Ano 7 – Nº 248 / sexta-feira, 16 de agosto de 2019

EDITORIAL

Nem tudo é ruínas e caos!

A ideia de que o Brasil é um país cordial e “da paz” foi construída historicamente de costas para a realidade extremamente violenta vivida por boa parte da população pobre. Para estas, muitas vezes, somente restou a alternativa de compactuar e compadrinhar com os poderosos da terra para salvar a própria pele. A contraditória situação de incorporar a ideologia da cordialidade para o tratamento dos “seus” e, ao mesmo tempo, praticar e demandar violência contra os “outros”, é parte desse imenso fenômeno social, político e cultural chamado Brasil.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de agosto conversará com a cineasta Natasha Neri, diretora do documentário “Auto de Resistência”, sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis. Segunda-feira também tem a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Future-se e outros planos para a educação – Helder Figueiredo
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de agosto recebeu o 2º Vice Presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco, que discutiu sobre o projeto Future-se e outras políticas para a educação superior pública.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A ocultação dos programas de governo e a colheita dos frutos podres – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Nossa sociedade necessita, ainda, entender o porquê da história dos índios e negros terem sido apagadas, o conhecimento e a cultura destes povos, menosprezados.

Infância e a promessa de um novo começo – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Nesses tempos sombrios e destituídos de esperanças, a infância, e com ela a própria imagem da criança, é significativo para continuarmos resistindo a onda totalitarista e fascista que assalta o mundo.

A mesma fórmula – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Em política, desconfie sempre de todo discurso ou atitude de governo que se diz neo ou novo. Este é um forte indicativo de que algo velho, muito velho terá uma nova roupagem e será vendido como aquilo de mais moderno que existe no mundo.

Integrando os quatro pilares do século 21: Educação de Qualidade para a Era Pós-Contemporânea – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O ecúmeno mudou novamente e o mundo não é mais o mesmo. Novas mentalidades encontram-se em sedimentação e faz-se necessário elencar um marco comum para a humanidade que evidencie que mudamos de era.

Ensino de Ciências e Educação democrática – Adriana Mohr
Desde o primeiro semestre de 2019 o Grupo Casulo, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz parte da Ação Educação Democrática. A iniciativa realiza um seminário dedicado ao ensino de ciência e a educação democrática.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Datas comemorativas e Direitos Humanos: possibilidades educativas e lugares de fala – Aline Choucair Vaz – EXCLUSIVO
É importante analisar que as datas representam grupos que lutam por espaço de poder em nossa sociedade.

ENTREMEMÓRIAS
Uma oportunidade de formação em um momento “maduro” da vida – Odair Nunes de Souza – EXCLUSIVO
Foi uma lição de vida para nós, pois o riso foi momentâneo, e pouco depois todos ficaram pensativos.

CONVITE A LEITURA
Bordado em Memórias – Mário Cléber Martins Lanna Júnior
A exposição Bordado em Memórias privilegiou o caminho do bordado, ao resgatar as memórias das mulheres bordadeiras de Belo Horizonte, em diferentes espaços de sociabilidade, na família, na escola e na sociedade, seja entre pessoas ricas ou pobres, trabalhadoras ou recatadas mulheres do lar.

LIVRE EXPRESSÃO
Criança com fome não brinca – parte III – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Nenhuma figura de linguagem sobrevivia ao poder dos investimentos na morte.

PESQUISA EDUCACIONAL
OSFE – família e escola contra a desigualdade – Letícia Pires – EXCLUSIVO
Dentre mais de 30 grupos de pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG, o grupo “Observatório Sociológico Família e Escola – OSFE” se destaca no pioneirismo e na interlocução com diversas universidades.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O ensino da ciência e da evolução – parte III – Antonio Teixeira e Luiz Antonio Barreto de Castro – EXCLUSIVO
A teoria da evolução é empregada como modelo científico da realidade que inspira estudos multidisciplinares, visando à reconstrução da história biológica, nas melhores universidades do mundo civilizado.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Professores e estudantes realizam nova manifestação em Belo Horizonte – Yolanda Assunção – EXCLUSÃO
O 3º Tsunami da Educação reuniu estudantes, professores, gestores, políticos e defensores da educação para mais um dia de paralisação das atividades e protestos contra ações governamentais, nas instâncias municipal, estadual e federal, que afetam a educação.

Ataques de Bolsonaro contra universidades seguem mesma lógica de Hugo Chávez – El País
Apesar de atacar ferozmente o chavismo, o presidente brasileiro tem mais em comum com seu “inimigo preferido” do que seria capaz de admitir

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Advierten que la educación no ocupa la agenda electoral y que faltan planes de largo plazo – Clarín – Argentina
Expertos del Observatorio Argentinos por la Educación critican la tradicional mirada “cortoplacista” de la clase política argentina. La respuesta de

Leia mais.

PENSAR INDICA
Projeto Quero na Escola usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados além do currículo obrigatório e conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense – Estão abertas as inscrições para para o curso de especialização Currículum y Prácticas Escolares en Contexto oferecido pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais.

OPINIÃO DO LEITOR
Beatriz Flandoli em 09/08/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 247 – 09/08/2019 – Tsunami da Educação 13 A: movimento contra a violência histórica da direita)
Excelente reflexão sobre a ideologia que inverte fatos e narrativas de maneira absolutamente cruel. É uma direita desprovida de humanidade, que age em nome de um Deus que suscita ódio. Triste momento. Saudade do meu país. Precisamos lutar por ele.

TIRINHA
Ribs

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense, Luciano Mendes e Yolanda Assunção
Diagramação: Diogo Nascimento e Priscila Paula

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355