Fórum Minas Gerais pela Ciência abre inscrições

Evento, que terá encontros a partir de março, vai reunir sugestões para elaboração do plano estadual do setor

Instituto René Rachou – Fiocruz Minas foi um dos centros de produção científica visitados por parlamentares da ALMG em 2019 | Foto: Clarissa Barçante

Estão abertas as inscrições para os encontros regionais do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: por um desenvolvimento inclusivo e sustentável, que terão início em 9 de março, data do primeiro evento, em Juiz de Fora (Zona da Mata). O fórum é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com 35 entidades parceiras, com o objetivo de recolher sugestões da população para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As inscrições para os nove encontros regionais podem ser feitas no Portal da ALMG. Todo cidadão interessado pode participar, mesmo aqueles não vinculados a instituições. O requerimento para realização do evento é de autoria da presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

O primeiro encontro será na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contemplará participantes dos municípios da Zona da Mata. A intenção é que cada um desses eventos regionais reúna os interessados da cidade-sede e de outras da mesma região ou de regiões vizinhas.

Sendo assim, o encontro do Sul de Minas será em Varginha, em 13 de março; o do Norte e Noroeste, em Montes Claros, em 16 de março; o dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Araçuaí, em 20 de março; o dos Vales do Aço e do Rio Doce, em Ipatinga, em 23 de março; o do Triângulo e do Alto Paranaíba, em Uberlândia, em 6 de abril.

O encontro da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Região Central será em Belo Horizonte, em 17 de abril; o da região Centro-Oeste, em Divinópolis, em 24 de abril; e o das microrregiões do Caparaó, Campos das Vertentes e Ouro Preto será em Ouro Preto, em 27 de abril. A etapa final do fórum ocorrerá nos dias 27 a 29 de maio, na sede da ALMG, em Belo Horizonte.

Entre os temas em debate estão possibilidades de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação; diversificação das atividades econômicas; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico e social; popularização da ciência; inovação tecnológica; integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia; e aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa por meio de plataformas digitais.

Em 2019, diversos eventos relacionados à ciência foram realizados na ALMG, incluindo duas reuniões de representantes do setor com o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), uma audiência do Assembleia Fiscaliza, visitas a instituições, lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia e a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/19, que visa a garantir o repasse de recursos constitucionais para universidades estaduais e para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Diversas audiências públicas promovidas pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ao longo de 2019 tiveram o objetivo de protestar contra cortes orçamentários e escassez de recursos para financiamento de instituições de pesquisa e ensino.

Em maio de 2019, por exemplo, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnolli, afirmou em reunião realizada na ALMG que Minas Gerais foi o Estado mais impactado pelo bloqueio de 30% dos recursos destinados aos institutos e centros federais tecnológicos e às universidades federais, determinado pelo Ministério da Educação.

O Governo do Estado também promoveu cortes nos orçamentos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A situação das duas instituições foi um dos principais assuntos de reunião do Assembleia Fiscaliza realizada com a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, em junho de 2019. O Assembleia Fiscaliza é uma série de encontros para prestação de contas do Poder Executivo ao Legislativo.


Informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *