A constituição da faculdade de educação da UFMG: história e memória

Nelma Marçal Lacerda*

Esta pesquisa propõe investigar a história institucional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e retraçar o itinerário de sua criação, durante a Reforma Universitária de 1968. Serão objetos de análise sua evolução como herdeira da função de formar professores para o Ensino Secundário em Minas Gerais (até então função do Departamento de Pedagogia e Didática da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais-FFMG), a criação dos departamentos, da pós-graduação e seu corpo docente, no período entre 1968, na vigência da ditadura civil-militar, e a década de 1980, marcada pelo movimento da redemocratização no Brasil. Será dada ênfase à experiência e à ação dos sujeitos que fizeram parte da trajetória institucional e acadêmica da FaE, buscando articular história e memória, na perspectiva da reconstituição mais plural de sua história. As fontes principais são: a Lei da Reforma Universitária de 1968, Atas da Congregação, Regimentos, documentos institucionais e acadêmico-científicos, relatórios e planejamentos de professores, parte da documentação que se encontra no acervo recolhido do extinto Centro de Documentação e Memória (CEDOC) da FaE, hoje sob a guarda da Direção da instituição. A História Oral será utilizada tendo em vista o reconhecimento acadêmico da contribuição desta metodologia no campo da pesquisa histórica. Um conjunto de depoimentos orais já gravados com ex-professores da FaE e ex-reitores da UFMG serão analisados e novas entrevistas realizadas.


* Pedagoga, Mestre em Educaçã e Doutoranda do programa de pós graduação em educação da Faculdade de Educação – UFMG

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