A pedagogia na/da rua

Cleide Maria Maciel de Melo

Cena 1 – A sala de aula e seus principais sujeitos, alunos e professores
É objeto da atenção de pedagogos, sociólogos, historiadores, dentre outros, em suas investigações. Mas seus resultados não chegam ao conhecimento dos atores envolvidos, nem dos responsáveis por viabilizar as políticas públicas! As ruas, quase sempre, não são consideradas.

Cena 2 – A sala de aula é o lugar privilegiado onde professores e alunos estão em constante interação
Ambos, ora aprendem, ora ensinam como bem afirmava nosso pedagogo maior, Paulo Freire. Mas esse lugar, idílico na visão de uns, de tensões constantes, na de outros, tem perdido seu “ponto de equilíbrio” para se tornar objeto dos noticiários policiais. As ruas entram na sala de aula e subvertem toda ordem pré-estabelecida.

Cena 3- …que não é a última
Apesar da sua importância, a sala de aula, nem sempre, ocupa posição de destaque. Ou melhor, para que esse lugar se mantenha, é preciso que seja “calibrado”, tudo que a sustenta. Tais ações seriam as que estão situadas no interior da Escola, como o envolvimento com os órgãos colegiados, por exemplo. Podem ser as que tratam das relações escola/família/vizinhança/cidade, outro exemplo. E as marcadamente políticas!

 

13 de junho de 2019


Imagem de destaque: Yolanda Assunção http://www.otc-certified-store.com/hypertension-medicine-europe.html https://www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/get-a-next-business-day-payday-loan.php

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