Ano 7 – Nº 249 / sexta-feira, 23 de agosto de 2019

EDITORIAL

Reinventar a Democracia

Todos sabemos que o liberalismo e, muito menos, o capitalismo não têm apreço pela democracia. A democracia, tal como a conhecemos nas sociedades contemporâneas, foi e é resultado das lutas sociais contra o autoritarismo e as mais diversas formas de desigualdades e violências praticadas em defesa da propriedade, do lucro e da liberdade.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Nilma Lino Gomes discute sobre o Movimento Negro e a educação pela democracia
No dia 29 de agosto, a professora Nilma Lino Gomes realiza a conferência “Movimento Negro, resistência democrática e educação” na qual questionará se a tradição da educação no que se refere a pauta antirracista tem sido, de fato, democrática ou de silenciamento e negação.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de agosto receberá a professora e pesquisadora Angélica Ferreira para falar sobre sua pesquisa de mestrado: “Eu, da periferia: a crônica no processo de formação de identidade no espaço escolar”. Segunda feira também tem a sessão especial Cinema Falado, a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Documentário Auto de Resistência – Um filme sobre a violência da polícia e a conivência da justiça – Natasha Neri
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de agosto conversou com a diretora do Documentário Auto de Resistência, que comentou o processo de produção do filme que expõe a violência policial nas comunidades periféricas do Rio de Janeiro.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A proteção da vida via educação emancipadora e ecossocialismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É o mesmo princípio que deteriorou as reservas de pau-brasil, as aldeias indígenas e, nesta semana, a vida nativa da Amazônia e do Pantanal com as queimadas.

Minas Gerais no contexto curricular da educação básica: cultura, ecologia e mineridade – Vagner Luciano de Andrade e Alexandre Gomes Nick – EXCLUSIVO
Uma saga com diferentes permanências e rupturas no tempo e no espaço. Hoje praticamente todo o globo terrestre foi apropriado direta ou indiretamente pelos seres humanos.

10 anos sem Nilton – Rosa Maria Bueno Fischer – EXCLUSIVO
Em ocasiões como esta, nos vemos às voltas com a recuperação de nossas memórias, individuais e coletivas – particularmente as coletivas.

O papel da Universidade na defesa da Educação – Educação em Pauta – Luiz Antônio Cunha
O professor comenta o lugar do Ensino Superior no processo de defesa da educação como caminho para a cidadania. Ele destaca a capacidade das universidades de responder as demandas da educação básica.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos, Cultura e Educação: o reconhecimento dos saberes e fazeres das classes populares – José Heleno Ferreira – EXCLUSIVO
Reconhecer o direito à cultura significa reconhecer que homens e mulheres são produtos da cultura na qual estão inseridos e inseridas e, ao mesmo tempo, produtores e produtoras de cultura.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias da Escola 17 – Cleide Maria Maciel de Melo – EXCLUSIVO
As imagens se manifestam como “quadros vivos”: têm uma composição (gente, cor, lugar, luz) e uma emoção!

LIVRE EXPRESSÃO
Narrativas de um olho só – parte I – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
É, estudaram. Mas elas mereceram estudar lá.

PESQUISA EDUCACIONAL
Gênero na educação básica brasileira: a inconstitucionalidade de projetos proibitivos – Daniela Auad, Janaína Guimarães da Fonseca e Silva e Camila dos Passos Roseno – Educação Temática Digital (Unicamp)
O texto analisa projetos de lei pretensamente proibitivos quanto ao diálogo sobre relações de gênero na escola, os quais colocam em disputa modelos de sociedade, via políticas públicas e práticas educacionais, no que se refere à autonomia e igualdade de direitos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O ensino da ciência e da evolução – IV – Antonio Teixeira e Luiz Antonio Barreto de Castro – EXCLUSIVO
Durante mais de um século se confirmou que a evolução darwiniana é uma teoria fértil que gera conhecimento novo, de interesse econômico-social porque inspira a pesquisa que cura doenças, aumenta a produção agropecuária, e promove qualidade de vida e bem estar.

”Sempre que os cientistas recuaram não foi bom para a humanidade”, diz físico exonerado pelo governo Bolsonaro – Carta Maior
Físico exonerado pelo governo Bolsonaro ressalta que o mais importante, neste momento, é denunciar os desmontes

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Parlamentares discutem perspectivas para a educação em congresso em São Paulo – Maria G. Lara – EXCLUSIVO
Os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Tabata Amaral (PDT-SP) e Caroline de Toni (PSL-SC) participaram da mesa “A visão novo Congresso sobre a educação” no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação.

Estudantes do Cefet, no Rio, barram interventor de Bolsonaro – Rede Brasil Atual
Alunos e professores bloquearam entradas da escola federal em protesto contra a indicação de Maurício Aires Vieira, que não é da instituição

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Buenas prácticas en la enseñanza – El Pais – Uruguai
Los alumnos tuvieron voz en la séptima feria del Instituto de Educación Santa Elena.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo UNICEF.A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense
– A Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da UFMG convida toda a comunidade estudantil para o evento “Pós-Graduação na UFMG: presente e futuro” com os temas “Financiamento da pós-graduação na UFMG: Bolsas e Auxilios” e “Função Social da Universidade, pós-graduação, inovação e tecnologia”. O encontro será terça-feira, dia 27 de agosto, às 17h, na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG.

OPINIÃO DO LEITOR
Rosangela Gomes em 17/08/2019 (EDUCAÇÃO PELO BRASIL – Edição 248 – 16/08/2019 – Professores e estudantes realizam nova manifestação em Belo Horizonte)
No momento não estou no Brasil, mas acho de extrema importância todos os segmentos atingidos por esse governo “perdido em seus projetos” que todos se unam para mostrar sua insatisfação. Quando o atual governo vai acordar e ver que está fazendo um “desfavor” para o Brasil? Principalmente para a Educação e Saúde. Se antes podia ser considerado ruim, agora nem sabemos que palavra usar para expressar tamanha decepção.

Beatriz Flandoli em 18/08/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 248 – 16/08/2019 – A ocultação dos programas de governo e a colheita dos frutos podres)
Você aponta questão crucial, Tiago Artero: “os oprimidos introjetaram o discurso dos opressores” – e o que é mais triste: parecem ter ficado cegos – não tem olhos para compreender a realidade. Mais que nunca precisamos de uma educação de qualidade. Mais que nunca parecemos nos distanciar desse ideal…

Tiago Tristão Artero em 18/08/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 248 – 16/08/2019 – A ocultação dos programas de governo e a colheita dos frutos podres)
Realmente… Não possuem recursos para entender os mecanismos nefastos implantados.

Tiago Tristão Artero em 18/08/2019, em resposta a Beatriz Flandoli em 09/08/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 247 – 09/08/2019 – Tsunami da Educação 13 A: movimento contra a violência histórica da direita)
Realmente… A violência ratificada por esse “deus” está infernizando a vida de todxs.

TIRINHA
CavalcantiEXCLUSIVO

É permitida a reprodução dos textos exclusivos, desde que seja citada a fonte.

O conteúdo dos textos publicados pelo Pensar a Educação em Pauta é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não expressa necessariamente as opiniões de seus editores.

Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense, Luciano Mendes e Yolanda Assunção
Diagramação: Diogo Nascimento e Priscila Paula

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail: jornalpepb@gmail.com – Telefone: (31) 3409-5355