Menu

Ano 7 – Nº 228 / sexta-feira, 15 de março de 2019

EDITORIAL

As respostas às demandas por violência

Um ataque contra a vida de estudantes e profissionais da educação, como o desferido esta semana em Suzano(SP), nos comove e mobiliza a todos. O drama das famílias e da comunidade escolar envolvidas é enorme e merece todo nosso respeito e solidariedade. A tragédia suspende nossos afazeres cotidianos e nos levam a fazer interrogações sobre a escola e a sociedade da qual a instituição faz parte. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de março, continuaremos discutindo as perspectivas para a educação em 2019. Dessa vez vamos receber o professor Fábio Garrido da direção estadual do Sindicato único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais e Coordenador da Sub-sede de Ouro Preto. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, a coluna Educação em Pauta e a sessão especial Belimbeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para a educação em 2019 – Carlos Roberto Jamil Cury
No inicio do ano o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza um balanço do ano anterior e pensa no futuro, avaliando as perspectivas e expectativas para o ano que começa. no primeiro programa de rádio de 2019. Na última semana recebemos o professor Carlos Roberto Jamil Cury para fazer esse balanço.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
@MaterialDeLeitura – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Passando alguns minutos numa rede social, além de fotos de cachorro, tutoriais de receitas e postagens de bom dia, não é difícil encontrar pessoas que utilizam essas plataformas para falar das pautas que importam pra elas e isso tem atraído cada vez mais leitores.

A educação dos jovens no Brasil: alguns desafios para 2019 – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Dentre os inúmeros desafios a serem enfrentados para nossa sociedade, no decorrer deste ano, a educação segue ocupando um lugar privilegiado, sobretudo aquela dedicada aos nossos jovens.

Alexandre Frota e o pinto no lixo – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Para começar o ano de 2019, apesar de todas as coisas toscas que vem acontecendo no país – e não me furto de nenhuma delas – resolvi tentar entender porque o ator de filmes pornográficos Alexandre Frota foi eleito deputado federal.

Era uma vez, um ser no tempo e no espaço: reflexões sobre as redes educativas nos tempos físico, fisiológico e filosófico – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O presente trabalho propõe um caminho a partir de reflexões sobre os tempos físico, filosófico e fisiológico no entendimento das redes da vida no planeta.

As disputas no MEC – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna dessa semana, a jornalista da Rádio UFMG Educativa Aliciane Gonçalves conversou com o professor Marcos Taborda sobre as disputas dentro do MEC e seus impactos no dia a dia da educação.

Leia mais.

SESSÃO ESPECIAL SUZANO
Back To The Game – Dalvit Greiner Paula – EXCLUSIVO
No seu espaço privado, os adolescentes-jovens, que se creem livres, vêm criando um mundo paralelo onde não há conversa. Apenas silêncio.

Memória e discurso: a circulação dos significados sobre o massacre em Suzano – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Levando em consideração o que se sabe sobre o massacre e aguardando todo processo investigativo, o acesso sobre este acontecimento entre crianças jovens e adultos demonstram um alerta.

Massacre na educação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Por triste que seja reconhecer, a violência é regra e está nas raízes da formação da nação, e não é com mais dela que entrará em declínio.

Escola e violência: estranha dupla! – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
O retorno aos sonhos da juventude me fizeram pensar na escola que tínhamos em nosso horizonte: certamente, uma escola sem violência, nas suas formas tanto simbólicas quanto ostensivas.

Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
O futebol e a literatura no palco da escola pública – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
_ Ô pró! Já tô avisano… literatura prá mim, só o futebol.

PESQUISA EDUCACIONAL
Docência e vida em formação: fragmentos de memórias na educação inclusiva – Maria Eliana Soares, Elielson Ribeiro de Sales, France Fraiha-Martins – Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (UNEB)
Esta pesquisa evidencia experiências de vida, formação e docência da primeira autora, no contexto de duas décadas de atuação, na Educação Básica, e das aprendizagens na pós-graduação, no âmbito da Educação Inclusiva.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Fórum discute o lugar da ciência na esfera pública – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
VIII Fórum de Cultura Científica da UFMG discutiu Ciência na esfera pública e a propagação de informações ligadas à ciência

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Novo presidente da Capes reitera importância do ensino superior para a educação básica – Jornal da Ciência
Anderson Ribeiro Correa afirmou que sua gestão será pautada por planejamento institucional e prometeu trabalhar para aumentar o orçamento do órgão.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Venezuela: vacío de científicos afecta desarrollo y recambio generacional – SciDevNet
La fuga de talentos en Venezuela está afectando seriamente a la ciencia, tecnología e investigación del país pues deja al país sin una masa crítica de investigadores y científicos que será muy difícil de restablecerse sin la ayuda de la cooperación internacional.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Vinicius Schvartz tem apenas 9 anos e já ganhou o coração de todo Brasil. Dono do canal “Vinicius Schvartz o canal das ciências” no YouTube, o paulistano dá pequenas aulas de diversos assuntos ligados à ciência, especialmente física. Fã do físico britânico Stephen Hawking, o pequeno e promissor ‘professor’ já conta com mais de 29 mil inscritos no seu canal.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
–  Inscrições abertas: iniciativas transformadoras de estudantes podem ser inscritas no prêmio Desafio Criativos da Escola

Vera Lúcia Nogueira – É com satisfação que convidamos toda a comunidade acadêmica para o 7º Seminário Educação e Formação Humana | II Simpósio Educação, Formação e Trabalho que ocorrerá no período de 23 a 26 de Abril 2019. O evento, realizado pelos Programas de Pós-Graduação da FaE/UEMG e do CEFET-MG, acontecerá no Campus II do CEFET-MG. Informações poderão ser consultadas no site

Bianca Guizzo – O 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação /5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil  e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebe submissões de resumos até o dia 25 de março de 2019.

TIRINHA
Aliens of Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *