Menu
Thiago Rosado – Oficina De Autores

1º Edição da Oficina de Autores da RBEB: protagonismos e experiências de professoras do ensino básico

Letícia Pires

No último dia 15 de outubro ocorreu na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a primeira edição da Oficina de Autores, promovida pela Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB). Integrando a programação do XV Encontro de Pesquisa em Educação, o evento promoveu o encontro, durante duas horas, de professores da educação básica, estudantes de pedagogia e alunos de mestrados profissionais, que teve como proposta fomentar a escrita entre professores que continuarão em processo formativo junto à organização do projeto.

A oficina foi proposta como a efetivação de um espaço para formação e desenvolvimento da escrita de educadores, dando ênfase ao trabalho em sala de aula realizado pelos mesmos e fomentando a divulgação e comunicação das práticas docentes no ensino básico. A iniciativa, segundo Vanessa Macêdo, editora executiva da RBEB e uma das idealizadoras da oficina, “busca garantir que os projetos, atividades didáticas, reflexões sobre o saber e experiências acumuladas dos docentes sejam reconhecidos e propagados, potencializando a autoria dos docentes e o diálogo entre escola básica e às universidades”.

Nesse sentido, ao longo da oficina, discussões sobre a autoria de professores, impasses à escrita e processo criativo foram realizadas. A professora Gláucia Jorge, ministrante e também organizadora do projeto, direcionou explanações acerca do diálogo entre a organização de um texto e sua escrita, bem como questões relacionadas a conhecimentos linguísticos, estruturas de texto e, principalmente, orientações sobre a construção de um relato de experiência.

De forma a instaurar-se como um espaço efetivo de construção de escrita e desenvolvimento da autoria de professoras, a Oficina de Autores conta com um diálogo aberto com seus participantes. Para isso, uma plataforma on-line é definitiva para o compartilhamento de informações, atividades e discussões prolongadas acerca do tema, envolvendo tanto os organizadores e ministrantes quanto os membros da mesma. Nesse ambiente, pretende-se dar continuidade ao encontro presencial, podendo, finalizar a escrita de um relato que será posteriormente publicado na Revista Brasileira de Educação Básica.

Ainda em sua primeira edição, o evento mostrou-se transformador e potencializador para docentes e pesquisadores integrados ao ensino básico. Dessa maneira, a RBEB, pautada neste encontro, já organiza e planeja novas edições para o próximo ano, pretendendo expandir suas áreas de atuação e, para além, fixar o projeto como um efetivo espaço de formação do professorado.


Imagem de destaque: Tiago Rosado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *