Ano 7 – Nº 257 / sexta-feira, 18 de outubro de 2019

EDITORIAL

Ainda sobre as(os) professoras(es)!

Ao longo dos últimos dias, milhares foram as manifestações de anônimos ou famosos acerca da importância da professora ou do professor em suas vidas. Fora os delinquentes apoiadores ferrenhos do Bolsonaro, há praticamente uma unanimidade sobre a importância destes profissionais para a sociedade brasileira. E, mais, há uma consciência aguda, disseminada socialmente, de que as professoras e os professores, sobretudo as(os) que trabalham na educação básica são pouco valorizadas(os) em nosso país.

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XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Luta pela educação no poder legislativo
No dia 24 de outubro, o Pensar a Educação Pensar o Brasil recebe a Deputada Estadual de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira e a vereadora de Belo Horizonte, Cida Falabella para conferência sobre a ação parlamentar na defesa pela educação.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 14 de outubro vai receber a professora Mônica Rodriguez e as estudantes Carla Fonseca e Joana D’Arc Oliveira do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da UFMG, para falar sobre a formação continuada de professores e os trabalhos realizados no ProfBio. Segunda feira também tem a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a Sessão Especial Belimbeleza.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Vida docente – Helder de Paula
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 14 de outubro conversou o professor e vice Diretor da APUBH sobre a docência.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Despadronizando a infância e rompendo com a ideia de uma criança do sucesso – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
As crianças sentem o peso dessas excessivas cobranças performáticas e, por vezes, se expressam (como os adolescentes) via a depressão e a vontade de não viver.

Monitoramento total e esgarçamento da “saúde mental”: mais uma maravilha do capitalismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Desde as garantias individuais, passando pela privacidade e culminando no controle total de nossas vidas (e, consequentemente, de nossos atos), nossa “saúde mental” está em risco.

Onde estão os nossos heróis? – Geovana Ramos Martins – EXCLUSIVO
Eu, aposto sempre nas crianças. Elas têm a capacidade transformar o mundo, se forem educadas por meio de valores e virtudes: humanos, sociais, ambientais, culturais e espirituais.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e direito à infância: pelo reconhecimento da criança como sujeito de direitos – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
O exercício da infância, direito fundamental que precisa ser garantido a toda e qualquer criança, é negado.

LIVRE EXPRESSÃO
Em defesa das singularidades: um convite para Esther Duflo – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
A escrita é um pretexto para se fazer ouvir, para registrar o outro que acode às fomes do dito/não dito.

PESQUISA EDUCACIONAL
Direitos Humanos e justiça restaurativa nas escolas: entre decretos e a prática da cidadania no contexto da democracia brasileira – Ana Carolina Reis Pereira e Áurea Marias Guimarães – Educação Temática Digital (Unicamp)
O artigo busca compreender o lugar que os direitos humanos e a justiça tiveram em suas trajetórias e como negociaram a introdução dos seus princípios em suas práticas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O Brasil e a Globalização da Ciência – SIBI/USP
Até que ponto os resultados e a própria Ciência alcançam uma amplitude global?

Qual a diferença entre a Capes e o CNPq? – Guia do Estudante
Na última semana, o presidente da Capes confirmou que o governo de Jair Bolsonaro pretende fundir os dois órgãos. Entidades de educação e ciência são contra.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Professores, não há o que comemorar – Pragmatismo Político
Encarar com grandeza a importância deste profissional passa pela defesa radical de melhores escolas, de salário digno aos professores e da garantia irredutível de sua autonomia pedagógica.

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​AMÉRICA LATINA
Cómo le va a la escuela de Florencio Varela que hizo de la educación sexual uno de sus ejes de enseñanza – La Nacion – Aregentina
Una escuela en Florencio Varela es un ejemplo en la implementación de la ley de Educación Sexual Integral.

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​PENSAR INDICA
Observatório Regional de Educação Inclusiva se propõe a analisar na América Latina e Caribe  um dos principais obstáculos para a realização plena do Direito Humano à educação:  a discriminação sistemática e histórica que pessoas e grupos sofrem dentro e fora dos sistemas educativos. O Observatório se estrutura a partir de cinco eixos: educação inclusiva;  não discriminação; educação em  direitos humanos; o papel do estado como garantidor de direitos; e a promoção do conhecimento.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Conceição Clarete Xavier – De 23 à 25 de outubro, A Faculdade de Educação da UFMG recebe o VIII Congresso do NEPPCOM e II Simpósio de Educação e Espiritualidade, Saúde Mental, Qualidade de Vida, Espiritualidade e Educação.

Yolanda Assunção – Estadão lança projeto que reúne planos de aulas para professores.

Diogo Nascimento – Pesquisa realizada pelo Instituto Península acompanhou docentes de todo o país para entender suas alegrias e angústias.

Priscilla Bahiense – Programa Sempre UFMG (Egressos): “Curso da UFMG aborda desenvolvimento cognitivo e musical de bebês”.

Vera Gaspar – Já está disponível o terceiro número da Revista Linhas de 2019, com o Dossiê “Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricas”.

Adriana Silva – A 39ª Reunião Nacional da Anped conta com aplicativo com toda programação e informações especiais. Disponível para Android e IOS.

TIRINHA
Ribs

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