a melhor ciência.

Ciência para superar o escárnio do governo Bolsonaro – Luiz Roberto Alves (via Revista Fórum)
Galileu Galilei sempre teve razão: a terra não é plana, como não é medíocre o cérebro das novas gerações de brasileiros e brasileiras.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Bolsonaro acaba com Conselho Consultivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – G1
A função do Conselho Consultivo era prestar apoio à direção do PNLL nas definições e propostas relacionadas à área.

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​AMÉRICA LATINA
Las universidades vigiladas por el Ministerio de Educación responden – El Tiempo – Colômbia
Dicen que están adelantando planes para subsanar los problemas financieros y administrativos.

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PENSAR INDICA
Alunas de São Miguel das Matas (BA) criaram o aplicativo Minas na Ciência. Um jogo da memória e outros materiais para evidenciar o trabalho de mulheres cientistas (inclusive brasileiras e negras). Agora, ocupam diferentes eventos e espaços na cidade disseminando conhecimento.

OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel
em 13/07/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 245 – 12/07/2019 – A Carta de Florianópolis)
Discurso histórico de Jandira Fegali sobre os crimes para aprovar a destruição da previdência pública.

Carlos em 10/07/2019 – em resposta a Karllos em 06/07/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 244 – 05/07/2019 – A César o que é de Jesus, a Jesus o que é de César)
Olá Karllos!
Grato pela sua apreciação do texto. A discussão sobre os usos da Bíblia para justificar absurdos, presente no texto, visa criar uma reflexão sobre essa prática, levando homens e mulheres a tomares decisões mais conscientes. Penso, assim como você, que a educação possa ser um instrumento para essa conscientização.

Carlos em 10/07/2019 – em resposta a Jailton em 06/07/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 244 – 05/07/2019 – A César o que é de Jesus, a Jesus o que é de César)
Olá Jailton, Gratidão pela leitura e pelo comentário. Acredito que a disposição para falar/escrever, ouvir/ler e dialogar seja fundamental para construção da sociedade que desejamos, sociedade mais justa, mais pacífica, menos excludente.

Fabiola em 09/10/2019 – (EDITORIAL – Edição 228 – 15/03/2019 – As respostas às demandas por violência)
Top heim,  gostei da postagem bem feita e produzida.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Vagner Andrade – A Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve atividades educativas no Centro de Extensão em Educação Ambiental que tem como fio condutor a Agenda 21. Nele são realizadas práticas que possibilitam à coletividade conhecer, debater e buscar encaminhamentos para as questões socioambientais. Confira a programação de agosto.

Yolanda Assunção – A FCC (Fundação Carlos Chagas) prorrogou até 5 de agosto, às 14h (horário de Brasília), o período de inscrições da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que valoriza e divulga experiências exitosas realizadas por profissionais que atuam na formação inicial dos futuros professores da educação básica.

Vagner Andrade – 39º bh itinerante curso de extensão em educação ambiental, pretende formar agentes ambientais visando a promoção de ações socioambientais. Inscrições: 07 e 08 de agosto de de 2019.

Fabio Barros – De 22 de julho a 5 de agosto, a Estácio está com as inscrições abertas para o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa — que integra o Programa de Responsabilidade Social da companhia apresenta novidade em sua 4ª edição — será oferecida em quatro unidades do Rio de Janeiro: Ilha do Governador (Zona Norte), Alcântara (Região Metropolitana), Queimados (Baixada Fluminense) e Via Brasil (em Irajá, Zona Norte do Rio), além dos campi Carapicuíba (em São Paulo), Natal (Rio Grande do Norte) e Brasília (em Taguatinga).

TIRINHA

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