Professor e projetos da Bahia levam principais prêmios da 17° Febrace

Promovida pela USP, feira reúne jovens cientistas de todo o país, revelando os futuros talentos da ciência brasileira.

A pesquisa científica produzida no IF Baiano ocupou, mais uma vez, lugar de destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), uma das maiores feiras de ciências do país. A premiação do evento, que teve cerimônia à distância, com transmissão ao vivo pela internet, reconheceu dois projetos do IF Baiano em primeiro lugar em suas categorias, e ainda, o professor e pesquisador do Campus Catu, Saulo Capim, com o prêmio de Professor Destaque. 

Conheça os premiados.

Qualidade de vida para pessoas com diabetes

O projeto “Produção de biomembranas e formulações farmacêuticas a partir do látex da mangaba (Hancornia speciosa) para auxílio na cicatrização de úlceras de perna em portadores do diabetes mellitus”, sediado no Campus Catu do IF Baiano, conquistou o 1° Lugar da categoria Ciências da Saúde. Com o prêmio, recebeu ainda o convite para publicar artigo do projeto no SCIENTIA PRIMA, periódico da ABRIC.

A pesquisa, desenvolvida pelos estudantes João Pedro Lima e Ítila Maykely Santos, e pelos orientadores e docentes do IF Baiano, Saulo Luis Capim e Jane Lima, também levou o certificado concedido pela Society for in Vitro Biology, intitulado “Outstanding Achievement for Ability and Creativity in In Vitro Biology” (Realização Extraordinária por Capacidade e Criatividade em Biologia In Vitro, em tradução livre).

Tecnologia a serviço de pessoas com tetraplegia 

Primeira versão do TAAPETE: dispositivo vem sendo desenvolvido em projeto do Campus Valença do IF Baiano
Foto: divulgação

A ideia de tornar possível que uma pessoa com tetraplegia utilize um computador fez nascer o TAAPETE: um dispositivo de tecnologia assistiva de baixo custo que torna essa ação executável a partir de movimentos da cabeça.

O projeto, desenvolvido no Campus Valença do IF Baiano, pelo estudante Álvaro Vasques e pelos orientadores e docentes do IF Baiano, Leandro Teixeira e Gustavo Sabry, conquistou o 1° Lugar da categoria Ciências Exatas e da Terra, além do Prêmio Destaque Unidades da Federação, como o melhor projeto do estado da Bahia, e o Prêmio ABRITEC – EICCIE, recebendo, com este reconhecimento, credenciais para a participação no Encuentro Internacional Colombista de Ciencia, Inovacion y Empreendimiento (EICCIE), que acontecerá em 2021, em Valledupar, Colômbia.

Professor reconhecido pelo incentivo a jovens cientistas

Desde 2012, a Febrace reconhece os esforços de professores na orientação e acompanhamento de estudantes realizando projetos de ciências ou de engenharia. E, nesta edição da feira, o Prêmio Professor Destaque teve como vencedor o docente Saulo Luis Capim, do Campus Catu do IF Baiano, que concorreu com 10 finalistas de todo o país.

Capim, graduado em Química e doutor em Química Orgânica Medicinal, é docente do IF Baiano desde 2013, e desde então, já orientou mais de 20 projetos de pesquisa na instituição, por meio dos quais, já conquistou, junto a suas equipes, 25 prêmios em feiras nacionais e internacionais, impactando a trajetória científica de 35 estudantes no ensino técnico, 10 estudantes da graduação e 2 na pós graduação.

Saiba mais no site do IF Baiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *