Ano 7 – Nº 265 / sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

EDITORIAL

2019, o ano em que o povo não coube no PIB!

É praticamente impossível fazer uma síntese das atrocidades cometidas no ano de 2019, o primeiro do des-governo Bolsonaro, contra a maior parte da população brasileira. As medidas que visaram destruir o Estado Nacional e as Políticas Públicas, bem como atacar os mais diversos direitos do povo brasileiro, foram tantas que fica difícil enumerá-las.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil está de férias! Você pode conferir todos os programas de 2019 no site do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

ENTREVISTA
Leituras e autorias na escola – Ivane Perotti
Encerrando 2019, trouxemos mais uma vez para o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil experiências de sala de aula.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Reforma do Ensino Médio, Maconha e a Resistência da Educação Pública – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O ponto mais grave sobre a dúvida se a Reforma do Ensino Médio será implantada ou não, é: será substituída por um ensino público superficialmente profissionalizante e, também, por escolas militares?

Inclusão escolar para crianças com microcefalia: Vamo Junto? – Berenice Freitas, Danielle Costa Silveira, Paloma Coelho, Raul Lansky de Oliveira, Zélia Profeta. Da Equipe da FIOCRUZ/Minas – EXCLUSIVO
A Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas) elaborou o projeto Vamo Junto? Uma proposta de Mobilização Social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya.

Problematizações curriculares V – o regime de implementação da BNCC – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Nesta edição concluirei este ciclo de estudos dirigindo um olhar atento para a questão das diferenças e das culturas locais e regionais no interior desta proposição curricular, visando a compreensão de seu regime de implementação.

A polifonia das fontes na construção da História Social dos negros no Brasil e o papel político do educador – Francis Albert Cotta – EXCLUSIVO
A história do negro não é o que restou da historia da escravidão. Há de se ler as fontes e nelas buscar a presença do povo negro a partir de suas próprias construções, resistências, culturas, modos de ser e fazer.

Resistência na música POP: reflexos da África – Ivangilda Bispo dos Santos – EXCLUSIVO
Nos adereços, penteados, cores das vestimentas, danças e músicas nossa ancestralidade africana grita.

Professora, mas é que eu vi um Youtuber – Kelly Morato – EXCLUSIVO
Aqui, falo sobre um dos vários nuances de tal inserção em sala de aula: portando seus enormes smartphones, os estudantes sempre trazem em suas narrativas, conhecimentos advindos do contato com Youtubers ou conteúdos acessados online.

Caminhos por uma real utopia: por entre paisagens e sonhos na cidade educadora – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A educação ambiental tem a meta de reunir essas pessoas evocando-as a sonhar conjuntamente com um mundo melhor.

APUBH protocola ação judicial contra o Ministro da Educação – APUBH
o ajuizamento da Ação Civil Pública faz parte de um projeto maior de defesa do ensino superior e de seus docentes, deixando claro que não será tolerado o descaso para com os profissionais da educação no país e, em especial, com as professoras e professores da UFMG.

Leia mais.

CONVITE À LEITURA
Sobre Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl (e algo do nosso tempo) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
A assistência não hesita em responder, devolvendo-lhe a saudação.

O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940) – Lucas José Magalhães Alves – EXCLUSIVO
Uma estratégia importante de resgate é a leitura e análise criteriosa a partir de escritos e registros das gerações que nos precederam.

A Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o contraste da militarização do governo Bolsonaro – Antônio Eustáquio de Oliveira Fam e Vagner Francisco Martelo – EXCLUSIVO
Paulo Freire, com sua genialidade, que é ímpar, enfatiza que a relação dualista opressor e oprimido é reflexo de uma estrutura que está consolidada e que é fabricada para que permaneça da forma que está.

Caderno Pedagógico: Gênero na educação de jovens e adultos – Analise da Silva
O NEJA/FaE/UFMG apresenta o “Caderno Pedagógico – Gênero na EJA” dedicado aos 54.810 cidadãos e cidadãs que têm 15 anos ou mais e que não são alfabetizados, às 579.740 pessoas com o Ensino Fundamental incompleto e que têm 15 anos ou mais e às 343.360 pessoas de 18 anos ou mais e com Ensino Médio incompleto.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e Direitos Humanos: a urgência do debate e das ações dentro e fora da escola – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
Durante sete meses o grupo de profissionais implicados com esta coluna “Educação e Direitos Humanos” trouxeram sua contribuição para compreensão desse momento histórico e suas repercussões para os Direitos Humanos no interior da escola e seu entorno.

ENTREMEMÓRIAS
Quando o lugar de memória é também de história, letras e educação – 40 anos do ICHS-UFOP – Raphael Machado – EXCLUSIVO
Alguns lugares se tornam também de memória afetiva, afetuosa. Onde mora o coração. É assim que o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, o ICHS-UFOP, é na minha vida.

Documento da semana – A educação da mulher no Brasil – CEDOC
O documento da semana pertence ao fundo Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), setor que nasceu junto à Faculdade de Educação.

LIVRE EXPRESSÃO
Mapas de uma avaliação – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
A linha traçada na vertical não separava as instâncias verbais, mas confessava o estado emocional do professor.

PESQUISA EDUCACIONAL
A educação física escolar e os jogos eletrônicos: influências e possibilidades pedagógicas percebidas pelos professores de Florianópolis/SC – Victor Azevedo
Este trabalho trata do olhar dos professores de Educação Física escolar sobre os jogos eletrônicos quanto as suas influências e usos nas práticas educativas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Mudanças climáticas, aquecimento global e controvérsias. Para além de informar, educar! – Martha Marandino, Daniela Lopes Scarpa e Andre Kyoshi Fujii Ferrazo – EXCLUSIVO
Na contramão desse alerta, encontram-se os posicionamentos de governos como o americano e o brasileiro, que subestimam o papel do ser humano nesse processo.

Para pensar coletivamente o compromisso social da Ciência – CEE Fiocruz
“Vivemos um momento difícil de restrição forte de recursos”, afirma o presidente da SBPC em entrevista ao blog do CEE-Fiocruz

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
(Re)engenharia na educação – Gaucha ZH
São inegáveis tanto a qualificação quanto a dedicação dos nossos educadores

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Crean un legajo digital con datos de cada estudiante porteño – La Nacion – Argentina
El legajo funcionará de manera conjunta al que ya existe en las escuelas de cada alumno y que consta de una carpeta que contiene distintas hojas y planillas en papel que se van acumulando a lo largo de los años.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
O Livro “Pensando Fora do Eixo: Escritos de Nova Contagem” foi escrito por mais de 50 mãos: entre estudantes, funcionários, professores, mães e ex-alunos da Funec Nova , o livro está disponível impresso e online.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Décio Gatti Junior – Já está no ar o número 11 do periódico Historia y Memoria de la Educación.

Luciano Mendes – ALMG cria espaço de divulgação do Fórum Técnico de C&TI. O espaço reúne agenda, documentos de aprofundamento sobre o tema e de memória do próprio Fórum.

OPINIÃO DO LEITOR
Alexandre Fernandez Vaz em 06/12/2019, em resposta a Cesar em 04/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 254 – 27/09/2019 – Educação moral e cívica – triste memória)
Prezado Cesar,
Agradeço sua leitura, mas gostaria que dedicasse mais atenção ao que está de fato escrito em meu texto.

Leia mais.

TIRINHA
Armandinho

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense, Luciano Mendes e Yolanda Assunção
Diagramação: Diogo Nascimento e Priscila Paula

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355