Menu

A primeira página e outros contos mexicanos

Ivane Perotti

Lançar um livro dói. Mas liberta. O prazer de “gestá-lo” chega mais tarde, carregado pelas leituras, pelos personagens que caem na boca dos outros. Lançar um livro é como soprar palavras nas ventas de alguém e não ser responsável por elas. Elas pegam de jeito com o tempero das escriturações. Há uma cisterna cheia de palavras e histórias do Luciano Mendes, nosso colega professor da UFMG. Elas minam contos e contados que precisam sair para os fatos da vida, dizer da Candinha, do Manuel, florir o vestido surrado da Das Dores, recobrir de argumentos os pés descalços na procissão do Padre Cristovam.

De um fiozinho de água o professor Luciano faz surgir um córrego –  pedido de Raimundo e participação de Santa Bárbara. A coletânea de contos A primeira página – e outros contos mexicanos é um duelo de fruições e aprendizados. A ficção se encarrega da vida e da morte, da sede e das rezas, da favela e dos movimentos.

As cenas narrativas vão e voltam chamando o leitor para uma palinha ou uma conversa com o Professor Aleixo, lá no Santo Antônio. O escritor respeita a contação e desliza pela experiência de quem conhece a vida e a revira sem medo de encarar o resultado. Ler A primeira página – e outros contos mexicanos é como mastigar o verbo das experiências no antepasto de um grande festim narrativo.

Quando da leitura, que se assuma o desejo de perguntar:  ─ Ô! Luciano…são baseados em fatos reais? Essa é a promessa que a leitura cumpre. Mesmo relendo vezes sem fim, os contos presentes alfinetam o futuro. A obra é uma mina de águas correntes.

***

O lançamento do livro “A primeira Página e Contos Mexicanos” será no dia 26 de junho, às 19h, ao vivo na página do livro no Facebook e contará com a participação de Rita Lages, Ivane Perotti, Karina Bassi e Mariana Tabosa. O livro já está disponível Estante Virtual, na Livraria Humanidades e na Amazon.


Imagem de destaque: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *