Cópia De Cópia De Imagem Observatorio

Participe do Dia Nacional da Ciência

Evento será totalmente on-line e com ampla programação durante o dia 8 de julho

A história da vacina; a relação entre humano e natureza; a ciência e os espaços de cultura e arte; casos sobre ciência e cientistas. Estes são alguns dos temas que serão abordados na comemoração do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional das Pesquisadoras e Pesquisadores, que acontece no dia 8 de julho. Toda a programação poderá ser acompanhada nos canais de comunicação do evento, que é promovido por um coletivo de instituições de ciência e tecnologia, sindicais e estudantis mineiras, composto pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Sindicato dos Docentes do Cefet (SINDCEFET-MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical (SINASEFE–IFMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A SBPC foi fundada no dia 8 de julho de 1948, sendo também homenageada neste dia. O Dia Nacional da Ciência foi instituído pela Lei 10.221, de 18 de abril de 2001, que em seu Artigo 20 prevê que “o Poder Público incentivará a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País”. Desta forma, todas as instituições públicas de ensino e de pesquisa do Brasil estarão envolvidas de alguma maneira na celebração desse dia. 

“A SBPC Minas, assim como a SBPC Nacional, tem buscado participar deste dia como um importante marco em defesa das ciências brasileiras e de valorização das atividades da(os) cientistas do país. As atividades que estamos propondo para o próximo dia 08 de julho ganham ainda mais relevância no contexto em que estamos vivendo, em que vários governos, a começar pelo governo da República, teima em desvalorizar os conhecimentos científicos no enfrentamento da pandemia e na construção de melhores condições de bem estar para a população. Mas será também um dia de diálogo e congraçamento com a população que, por meio de seus diversos coletivos, tem contribuído na construção e transmissão de conhecimentos e saberes primordiais para nossa e de todas as vidas que habitam o planeta”, ressalta o prof. Luciano Mendes, Secretário Regional da SBPC Minas, um dos organizadores do Dia.

A programação, que contará com lives, rodas de conversa, podcasts, oficinas, entre outras participações, foi pensada com o objetivo de estimular o gosto dos jovens por ciência e de divulgar o saber científico para a sociedade. No atual cenário vivido no Brasil e no mundo, a pesquisa e o saber científico são fundamentais na orientação do trabalho de médicos e profissionais de saúde e na busca de tratamentos para a proteção da vida humana. Acesse a programação do evento e participe!

SERVIÇO:

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores

Data: 8 de julho de 2020

Horário: 8h45 às 18h30

Das 18h30 às 20h, encerramento do evento com intervenções artísticas.

 

Acompanhe nas redes

SoundCloud –  cienciademinasgerais

YouTube – cienciademg 

Twitter – CienciaMG 

Facebook – marchapelacienciaMG

Instagram – cienciamg

Site – www.cienciademinasgerais.com.br   

E-mail – cienciademg@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *