O Observatório de Comunicação Pública da Ciência é uma das doze ações do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Existindo nesse espaço de um projeto voltado a pensar e discutir a educação brasileira, o Observatório foca nas políticas de Ciência & Tecnologia, na comunicação pública da ciência e nas iniciativas de divulgação científica.

Nosso público são todos aqueles interessados na popularização da ciência: profissionais da comunicação, professores da rede pública, estudantes de ensino médio, fundamental e superior e pesquisadores da UFMG e de outras instituições.

O Observatório vem contribuir para a cultura científica e para a ampliação do debate crítico sobre Ciência, Educação e Tecnologia. Além disso, o Observatório promove abordagens críticas e propositivas de ações de Divulgação e Comunicação de Ciência em Educação nos vários dispositivos midiáticos, contribuindo para a reflexão crítica sobre a produção e comunicação da Ciência no país. Como iniciativa de comunicação, também acompanha as ações da sociedade civil, dos governos e de instituições na mobilização da opinião e da esfera pública nas definições e implementações de políticas e destinação em Ciência, Tecnologia e Educação.